Páginas

segunda-feira, 26 de março de 2012

Agora é lei: Músicos poderão financiar instrumentos musicais


Por: Anna Carolina Fernandes de Mello
Autor: deputado Luiz Martins(foto)
O Governador sancionou o projeto de lei de autoria do deputado estadual Luiz Martins, que  autoriza o poder executivo a criar linha de crédito especial, com taxas de juros reduzidas e prazos diferenciados, para aquisição de instrumentos musicais nacionais ou internacionais destinados aos músicos do estado do Rio de Janeiro. " Muitos músicos não conseguem abrir uma conta bancária e adquirir bens através de financiamento por não terem condições de comprovar os seus rendimentos, com a aquisição de novos instrumentos musicais os músicos terão melhores condições de trabalho ",  relata Luiz Martins . Para habilitar a linha de crédito o músico dever apresentar  nota contratual prevista na Portaria nº 3.347, de 30 de setembro de 1986, do Ministério do Trabalho, acompanhada de declaração da Ordem dos Músicos do Brasil como comprovante de renda.
-
Atenção: Veja (mais abaixo) matéria sobre a exposição do fotógrafo Antonio Jorge e compareça dias 31 de março e 1 de abril.

Aniversário do Lula Rodrigues



Quando o aniversariante é estimado as reuniões para ‘bebemoração’ são inevitáveis. É o caso do líder Comunitário Lula Rodrigues que teve alguns de seus amigos reunidos, numa dessas, pelo anfitrião Crispim para os abraços,  churrasco e para o lançamento de sua Pré- Candidatura á vereança da Cidade. Dono de grande inteligência, caráter ilibado e destacado espírito público é, ainda, signatário de currículo de fazer inveja. Já foi até Secretário do Trabalho em Nova Iguaçu, tempos em que essa Secretaria viveu momentos auspiciosos, mas muito ainda tem para dar ao Município.
Parabéns, amigo Lula Rodrigues!

TUDO CERTO ANTONIO JORGE FARÁ EXPOSIÇÃO EM NOVA IGUAÇU

                      
                                    Convite


Os que são admiradores de belas obras de arte e não tiveram oportunidade de ver, em Rio das Ostras, a exposição do Fotógrafo Antonio Jorge, preparem-se! A exposição chega, finalmente, a Nova Iguaçu na expectativa de que o sucesso alcançado naquele balneário se repita.
Em ‘Terras Jacutinga’ a estréia se dará, na Semana Santa, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e São Jorge que fica na Rua Getúlio Vargas (rua dos cartórios) - Centro de Nova Iguaçu – nos dias 31 de março e 1 de abril, à partir do  horário da primeira missa às 07:00h. Após dia 15, a apresentação será na Casa de Cultura que fica na mesma rua. A 1ª mostragem em terra iguaçuana será a – Paixão de Cristo.
Lá para o segundo semestre, o fotógrafo, pretende expor sobre temas da Mata Atlântica, com base na reserva Biológica do Tinguá: orquídeas pássaros, insetos, entre estes, alguns espécimes não catalogados pelos biólogos.
As fotos de Jorge são impressas em tecido de fina tessitura e provocam tais efeitos, que os inadvertidos as percebem como telas de pintores famosos. Ademais, usa molduras de tão bom gosto, que ratificam ainda mais a aparente concepção de pintura. 

quinta-feira, 22 de março de 2012

Sobre ilícitos ambientais: Despertando sua consciência crítica.


