Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cultura é testada pelo Encontrarte



Por: ASCOMFOTOS: Alziro Xavier
Cultura é testada pelo Encontrarte
            A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Ação Cultural, cedeu o espaço do Teatro Municipal Silvio Monteiro, na Casa de Cultura, no Centro, para cinco apresentações do XII Encontro de Teatro da Baixada Fluminense, o Encontrarte. A primeira peça, o monólogo “Olho”, da companhia Teatral Oops!.., de Goiânia,  foi realizada nesta segunda-feira (30.09) e lotou o teatro, com 150 pessoas. Wagner D’Almeida, secretário Municipal de Ação Cultural, explicou que o evento servirá como teste para reabertura da Casa de Cultura, no dia 19 de outubro.

            “Fizemos um esforço enorme para deixar tudo pronto e receber esse evento de grande importância para a Baixada Fluminense. O Encontrarte movimenta a cultura da cidade e coloca Nova Iguaçu em foco. Vamos aproveitar para testar luz, som e toda a nova estrutura do teatro. Queremos fidelizar o Teatro Silvio Monteiro como palco de grandes artistas”, destacou Wagner.

            Os organizadores do evento, Fábio Mateus, Tiago Costa e Claudina Oliveira, revelaram que, com apenas cinco dias de evento, o Encontrarte já reuniu mais de três mil pessoas. O trio disse que A Casa de Cultura de Nova Iguaçu é berço de talentos da Baixada. “É emocionante ver esse espaço todo reformado e com vida. Finalmente a Casa de Cultura de Nova Iguaçu ganhou a atenção merecida. A equipe é ótima e se esforçou muito para correr com a obra e deixar tudo prontinho para as nossas apresentações”, agradeceu Tiago Costa.

            Wagner D’Almeida e o subsecretário Municipal de Ação Cultural, Marcelo Borghi, entregaram o troféu Encontrarte ao ator João Bosco Amaral, que se surpreendeu com a estrutura do Teatro Municipal Silvio Monteiro. “É a primeira vez que me apresento no Rio. Uma honra realizar minha primeira apresentação na Baixada Fluminense. O espaço é aconchegante e a equipe técnica é muito eficiente. Os artistas ganham e a população também. Saio daqui com uma ótima impressão e com vontade de quero mais”, brincou o ator do monólogo “Olho”, da companhia Teatral Oops!.., de Goiânia.

            O Encontrarte teve início no dia 26 de setembro e encerra no dia 05 de outubro. As apresentações acontecem na Casa de Cultura de Nova Iguaçu e no Sesc, todas com entrada franca. Mais informações: www.encontrarte.com.br. Agendamento de público: 7343-0151, 9747-0599 e 3066-0054.

As próximas apresentações do Encontrarte, na Casa de Cultura de Nova Iguaçu, acontecerão nos dias:

01/10 – 15h – A caminho de Belém – A cidade que tudo tem (classificação livre);

02/10 – 15h – Duas palhaças (10 anos);

03/10 – 15h - Espelunca (12 anos);

04/10 – 15h - O homem de dentro (16 anos).

Primavera já chegou em Nova Iguaçu




Por: ASCOMFotos:Alziro Xavier

Primavera já chegou em Nova Iguaçu
A estação das flores, que começa oficialmente na próxima segunda-feira, dia 23 de setembro, chegou com tudo em Nova Iguaçu. Através da Secretaria de Obras, há cerca de oito meses vem sendo realizada a recuperação do paisagismo da Via Light na área que corta o centro do município.

O espaço, que estava abandonado desde 2004, foi totalmente recuperado no atual governo. Uma empresa de paisagismo cuida de forma permanente de aproximadamente dois quilômetros, fazendo limpeza, poda, corte de grama e manutenção das espécies existentes. De acordo com a bióloga Silvana Vardiero, quem mais ganhou foi o cidadão de Nova Iguaçu. “A cidade foi embelezada. As flores estão abertas e até os laranjais deram frutos. Muitas flores deixam um aroma maravilhoso. Nosso trabalho foi de um grande resgate paisagístico”, explica ela.