POR: YOSHIHARU SAITO
FOTO - O AUTOR LÊ A FOLHA ENQUANTO AGUARDA IMPORTANTE REUNIÃO DO MEIO AMBIENTE NA IN-METRO EM XERÉM


“Um dia um médico realizou uma autópsia num cadáver que havia levado trinta punhaladas e, ao final deu seu veredito: “morte natural”. Diante dos protestos indignados dos parentes e amigos da vítima, o médico replicou: “Ora, com trinta punhaladas era natural que ele morresse”. 
A anedota acima serve como reflexão dirigida para todos que atuam, interagem, defendem, militam, vivem ou sobrevivem em seus ambientes naturais, sejam urbanos ou rurais, usufruindo de seus recursos naturais (renováveis ou não) através das relações estabelecidas segundo as bases sociais e culturais nos quais estão inseridos, se identificam e se reconhecem. O meio ambiente e sua defesa têm sido tratados justamente como a história acima, numa analogia tão verdadeira quanto incômoda em que a humanidade, após tantas agressões se vê próxima da possibilidade da perda do direito fundamental expresso no Art. 225 da Constituição de 1988, onde: 
“Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, essencial à sadia qualidade de vida, cabendo a todos e ao poder público o dever de preservá-lo e defendê-lo para as presentes e futuras gerações.” 
Uma simples leitura e compreensão do texto deixa claro que nosso ambiente deve ser ecologicamente equilibrado, não mercadologicamente, financeiramente, muito menos setorialmente. Desde então o Brasil e nossa sociedade vêm, a duras penas, entre embates e conflitos, confrontos e derrotas, implantando e aprimorando nossa legislação ambiental para garantir esse direito que ao mesmo tempo, exige o compromisso de todos e a incorporação de sua parcela dos deveres. 
Nosso ambiente, espaço herdado de gerações passadas e tomado emprestado das gerações futuras cada vez mais tem sido palco de conflitos envolvendo interesses de grupos sociais com diferentes modos de uso, apropriação e significação da natureza, seja esta natural ou transformada pela mão humana, e em decorrência destes eventos assistimos estarrecidos e incrédulos o avançar da degradação ambiental num ritmo nunca antes vivido pela humanidade, que numa análise mais profunda e menos reducionista atesta as profundas crises estruturais do modelo econômico e civilizatório no qual estamos inconscientemente mergulhados, entretanto isto não nos faz necessariamente meros espectadores de uma hecatombe planetária inédita em que nós, como seres dominantes na biosfera seremos os primeiros a patrocinar, implementar e executar nossa própria extinção. 
“Os discursos reducionistas sobre problemas ambientais não realizam a integração das dimensões técnicas, institucionais e sociais na compreensão dos riscos, tampouco contribuem para o diálogo abrangente daqueles que estão genuinamente envolvidos e querem resolver os problemas.” (Porto, Marcelo Firpo de Souza, 2007. Uma Ecologia Política dos Riscos. Ed. Fiocruz. Pág. 48) 
De 5 a 16 de junho de 1972 na Suécia, mais de 100 países participaram da Conferência de Estocolmo sobre o ambiente humano e o mundo desperta para as questões ambientais e ecológicas, até então desconhecidas. O Brasil numa inacreditável manobra toma para si o protagonismo da contra-mão e do contra-senso (Liderada pelo então ministro do Interior, Costa Cavalcanti, signatário do AI-5 e depois presidente da binacional Itaipu) ao propor que receberia de braços abertos tudo que os demais países rejeitavam: a poluição ambiental ocasionada pelas suas operações como sustentáculo econômico. 
“Bem-vindos à poluição, estamos de abertos para ela. O Brasil é um país que não tem restrições. Temos várias cidades que receberiam de braços abertos a sua poluição, porque o 
que nós queremos são empregos, são dólares para o nosso desenvolvimento.” Fonte: Justiça Ambiental e cidadania. Henri Acselrad, Selene Herculano, José Augusto Pádua. Artigo de João Carlos Gomes. Membro da Associação de combate aos POPs. Pag. 244 
Os resultados não tardariam a serem conhecidos e o caso da cidade de Cubatão (Vale da Morte) dos anos 80 é notório em todos os estudos de caso envolvendo fontes fixas de contaminação do ar, água e solo. A partir da constatação de indícios e evidências concretas dos níveis crescentes da deterioração ambiental em toda área de influência do que ficou conhecido como “Vale da Morte”, o Brasil se vê responsável e responsabilizado pela proteção, conscientização, preservação e recuperação dos aspectos relativos ao ambiente. 