A área destruída com matagais, córregos assoreados e plantas mortas deram lugar para uma belíssima vista composta por ipês, ipê de jardim, jasmim manga, lírios, agave, e primavera, por exemplo. Vale a pena conferir. E o Caminho dos Laranjais, usado pelos pedestres para atravessar o trecho da Via Light em frente à Rua Nilo Peçanha, virou uma atração: mais de uma dezena de pés de laranja plantados pela administração Bornier no ano de 2000 estão voltando a perfumar o centro de Nova Iguaçu com a fruta que tornou o município famoso nos países para os quais exportava toda sua produção até o final dos anos 50, quando uma praga dizimou os laranjais

MAIS DE 20 MIL PESSOAS PARTICIPARAM DO CHEGA MAIS COMUNIDADE


MAIS DE 20 MIL PESSOAS PARTICIPARAM DO CHEGA MAIS COMUNIDADE

BORNIER CONVERSOU COM MORADORES DURANTE O EVENTO

"PRESSÃO ARTERIAL DE GAROTÃO", DISSE RENATA
A GAROTADA SE DIVERTIU

DENTISTA, SECRETÁRIO DE GOVERNO, THIAGO PORTELA, ORIENTOU A GAROTADA NA ESCOVAÇÃO



FOTOS: CHARLES SOUZA

Prefeitura de Nova Iguaçu reúne mais de 20 mil pessoas no Chega Mais Comunidade

Mais de 20 mil pessoas participaram da segunda edição do Programa Chega Mais Comunidade, realizado no último sábado (28), no bairro Dom Bosco, um dos mais carentes do corredor viário da Avenida Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira), em Nova Iguaçu. Promovido através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o evento envolve todas as secretarias municipais e oferece vários serviços gratuitos às famílias de baixa renda. Hoje (30) e amanhã (1º), um ônibus da Semas estará no bairro atendendo àqueles que não puderam participar no sábado. O prefeito Nelson Bornier, acompanhado de todo seu secretariado, passou o turno da manhã na ação social conversando com a comunidade e aproveitou para verificar a pressão arterial na barraca da Cruz Vermelha." Treze por nove. Pressão de garotão", disse a voluntária, Renata da Silva Alves, após manipular o aparelho.

Quem passou por lá teve à disposição mais de 40 serviços gratuitos como aferição da pressão arterial e glicose, teste de alergia, preventivos, como mamografia, exames de vista, odontológico e dermatológico, eletrocardiograma, escovação e aplicação de flúor, marcação de exames e consultas, serviços de corte de cabelos e manicure. Pôde ainda, tirar documentos, como Carteira de Identidade, Carteira Profissional, certidões negativas e positivas, parcelar débitos do IPTU e outros tributos municipais, legalizar imóveis e apresentar recurso de multa.Teve atendimento de assistência jurídica, cadastramento no Programa Bolsa Família, do Leite Social, no Minha Casa Minha Vida, Riocard, Banco de Empregos e de Cadeira de Rodas. Foi possível também, obter o Cartão Minha Casa Melhor, da Caixa Econômica Federal fazer empréstimo consignado e usar os serviços da Defesa do Consumidor.

“É o maior show de cidadania da Baixada Fluminense ", disse a secretária municipal de Assistência Social, Cristina Quaresma, sem esconder o sorriso, enquanto a garotada se divertia nas atividades organizadas em parceria entre as Secretarias de Educação, de Cultura e de Esporte e Lazer. A dona de casa, Samanta Gomes, 33, disse que saiu cedo de casa para garantir uma boa colocação na fila. Ela estava com a filha Ana Clara, de apenas nove meses nos braços, aguardando para tirar a primeira via da certidão de nascimento da menina. "Até hoje ela não tem documento, pois meu marido está desempregado e não temos dinheiro para pagar", disse. Jaqueline dos Santos também aguardava na fila para garantir a emissão da carteira de identidade para os dois filhos menores. O secretário municipal de Governo, Thiago Portela, que também é dentista, aproveitou para ensinar escovação dentária às crianças que aguardavam pela aplicação de fluor. "O Chega Mais Comunidade é um resgate da cidadania. Isso mexe muito comigo. Vi crianças escovando os dentes pela primeira vez", destacou.

MUITAS OBRAS

À tarde Bornier, em companhia da secretária municipal de Obras, Carla Neves, foi ao bairro Todos os Santos anunciar para os moradores o início das obras de saneamento, drenagem e pavimentação para esta terça-feira (1º). As obras do Programa Bairro Novo fazem parte de uma parceria com o Governo do Estado, que visa melhorar 375 ruas de 24 bairros da cidade. "Podem ir se preparando, pois terça-feira, as máquinas estarão nas ruas", disse Bornier empolgado, avisando que o vice-governador Pezão, estará no bairro, acompanhando as obras no próximo sábado (5).

Em seguida, o prefeito foi até o Conjunto Elmo Braga, no bairro Lagoinha, para dar a boa notícia: mais de quatro quilômetros de obras de saneamento, drenagem e pavimentação. Zilma Cardoso Gimezes, largou a mão do marido, Luiz Gimezes e correu para abraçar o prefeito. "Vim aqui só para abraçá-lo. O senhor prometeu junto com o Pezão e está cumprindo. Muito obrigada, pois são muitos anos de luta", garantiu. "Sempre tive essa esperança", afirmou o aposentado Manoel Batista de Barcelos, que fez questão de percorrer a Rua Seis, ao lado do prefeito para avisar aos vizinhos: "a obra começa dia primeiro ! ".

domingo, 29 de setembro de 2013

Culinaristas se unem para fundar cooperativa em Tinguá

Culinaristas se unem para fundar cooperativa em Tinguá

O secretário  de trabalho e Renda de Nova Iguaçu, Oswaldo Cruz Montenário,  acompanhado do assessor técnico de geração de renda, Fábio Silva, e da coordenadora de geração de renda, Sônia Estevam, visitaram, nesta sexta-feira (27/09), a sede da Fundação Fé e Alegria, em Tinguá.

O secretário aproveitou a oportunidade para se reunir com culinaristas que estão estudando a possibilidade de fundarem uma cooperativa. De acordo com Oswaldo Cruz, a visita foi o pontapé inicial para o estabelecimento de uma parceria que viabilizará a estruturação da cooperativa. “Nosso objetivo é fomentar a economia criativa e o cooperativismo em Nova Iguaçu, contribuindo para a geração de renda, principalmente das famílias mais carentes, moradoras dos bairros mais distantes do centro do município”, afirmou Oswaldo Cruz.

Nova Iguaçu inicia vacinação contra catapora pelo SUS na segunda (30)






















Por: Fernanda Rodrigues/Divulgação 

 Nova Iguaçu inicia vacinação contra catapora pelo SUS na segunda (30)
Antes só disponível na rede particular, a vacina contra varicela (catapora) começa a ser aplicada gratuitamente nos postos de saúde de Nova Iguaçu a partir da próxima segunda-feira (30/09). A previsão era de que a vacina tetra viral, que protege contra quatro tipos de doença (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) estivesse disponível na rede municipal somente a partir de outubro, mas foi antecipada pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu para que as imunizações começassem o quanto antes.  

 A vacina é para crianças até um ano e três meses (15 meses) que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral. “Embora muita gente avalie que a catapora é uma doença sem gravidade, o fato é que ela pode trazer complicações graves, além da possibilidade de deixar marcas que podem ficar para sempre na pele. A inclusão da varicela no calendário de vacinação pelo SUS é um ganho para a saúde pública. A atenção básica é a porta de entrada da saúde pública e precisa ter atenção especial do poder público. Se essa área funciona bem, a consequência é a diminuição do número de internações nos hospitais”, afirma o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Junior.   