Relatos de ilícitos ambientais com tais proporções não são privilégios de regiões que experimentaram um modelo desenvolvimentista equivocado, mas casos semelhantes espalham-se de forma incômoda por todo território nacional como pode atestar o “Mapa dos Conflitos Ambientais” elaborado pela Fiocruz com apoio da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA), e dentre estes casos é particularmente singular a contaminação por HCH (Hexaclorociclohexano) da Cidade dos Meninos, que é uma área de 1.900 hectares, hoje sob responsabilidade do Ministério da Previdência Social localizado no bairro do Pilar, distrito de Campos Elíseos, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O que diferencia este ilícito ambiental dos demais são suas características de criação e gerenciamento, pois mesmo conhecendo a periculosidade do composto organoclorado usado como pesticida no combate a malária, o então órgão responsável (Instituto de Malariologia) direcionou a fabricação e estocagem para um abrigo de menores carentes criado em 1943 pela então Primeira-Dama Darcy Vargas. Em seu encerramento de atividades em 1961, a fábrica deixou como resíduo 240.760 iscas rodenticidas (ratos); 112.407 litros de triton X-151 (detergente); 109 tambores de xilol e pó anti-culex (BHC). (Dados obtidos no Relatório final de gestão de seu diretor Brigadeiro Dr. Bijos, apud Mello, 1999). 
Analisando os dois exemplos acima de forma integrada e contextualizada sob uma ótica centrada no risco ambiental(¹), nota-se que em ambos os casos houveram fortes indícios de imperícia, imprudência, negligência, descaso, omissão, ou desconhecimento de todos os quinze (principais) princípios fundamentais(²) da tutela dos bens difusos dos quais destacam-se: o da prevenção e o da precaução, onde o primeiro visa a prevenir danos quando as conseqüências da realização de determinado ato são conhecidas. O nexo causal(³) já foi comprovado, ou decorre de lógica; enquanto o da precaução opera quando não há certeza científica quanto ao dano, mas faz permanecer o dever de evitá-lo. 
(¹) Risco ambiental: Define-se como risco ambiental como as várias formas de poluição ambiental, que se espalham pelo ambiente através dos sedimentos ou meios ambientais – como ar, solo, água e alimentos – vindo a se concentrar e atingir finalmente determinadas populações, que acabam por se contaminar nos locais em que vivem e transitam, ou através de sua alimentação. (Porto, Marcelo Firpo de Souza, 2007. Uma Ecologia Política dos Riscos. Ed. Fiocruz. Pág. 31) 
(²) Princípio: São os mandamentos, básicos e fundamentais, nos quais se alicerça uma ciência. São considerados como normas hierarquicamente superiores às demais normas que regem uma ciência. 
(³) O nexo causal é elemento necessário para se configurar a responsabilidade civil do agente causador do dano. O nexo de causalidade relaciona-se com o vínculo entre a conduta ilícita e o dano, ou seja, o dano deve decorrer diretamente da conduta ilícita praticada pelo indivíduo, sendo, pois conseqüência única e exclusiva dessa conduta. Fonte: http://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=6463 
As Ciências Jurídicas e o próprio estado democrático de direito em que vivemos, proporcionam e instrumentalizam a sociedade com inúmeras ferramentas e instâncias jurídicas que os movimentos sociais organizados de caráter ambiental já fazem uso corriqueiramente, destacando a Lei nº 7.347 de 24 de julho de 1985, que disciplina AÇÃO CÍVEL PÚBLICA de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. 
Observa-se de fundamental importância a atuação e interseção do Ministério Público como grande defensora dos direitos difusos e coletivos (Onde está acautelado o meio ambiente). Na Constituição Federal do Brasil, o artigo 127 da Constituição Federal dispõe que o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. 
A abordagem da legislação à luz da gestão ambiental não pode ser resumida ou reduzida somente à fria interpretação textual e sua aplicação, logo a proposta ora apresentada não almeja sequer arranhar o verniz referente as ciências jurídicas e ambientais, entretanto a multiplicidade, transversalidade, interdisciplinaridade comuns aos estudos dos intricados processos ecossistêmicos da natureza e da humanidade levam-nos a expor as profundas contradições e armadilhas criadas pela prevalência hegemônica do pensamento neoliberal em profundo detrimento das necessidades da população por justiça, criando abismos intransponíveis aos que não têm acesso digno aos mecanismos promotores da cidadania ambiental. 
Analisando todos os cenários e atores envolvidos, cabe expor e explicitar as divergências teórico-políticas com determinadas parcelas da produção científica e acadêmica sobre as temáticas desenvolvidas e apresentadas relativas ao nosso ambiente, porém é fundamental compreendermos e aceitarmos as profundas relevâncias pelos verdadeiros embates e confrontos para que a construção e difusão do conhecimento seja livre de subterfúgios, vícios e das superficialidades do ego e assim superarmos a dominação por um modelo civilizatório baseado na técnica e no saber da propriedade privada, evoluindo para um modelo sócioeducacional-democrático emancipado, solidário e conhecedor de seus intrínsecos e fundamentais direitos a uma sociedade mais humanizada e menos predatória de si mesmo, sem a exploração do ser humano por ele mesmo e transpondo os fatores limitantes que perpetram e eternizam tais mecanismos excludentes, manipuladores e desagregadores em todas suas variantes, tipologias e discursos, estes sim, os verdadeiros patrocinadores de todas as formas possíveis das vulnerabilidades sociais e ambientais. 