A tetra viral entrou para o calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) no mês passado substituindo a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola). Com a inclusão, o Ministério da Saúde estima uma redução de 80% das hospitalizações por varicela (catapora). Com a tetra viral, Nova Iguaçu passa a ofertar pelo SUS 16 tipos de vacinas permanentes disponíveis nos 50 postos de saúde com salas especializadas de vacinação.  

As mães comemoram. Para a professora Angela Gomes da Silva, de 22 anos, mãe da pequena Alice Gomes, de 3 meses, a inclusão da vacina pelo SUS será uma forma de economia no orçamento familiar. “Fiz uma pesquisa de preço e descobri que a vacina contra catapora custa em média R$ 250 nas clínicas particulares de Nova Iguaçu. Com a saúde não se brinca, realmente não sabia quando nem como poderia pagar esse valor. Com a vacina gratuita, vou poder investir em outras coisas para minha família”, disse.

Para garantir a imunização é importante que os pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação para atualização. Os postos de saúde em Nova Iguaçu funcionam de  segunda a sábado, das 8h às 17h.


-- 
Fernanda Rodrigues 
Assessoria de Imprensa 
(21) 7225-6211

Pelos Céus da Baixada




Por: Wandemberg
Homens e pássaro farão vôo em formação em nossos céus

Mensagem de Afonso para o Folha do Iguassú

"Meu amigo, eu e meu aluno MARCUS, que é treinador dessa linda ave, estamos treinando pra fazermos um voo duplo com a ave nos acompanhando até o pouso na sua mão como na foto. Vai ser inédito aqui na baixada".

Afonso, como se sabe, além do grande precursor da Baixada Fluminense, no  esporte é, atualmente,  o presidente do clube de vôo livre de Mesquita, onde, contando com apoio da Prefeitura local, logrou construir uma rampa para vôos de Asa Delta e Parapente, que já está sendo considerada a melhor rampa da Baixada e a segunda do Rio, em termos Técnicos.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Programa de humor da Baixada é visto por mais de 300 mil internautas



O Programa de humor “Tititi com Miguel Bonfim” está fazendo sucesso na web. Mais de 300 mil internautas já assistiram o programa, além das visualizações em redes sociais. O humorístico, que estreou no último dia 14, conta com entrevistas, piadas e apresentações musicais. O Tititi com Miguel Bonfim pode ser visto no C4TV Web Rede Caxias, site www.redecaxias.com ou blog programatititi.blogspot.com.br, aos sábados, de 17 às 19h, e de segunda a sexta-feira reprise, em vários horários.

“Eu e toda a produção do programa estamos empolgados com o projeto, que foi muito bem aceito pelos internautas. Não esperávamos uma repercussão tão grande em menos de um mês de exibição. A ideia é fazer um programa cultural, dinâmico e engraçado. Estamos na era da internet e queremos explorar esse campo que atinge milhões de pessoas. A ideia é dar visibilidade à Baixada Fluminense e espalhar humor”, destacou Miguel Bonfim.

O apresentador Miguel Bonfim, que também é coordenador de Arte e Cultura na Secretaria de Ação Cultural de Nova Iguaçu, já entrevistou o humorista Flávio Dias, muito conhecido por imitar Silvio Santos. Os próximos entrevistados serão o secretário Municipal de Ação Cultural, Wagner D’Almeida; produtor Cultural de Mesquita, Neno Ferreira; e o humorista Maurício Manfrine, o Paulinho Gogó do Programa de TV A Praça é Nossa.

22 anos de Potykar

Por: Wandemberg
Fundada em setembro de 1991, uma das melhores casas do ramo automotivo em Nova Iguaçu  - Potikar - que fica localizada na Rua Cameron, centro de Miguel Couto, comemorou seu vigésimo segundo aniversário com um 'Café da Manhã', no balcão da loja, para funcionários  e fregueses.