terça-feira, 20 de março de 2012

Aniversário do Valter Bonfim


Por: Beto Santa Rita
...Espetacular...Mesa farta... Cerveja gelada... Vinho da melhor qualidade... E muita gente bonita...

Enfim aconteceu a festa mais esperada de Nova Iguaçu.

O aniversário do nosso amigo Valter Bonfim.

Em comemoração aos 50 anos de vida, Valter Bonfim consseguiu reunir em sua residência aproximadamente 200 amigos.
Entre os amigos ilustres, destaque para o pré-candidato a vereador Lula Rodrigues, que com sua simpatia habitual,riu...brincou...fez a festa conversando sobre varios assuntos principalmente de politica com as pessoas presente a festa.
Também estiveram presente figuras ilutres da vida Iguaçuana.
O Gênio do samba-enredo em Nova Iguaçu, Crispim Lourenço, o ativista cultural e ambientalista Beto de Santa Rita, o jornalista Fernando Del Castillo, Pastor Nogueira, Diácono Jeremias, Fernando ( Nandão ) de sub-prefeitura de Santa Rita, Luany de Paula musa negra iguaçuana, Jairon da SUCAN, Noel Caetano, Jorginho de Cabuçu e o pré-candidato a prefeito Carlos Ferreira (Ferreirinha).
Parabéns Valter Bonfim...
"Toda a bondade de Deus se faz presente
Quando ele nos dá a oportunidade, de conhecer pessoas iguais a você...

Meio Ambiente de Nova Iguaçu continua abandonado por sua Secretaria

























Por: Wandemberg
Foto: Francisco Pontes de Miranda(ASCOM) MOSAICO CENTRAL)


Mosaico de Unidade de Conservação Mata Atlântica Central Fluminense, lamenta a ausência de Nova Iguaçu em reunião importante
O Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense (MMACF) foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente  em dezembro de 2006 para facilitar a gestão integrada e participativa de dezenas de Unidades de Conservação(UC), públicas ou privadas, localizadas na Serra do Mar e das Baixadas Litorâneas do estado do Rio de janeiro.