Antes um pequeno cerimonial quando Dona Cida, proprietária da empresa, pediu ao  seu gerente de vendas o Henrique, que é pastor, que fizesse uma prece. Momentos após falou sob a trajetória da loja, ao longo do tempo.
"Quando fundei a loja , não entendia nada de peças! Aprendi com os mecânicos e funcionários. Ainda hoje aprendo, isso aqui é igual medicina tem que se atualizar sempre", disse a guerreira Dona Cida. 

PELOS CÉUS DA BAIXADA

Afonso num rasante sobre Mesquita
Por: Wandemberg
Afonso Urbieta, mestre de Vôo Livre, responsável por mais uma rampa desse esporte na Baixada vem, através desse espaço (que pertence aos que praticam o vôo livre), agradecer ao Edson - Secretário de Esporte e Turismo de Mesquita, ao Renato que cuida especificamente do Turismo na mesma Secretaria, pelo esforço despendido no sentido de construir a Rampa da Paz, que pode ser considerada, tecnicamente, a segunda melhor do estado e a melhor da Baixada Fluminense.

Aproveitando o ensejo

"A Secretaria de Esporte e Turismo de Mesquita está de parabéns por essa importante iniciativa, que coloca esse pequeno município em termos de área geográfica, como um gigante esportivo dos céus".     Editoria.   

Ouvidoria itinerante do Ministério Público presta serviços em Nova Iguaçu


Por: ASCOMfoto Charles de Souza
Ouvidoria itinerante do Ministério Público presta serviços em Nova Iguaçu

Nova Iguaçu recebeu hoje (26/09), a Ouvidoria Itinerante do Ministério Público em parceria com Procon, Faetec, Fundação Leão XIII, Sesi, Detran, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública, Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres e Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), oferecendo serviços gratuitos à população.

Quem passou pela Praça Rui Barbosa, pôde acompanhar diversos estandes montados oferecendo serviços como segunda via de certidão de nascimento, casamento, óbito e carteira de identidade expedida pelo Detran. Para os estudantes, foram oferecidas oportunidades de cursos pela rede Faetec e para as mulheres, informações sobre os direitos da Mulher com a Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres. Também esteve presente, a equipe da Ouvidoria do Ministério Público responsável por receber as comunicações de danos como abusos de autoridade e maus tratos a idosos, crianças e pessoas com deficiência, por exemplo.

Para a ouvidora e promotora do Ministério Público, Georgea Marcovecchio, esses eventos são importantes para o esclarecimento da população. “O Ministério Público leva a ouvidoria itinerante em diversos municípios. Tentamos divulgar as ações e também levar um pouco de cidadania aos lugares que visitamos”, afirma.  Para a moradora de Nova Iguaçu, Denise Alves, é importante que a população possa desfrutar desses serviços. “Vou pedir a 2° via da minha identidade. Aqui não tenho que enfrentar filas e ainda fico sabendo de outras atividades que podem me beneficiar,” comenta ela.

Chega Mais Comunidade deve atender 20 mil pessoas em Nova Iguaçu


Por ASCOMFoto de Charles Souza

‘Chega Mais Comunidade’ espera atender cerca de 20 mil pessoas no bairro Dom Bosco
A 2ª edição do Programa Chega Mais Comunidade, a maior ação social da Prefeitura pretende atingir neste sábado, dia 28, cerca de 20 mil moradores do bairro Dom Bosco, uma das regiões mais carentes do corredor viário da Avenida Abílio Augusto Távora, antiga Estrada de Madureira, em Nova Iguaçu. O projeto oferece à população de baixa renda acesso gratuita aos serviços públicos, de forma integrada.

O prefeito Nelson Bornier vai instalar o governo itinerante, ao lado da praça e do posto de saúde do conjunto habitacional, com envolvimento de cerca de mil profissionais e praticamente todas as secretarias municipais, além de órgãos estaduais e federais.

A estimativa do governo municipal é que o número de atendimentos deste sábado supere a primeira edição do Chega Mais Comunidade, no Jardim da Viga, em julho, por onde passaram 13 mil pessoas. Além de Dom Bosco, o programa deve atrair também moradores de outras localidades vizinhas, partir do bairro Cabuçu, a exemplo de Campo Belo, Marapicu, Lagoinha, Aliança e km 32.

“Queremos que as pessoas aproveitem ao máximo este sábado de cidadania, beleza, recreação e esperança”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Cristina Quaresma. Segundo ela, as Secretarias de Educação, de Cultura e de Esporte e Lazer vão oferecer também recreação e lazer para a garotada.

Ao todo, serão disponibilizados mais de 40 serviços, como aferição da pressão arterial e glicose, teste de alergia, preventivos, como mamografia; exames de vista, odontológico e dermatológico, eletrocardiograma, escovação e aplicação de flúor, e marcação de exames e consultas.

Os moradores da região poderão ainda usar os serviços de corte de cabelos e manicure, tirar documentos, como Carteira de Identidade, Carteira Profissional, certidões negativas e positivas, parcelar débitos do IPTU e outros tributos municipais, legalizar imóveis e apresentar recurso de multa.

Haverá atendimento também para assistência jurídica, cadastramento no Programa Bolsa Família, do Leite Social, no Minha Casa Minha Vida, Riocard, Banco de Empregos e de Cadeira de Rodas. Será possível, ainda, obter o Cartão Minha Casa Melhor, da Caixa Econômica Federal; fazer empréstimo consignado e usar os serviços da Defesa do Consumidor.

  Para Cristina Quaresma, o objetivo do Programa Chega Mais Comunidade é concentrar uma série de serviços públicos em um mesmo lugar, facilitando a vida das pessoas que não dispõe de tempo durante a semana ou mesmo dinheiro da condução para se deslocar até a sede da Prefeitura e demais órgão dos governos municipal, estadual ou federal.

“Durante o atendimento, poderemos mostrar o que o governo do prefeito Nelson Bornier já está realizando em benefício da cidade, bem como orientar e encaminhar as pessoas aos órgãos que elas necessitam chegar para resolver seus problemas pessoais ou de família. Ou seja, nós queremos oferecer atendimento digno ao cidadão”, explicou a secretária.

Cristina Quaresma disse ainda que um ônibus da Secretaria de Assistência Social voltará ao mesmo local, na segunda e terça-feira, para atender aos retardatários. “Será mais uma oportunidade para às pessoas que por, algum motivo, não puderam comparecer ao Chega Mais Comunidade, no sábado”, explicou.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Diploma de Cidadão Iguaçuano

Por: Wandemberg  
Teve lugar na Casa de Shows Rio Sampa, na Rodovia Presidente Dutra, a cerimônia de entrega do diploma de Cidadania Iguaçuana. Tal honra é conferida a uma pessoa que, não tendo nascido na Cidade, tenha histórico de serviços relevantes prestados ao País, ao Estado, ou, ao município de Nova Iguaçu. Sendo atribuição dos vereadores da Câmara Municipal de Nova Iguaçu a tarefa de indicação e diplomação dos agraciados.

Durante o evento o Mestre de Cerimônia convidou para compor a mesa, em nome do Presidente da casa Legislativa Iguaçuana - Vereador Mauricio Morais - que presidiu a seção, as seguintes personalidades: 
Nelson Bornier (prefeito da cidade);
Padre Rodrigo (representando a Diocese e ao bispo de Nova Iguaçu Dom Luciano Bergamin);
Xandrinho(Dep. Estadual);
Otávio Araújo(Juiz);
Ricardo Abraão (deputado Estadual);
Domingos Brazão(Dep. Estadual);
Bebeto(Dep. Estadual);
Ten Cel. Almir(comandante do 20 Batalhão de PM);
Ten Cel. Fabio Feitosa (do 4GBM);
Iranildo Campos (Dep. estadual). 

Houve, ainda, cocktail e a apresentação de Banda Vetrix