                             Nova Iguaçu o descaso
Embora o município de Nova Iguaçu tenha mais de 60 % de seu território de Mata Atlântica, o descaso de sua Secretaria de Meio Ambiente é total. Aliás, em termos de  Meio ambiente a gestão da Prefeita Sheila Gama pode ser considerada  como a pior dos últimos anos, até, mesmo, a mal fadada gestão Lindbergh  Farias foi menos ruim que a atual.
Dia 21 de março o Mosaico de Conservação da Mata Atlântica convocou todas as APAs do Estado para sua reunião ordinária e,  Nova Iguaçu não se fez representar, pasmem!. Nem, mesmo, sua única APA inscrita a APA  Jaceruba, ‘deu o ar de sua graça’:
                                 
                                  Nova Iguaçu de fora
Estivemos em Petrópolis, na antevéspera  da reunião, com o assessor de comunicação do MOSAICO  Francisco Pontes Miranda que lamentou, profundamente, por mais uma oportunidade,  a ausência dos iguaçuanos:
“Estamos convocando representantes de todas as Unidades de Conservação do Mosaico Central Fluminense para a próxima reunião ordinária do Conselho do Mosaico Central Fluminense a ser realizada no dia 21 de março de 2012 na nova sede da Apa Macaé de Cima e Posto Avançado no Parque Estadual dos Três Picos em Luminar – Município de Friburgo”, disse o Assessor de Comunicação.
“Mais uma vez, não teremos representantes da APA Jaceruba, administrada pela Secretaria de Meio Ambiente de Nova Iguaçu. Lamentamos a falta de representante Governamental e da Sociedade Civil para essa importante Unidade de Conservação, essencial como zona de amortecimento da REBIO Tinguá. Convocamos a presença de representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Nova Iguaçu também com o objetivo de acrescentar ao Mosaico Central Fluminense as demais unidades de Conservação municipais”, concluiu.
      Francisco Pontes de Miranda – ASCOM Mosaico Central   

quinta-feira, 15 de março de 2012

Teve início campanha para colocar "BUSTO" de Dedé da Portela em Praça de Nova Iguaçu


Com a presença dos principais personagens do 'mundo do samba' de Nova Iguaçu. O Trem da Harmonia Destino Baixada promoveu na tarde /noite de sábado 17 de março, o primeiro encontro para colher recursos no sentido de edificar na praça do Pombal em Nova Iguaçu, um "busto" de um de seus mais notáveis residentes, o inesquecível - Dedé da Portela. Compositores e intérpretes como Pinga, Cremilson, Airton, Tia Rosa e outros subiram ao palco para dar  a famosa "canja" em honra ao homenageado.  

















PSD FAZ ENCONTRO REGIONAL NA UNIG

O encontro do PSD no fim de semana serviu para marcar o apoio de Wagner Montes e Indio da Costa à candidatura de Nelson Bornier para prefeito de Nova Iguaçu. Apesar de dizer que não vai apoiar candidatos pessoalmente, Wagner garantiu que vai pedir votos para legenda e isso já é muito bom para Bornier. Já Indio da Costa referendou também as candidaturas de Thiago Portela e Felipe Bornier. Apontou os dois como futuro do partido.























terça-feira, 13 de março de 2012

Tia Rosa nomeada Coordenadora da COPPIR



Rosângela da Silva (Tia Rosa) foi nomeada pela Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu, através do seu secretário Anderson Ávila, Coordenadora da COPPIR (Coordenadoria de Promoção de Políticas para Igualdade Racial). Segundo a recém empossada, a COPPIR carece de visibilidade, pois já existe há sete anos e pouca gente sabe da sua existência e finalidade. Por isso, uma das primeiras ações da nova coordenadora será a realização de um movimento no calçadão da Av. Marechal Floriano. Além da caminhada, outro ato importante se dará dia 20/03, a divulgação do Plano de Igualdade Racial, no Teatro Silvio Monteiro na Casa de Cultura de Nova Iguaçu.

ABRACE ESSA IDÉIA



Sexta feira, 9 de março, numa Casa de Festas do Bairro Grama em Miguel Couto, a equipe - Abrace Essa Idéia -, reuniu-se num jantar para prestar contas de suas atividades  ao “povo” da região. Convidados de honra: Deputado federal Nelson Bornier  e,  o estadual, Luiz Martins. Os referidos deputados estão sempre, cada qual em sua esfera, recebendo e atendendo às solicitações do grupo no sentido de intermediarem melhorias para a área. Os comentaristas de plantão atribuem essa aproximação do Grupo com os dois legisladores e, ainda, com o Governo Cabral, como fatores preponderantes para o progresso evidente que já começa a transformar a região e prenunciá-la como uma das mais bem aquinhoadas pelo Poder Público Estadual, no município de Nova Iguaçu.  
Mal o tempo passou, desde o dia em que o Governo do Estado, através da empreiteira Sani Rio plantou seu 'Canteiro de Obra' nas imediações, e as primeiras mudas germinaram, cresceram e verteram os primeiros frutos  traduzidos na entrega aos moradores das 4 primeiras ruas: Monte Alegre, Ananindeua, Maracanã e Abaetetuba. Ao final, serão pavimentadas cerca de sessenta ruas. Como se não bastasse a 'tsunami' de progresso local! Some-se, ainda às pavimentações, a maior obra do Governo Sérgio Cabral: O tão comentado - Arco Metropolitano - que passará ao largo.
É bom lembrar que o líder do Abrace Essa Idéia – Gerciano -, filho do saudoso fundador do bairro Geneciano deixa claro, a cada dia que passa, que tomou para si a responsabilidade de continuar a luta, pelo progresso da região, iniciada um dia pelo seu saudoso pai. 





segunda-feira, 12 de março de 2012

Exposição de Antonio Jorge será na Igreja São Jorge


Por: Wandemberg
Os que são admiradores de belas obras de arte e não tiveram oportunidade de ver, em Rio das Ostras, a exposição do Fotógrafo Antonio Jorge, preparem-se! A exposição chega, finalmente, a Nova Iguaçu na expectativa de que o sucesso alcançado naquele balneário se repita.
Em ‘Terras Jacutinga’ a estréia se dará na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e São Jorge que fica na Rua Getúlio Vargas 220 (rua dos cartórios) - Centro de Nova Iguaçu – nos dias 31 de março e 1 de abril. Após dia 15, a apresentação será na Casa de Cultura de Nova Iguaçu que fica na mesma rua. A 1ª mostragem em terra iguaçuana será a – Paixão de Cristo.
Lá para o segundo semestre o fotógrafo pretende expor sobre temas da Mata Atlântica, com base em elementos "clicados" na Reserva Biológica do Tinguá: orquídeas, pássaros, insetos, entre estes, alguns espécimes não catalogados pelos biólogos.
As fotos de Jorge são impressas em tecido de fina tessitura e provocam tais efeitos, que os inadvertidos as percebem como telas de pintores famosos. Ademais, usa molduras de tão bom gosto que ratificam, ainda mais, a aparente concepção de pintura. 

Entrevista com o destemido Romário

Parte de entrevista concedida pelo dep. Federal Romario (RJ) ao jornalista Cosme Rimoli - TV Record.
- Você foi recebido com preconceito em Brasília? 
Olha, vou ser claro para quem ler entender como as coisas são. Há o burro, aquele que não entende o que acontece ao redor. E há o ignorante, que não teve tempo de aprender. Não houve preconceito comigo porque não sou nem uma coisa nem outra. Mesmo tendo a rotina de um grande jogador que fui, nunca deixei de me informar, estudar. Vim de uma família muito humilde. Nasci na favela. Meu pai, que está no céu, e minha mãe ralaram para me dar além de comida, educação. Consciência das coisas... Não só joguei futebol. Frequentei dois anos de faculdade de Educação Física. E dois de moda. Sim, moda. Sempre gostei de roupa, de me vestir bem. Queria entender como as roupas eram feitas. Mas isso é o de menos. O que importa é que esta sede de conhecimento me deu preparo para ser uma pessoa consciente... Preparada para a vida. E insisto em uma tese em Brasília, com os outros deputados. O Brasil só vai deixar de ser um país tão atrasado quando a educação for valorizada. O professor é uma das classes que menos ganha e é a mais importante. O Brasil cria gerações de pessoas ignorantes porque não valoriza a Educação. E seus professores. Não há interesse de que a população brasileira deixe de ser ignorante. Há quem se beneficie disso. As pessoas que comandam o País precisam passar a enxergar isso. A Saúde é importante? Lógico que é. Mas a Educação de um povo é muito mais. 
- Essa ignorância ajuda a corrupção? Por exemplo, que legado deixou o Pan do Rio? 
Você não tenha dúvidas que a ignorância é parceira da corrupção. Os gastos previstos para o Pan do Rio eram de, no máximo, R$ 400 milhões. Foram gastos R$ 3,5 bilhões. Vou dar um testemunho que nunca dei. Comprei alguns apartamentos na Vila Panamericana do Rio como investimento. A melhor coisa que fiz foi vender esses apartamentos rapidamente. Sabe por quê? A Vila do Pan foi construída em cima de um pântano. Está afundando. O Velódromo caríssimo está abandonado. Assim como o Complexo Aquático Maria Lenk... É um escândalo! Uma vergonha! Todos fingem não enxergar. Alguém ganhou muito dinheiro com o Panamericano do Rio. A ignorância da população é que deixa essa gente safada sossegada. Sabe que ninguém vai cobrar nada das autoridades. A população não sabe da força que tem. Por isso que defendo os professores. Não temos base cultural nem para entender o que acontece ao nosso lado. E muito menos para perceber a força que temos. Para que gente poderosa vai querer a população consciente? O Pan do Rio custou quatro vezes mais do que este do México. Não deixou legado algum e ninguém abre a boca para reclamar. 
- Se o Pan foi assim, a Copa do Mundo no Brasil será uma festa para os corruptos... 
Vou te dar um dado assustador. A presidente Dilma havia afirmado quando assumiu que a Copa custaria R$ 42 bilhões. Já está em R$ 72 bilhões. E ninguém sabe onde os gastos vão parar. Ningúem. Com exceção de São Paulo, Rio, Minas, Rio Grande do Sul e olhe lá...Pernambuco... Todas as outras sete arenas não terão o uso constante. E não havia nem a necessidade de serem construídas. Eu vi onze das doze... Estive em onze sedes da Copa e posso afirmar sem medo. Tem muita coisa errada. E de propósito para beneficiar poucas pessoas. Por que o Brasil teve de fazer 12 sedes e não oito como sempre acontecia nos outros países? Basta pensar. Quem se beneficia com tantas arenas construídas que servirão apenas para três jogos da Copa? É revoltante. Não há a mínima coerência na organização da Copa no Brasil. 
- São Paulo acaba de ser confirmado como a sede da abertura da Copa. Você concorda? 
Como posso concordar? Colocaram lá três tijolinhos em Itaquera e pronto... E a sede da abertura é lá. Quem pode garantir que o estádio ficará pronto a tempo? Não é por ser São Paulo, mas eu não concordaria com essa situação em lugar nenhum do País. Quando as pessoas poderosas querem é assim que funcionam as coisas no Brasil. No Maracanã também vão gastar uma fortuna, mais de um bilhão. E ninguém tem certeza dos gastos. Nem terá. Prometem, falam, garantem mas não há transparência. Minha luta é para que as obras não fiquem atrasadas de propósito. E depois aceleradas com gastos que ninguém controla. 
- O que você acha de um estádio de mais de R$ 1 bilhão construído com recursos públicos. E entregue para um clube particular. 
Você está falando do estádio do Corinthians, não é? Não vou concordar nunca. Os incentivos públicos para um estádio particular são imorais. Seja de que clube for. De que cidade for. Não há meio de uma população consciente aceitar. Não deveria haver conversa de politico que convencesse a todos a aceitar. Por isso repito que falta compreensão à população do que está acontecendo no Brasil para a Copa. 
- A Fifa vai fazer o que quer com o Brasil? 
Infelizmente, tudo indica que sim. Vai lucrar de R$ 3 a R$ 4 bilhões e não vai colocar um tostão no Brasil. É revoltante. Deveria dar apenas 10% para ajudar na Educação. Iria fazer um bem absurdo ao Brasil. Mas cadê coragem de cobrar alguma coisa da Fifa. Ela vai colocar o preço mais baixo dos ingressos da Copa a R$ 240,00. Só porque estamos brigando pela manutenção da meia entrada. É uma palhaçada! As classes C, D e E não vão ver a Copa no estádio. 
O Mundial é para a elite. Não é para o brasileiro comum assistir.
- Ricardo Teixeira tem condições de comandar o processo do Mundial de 2014? 
Não tem de saúde. Eu falei há mais de quatro meses que ele não suportaria a pressão. Ser presidente da CBF e do Comitê Organizador Local é demais para qualquer um. Ainda mais com a idade que ele tem. Não deu outra. Caiu no hospital. E ainda diz que vai levar esse processo até o final. Eu acho um absurdo. 
- Muito além da saúde de Ricardo Teixeira. Você acha que pelas várias denúncias, investigações da Polícia Federal... Ele tem condições morais de comandar a organização Copa no Brasil? 
Não. O Ricardo Teixeira não tem condições morais de organizar a Copa. Não até provar que é inocente. Que não tem cabimento nenhuma das denúncias. Até lá, não tem condições morais de estar no comando de todo o processo. Muito menos do futebol brasileiro...
Entrevista concedida ao repórter Cosme Rímoli, da TV Record. 
A África apresentou há alguns meses atrás o resultado final da Copa do Mundo: deu prejuízo e grande. Agora é a vez do Brasil. Fifa, CBF, políticos e os empreiteiros vão ganhar muito dinheiro. E o povo? Nada como sempre! 
Apenas terá a obrigação de contribuir para pagar a conta. 
Precisamos virar a cara para esses eventos literalmente sujos e mafiosos. 
Quem teve a idéia de promover, o evento em nosso país, alguém sabe? 
O Brasil é uma farsa, como sempre irá jogar a sujeira para debaixo do tapete.

sexta-feira, 9 de março de 2012

“Dia Internacional da Mulher


Por: Sérgio Ramos
Magnífico trabalho do fotógrafo Paulo Santos



No dia 08 de março, quem passou pelo portal da Av. Nilo Peçanha, no centro, pode observar uma intervenção urbana em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Os painéis expostos no “paço dos laranjais“ continham além de fotos de cidadãs ilustres e anônimas, uma breve descrição e citação da própria, informando de quem se tratava. A ação partiu do fotógrafo Paulo Santos, que tão bem registrou a imagem da mulher no município: “Essa homenagem, não é para um só dia, mas para que marque em nossa memória por todos os outros dias o respeito e admiração que todos devemos ter por todas as mulheres” concluiu. Os festejos ainda incluem coquetel que será realizado no Colégio Estadual Monteiro Lobato, dia 12 de março as 19h, com distribuição de brindes e kits a todas as mulheres.”

quinta-feira, 8 de março de 2012

ACADEMIAS DA TERCEIRA IDADE SERÃO IMPLANTADAS EM TODO O ESTADO DO RIO




Foto: Deputado Marcus Vinícíus na ALERJ no dia em que o Professor Amorim do Tamandaré N. Iguaçu foi laureado com a Medalha de Mérito Tiradentes

(Texto de Raoni Alves, DCS-Alerj) 
As academias da Terceira Idade (ATIs) implantadas na cidade do Rio serão estendidas para todo o estado a partir deste mês, graças a uma indicação legislativa do deputado Marcus Vinícius (PTB). O parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), esteve, nesta terça-feira (06/03), na primeira academia instaurada na capital, na Praça Serzedelo Correia, em Copacabana, zona Sul do Rio. “O governador Sérgio Cabral levará o projeto para as cidades do interior. É uma academia específica, que ajuda na redução do uso de medicamentos controlados, entre outras coisas. Com isso, os idosos passam a ter uma vida mais saudável”, afirmou  o petebista.
O deputado comentou que as ATIs (um projeto da Prefeitura do Rio) ajudam a melhorar a autoestima, aumentar o condicionamento físico e cardiovascular, fortalecer a musculatura, desenvolver a autonomia funcional e incentivar a integração social da terceira idade. As academias são compostas por dez aparelhos que permitem o desenvolvimento de exercícios de força e flexibilidade, atendendo diretamente as necessidades dos idosos. Hoje, cerca de 600 alunos estão inscritos na ATI de Copacabana. No total, são 61 instaladas na cidade do Rio. Em todos os centros, os praticantes contam com a supervisão e a ajuda de um professor de Educação Física, um técnico em Enfermagem e um apoio para fazer a inscrição e acompanhar os trabalhos.
Coordenador do projeto, Sérgio Bernardo explicou que os aparelhos ficam disponíveis durante todo o dia, mas os professores trabalham em dois turnos: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 10h e das 16h às 19h. “A academia faz com que o idoso se sinta em casa e desenvolva a sua autonomia funcional com a prática do exercício físico. Ela trabalha diversos fatores, como o lado social e também a parte aeróbica e o coração e a parte muscular, fazendo com que se crie uma resistência muscular para realizar suas atividades diárias de uma forma mais independente, sem que precise de muita ajuda das pessoas que o acompanham”, comentou.
Inaugurada em 2009, a Academia da Terceira Idade já conta com alunos que mudaram suas vidas devido aos benefícios que as atividades físicas proporcionam. A aposentada Georgina Barbosa, de 62 anos, conta que, depois que passou a frequentar a ATI há mais de um ano, largou a fisioterapia e acabou com as dores nos pés. “Eu caminhava frequentemente e, depois que eu comecei aqui na academia, estou sentindo menos dores. Tinha dor por todos os lados, mas principalmente nos pés. Fazia fisioterapia e, hoje, não preciso fazer mais, parei de caminhar e venho aqui na praça diariamente para me exercitar”, disse a atleta da terceira idade.




att,

terça-feira, 6 de março de 2012

CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU



Por: Wandemberg

 Na semana anterior ao fim do recesso dos vereadores, que se dá entre o fim do velho e o início do novo ano, estivemos na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, onde, a despeito das ‘férias’ de seus legisladores, o setor de administração, ao contrário, mantinha todo seu “corpo” em plena atividade. Aproveitamos para conversar com o Diretor Administrativo Hélio Duarte, um dos ‘pilares’ da casa que, nessa feita, além do trabalho habitual, ainda estava às voltas com a pintura do prédio, que deverá estar em condições plenas, ainda, no segundo semestre do mês em curso, quando os vereadores regressam para os trabalhos da Casa. 
Seu Hélio, a despeito de estar visivelmente atarefado, gentilmente, nos concedeu alguns momentos para conversa no sentido de nos informar como funciona, em linhas gerais, o Poder Legislativo Iguaçuano: 
“Pois bem! O comando geral pertence ao Presidente Marcos Fernandes, que após ser eleito vereador pelo voto popular, logrou ser eleito Presidente dessa Casa, após obter  maioria de votos de seus pares, em seção extraordinária, que aconteceu, como é de praxe, logo no início da gestão. A parte política, propriamente dita, é efetivada pelos detentores das 21 cadeiras dos vereadores eleitos, que têm com obrigações: Fiscalizar o Poder Executivo; criar Projetos de Leis; fazer emendas; indicar obras; votar orçamento!”, disse o diretor. 

“Quanto à diretoria técnica sob minha égide cabe cuidar da parte burocrática com todos os seus tramites. É composta, além da minha pessoa, de funcionários que ocupam os seguintes cargos: Diretor Geral; Procurador; Dir. de Finanças; Dir. Legislativo; Dir. de Contabilidade; Dir. de Comunicação Social; Dir. Tesoureiro; Dir. do Pessoal (RH)!”, redarguiu.
Falou da admiração e respeito que nutre pelo Presidente, segundo ele, principalmente, por ter vencido o desafio que se perpetuava há décadas, após o que conseguiu instalar, logo em sua primeira gestão, a nova Câmara da Tertuliano de Melo 38, considerada uma das mais modernas do país, depois de anos funcionando nos inadequados e desconfortáveis dois últimos andares do antigo edifício que tem no térreo uma das lojas do Ponto Frio. 
“Mas, a Nova Câmara não ficou só na mera vitória do conforto predial e tecnológico. Foram introduzidas outras inovações de reais importâncias para o município. Dentre essas os Projetos: Escola no Executivo. Educar é Lei e Tratamento Anti-Tabagismo”:

Escola no Executivo Educar é Lei
Um projeto que seguramente veio para ficar. Consiste em recebermos escolas, seja ela pública, particular, municipal ou estadual, em determinados dias e horários da semana, para que seus alunos participem de interessante simulação de uma seção plenária, quando os próprios alunos fazem às vezes dos vereadores, discutindo e votando projetos, como se fosse realmente uma seção.
Antes, porém, do simulacro, os alunos recebem aulas de funcionários muito bem qualificados na Casa, sobre história do município, poderes constituídos e direitos e deveres dos cidadãos, atuação dos vereadores e conscientização do voto. Mais tarde visitam o painel cultural onde existem documentos de várias épocas e, o famoso, quadro em tela do ano de 1871, do famoso Comendador Soares.

Anti Tabagismo
O tratamento contra o tabagismo foi outro processo que terá seguimento ao longo da atual gestão, dado o sucesso obtido, com muita gente deixando o cigarro! 

CAMPEÕES IGUAÇUANOS SE DESTACAM EM CAMPEONATO DE JIU-JITSU



Por: Cosme

No último dia 05 de fevereiro a equipe Wilson “Bruce” Junior liderada pelo mestre Cezar “Casquinha Guimarães” foi mais uma vez bem representada no Jiu-Jítsu esportivo, na competição Rio Open 2012 que aconteceu em Niterói, neste Estado.
A equipe situada no bairro Califórnia, Nova Iguaçu, vem despontando no cenário nacional e internacional esportivo desde 2000. Com um bom currículo como competidor o professor WILSON “BRUCE” JUNIOR, que já foi Campeão Mundial, Brasileiro e Estadual de Jiu-Jítsu, além de defensor do cinturão na categoria até 70 Kg do 1º Light Center Combat MMA. Tendo como principais alunos os faixas marrons, IAPONAM MIRANDA, BRUNO FAGUNDES, JACKSON JEFERSON, RISONILDO ANGELO, DOUGLAS DOS SANTOS, RAMON DOS SANTOS ROCHA (3º lugar Mundial 2011, Campeão da Seletiva 2012), SERGIO ERIC (1º lugar Rio Open e 3º lugar na seletiva de para o mundial em Abudhabi, na Arábia Saldita), FELIPE MENDES (2º no mundial e 1º lugar no Rio Open) e IAPONAM MIRANDA (3 vezes 3º lugar no mundial e 1º lugar no Rio Open). Dedicados atletas, vem levando o nome da Cidade aos quatro cantos do mundo, com desempenho invejável e sempre vencedor. No próximo dia 3 de março a equipe irá disputar a seletiva de gramado em São Paulo/SP. A equipe sem disposta, agradece a sra. Marilda Alves, a Academia Body Fitness, Wilson Jornaleiro, Elite Show dentre outros. Contatos/Informações/Patrocínios: Tel. 9584-2755

segunda-feira, 5 de março de 2012

Antonio Jorge fará exposição fotográfica em Nova Iguaçu





Por: Wandemberg
Os adeptos da fotografia que não puderem ir a Rio das Ostras apreciarem a mostragem do fotógrafo Antonio Jorge, este ano, provavelmente, caso se concretizem as negociações em andamento, não precisarão sair de Nova Iguaçu para ver de perto seu trabalho. Sua assessoria está contatando com os gestores das salas culturais do município, para que, finalmente, se realize em Nova Iguaçu sua magnífica exposição.
As fotos de Jorge são impressas em tecido de fina tessitura e provocam tais efeitos, que os inadvertidos as percebem como telas de pintores famosos. Ademais, usa molduras de tão bom gosto, que ratificam ainda mais a aparente concepção de pintura.
Sua 1ª exposição em terras iguaçuana poderá ser a Paixão de Cristo, na Semana Santa.
Mais à frente, o fotógrafo, pretende expor sobre temas da Mata Atlântica: orquídeas pássaros, insetos, águas entre estes alguns espécimes não catalogados pelos biólogos.
Aguardem!


PROJETO DE LEI ASSEGURA A CONTINUIDADE DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESSENCIAIS AOS CONSUMIDORES DESEMPREGADOS DO RIO DE JANEIRO

Por: Anna Carolina
O desemprego é uma realidade na maioria dos países do mundo. A perda do emprego acarreta inúmeros problemas financeiros, morais e emocionais que podem ser agravados pela degradação da qualidade de vida decorrentes da falta de recursos necessários para a sua manutenção.
O deputado Luiz Martins apresentou um projeto de lei que assegura a continuidade da prestação dos serviços públicos essenciais, como abastecimento de água e distribuição de energia elétrica no caso de desemprego. Para fazer jus ao benefício o consumidor desempregado deverá ser o principal responsável pelo sustento da família e solicitar a concessão do benefício junto ao Poder Público ou concessionária responsável pela prestação do serviço, além de comprovar a baixa no último emprego há no mínimo um mês e no máximo seis meses, desde que tenha trabalhado pelo menos seis meses contínuos.
De acordo com o autor do projeto, os serviços essenciais, compreendidos como o fornecimento de água, esgoto e energia elétrica, são indispensáveis para se viver com um mínimo de dignidade. “É fundamental que neste difícil período de transição até que a família se reequilibre, dar  a chance de recomeçar dignamente”, relata.

ANIVERSÁRIO DE SOFIA


As modernas dependências do -Sítio da Mata - 
foi o local escolhido para Sofia, Beth e Rodrigo receberem os amigos para compartilharem 
de momentos de grande alegria. Afinal, 
tratava-se do aniversário de 1 ano 
de Sofia a maior razão de viver do casal. 
Parabéns Pra toda a família!