Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Ônibus da Justiça Itinerante passa a atender em Vila de Cava

Por: ASCOM
Ônibus da Justiça Itinerante passa a atender em Vila de Cava
O Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro inaugura na próxima segunda-feira, dia 3 de novembro, às 10h, um posto da Justiça Itinerante em Vila de Cava, Nova Iguaçu. A solenidade que acontece na Praça Vila de Cava, s/nº, próximo ao Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais, 3º Distrito, contará com a presença do prefeito Nelson Bornier, além de autoridades do poder legislativo.

A população poderá ter acesso a serviços gratuitos como a correção de registro de nascimento ou casamento; inserção de nome de pai e mãe na certidão de nascimento; transformar sua relação em união estável; converter separação em divórcio; solicitação de tutela; pedidos de pensão ou reclamação de serviços não atendidos, por exemplo.

Este ano, o serviço estará disponível em Vila de Cava nos dias 3, 10, 17 e 24 de novembro e 1º e 15 de dezembro. Não haverá atendimentos de 20 de dezembro de 2014 a 6 de janeiro de 2015, período de recesso e manutenção do ônibus, além dos feriados e pontos facultativos.


SERVIDORES DE NOVA IGUAÇU RECEBEM DIA 1º

SERVIDORES DE NOVA IGUAÇU RECEBEM DIA 1º
O  pagamento dos salários dos servidores de Nova Iguaçu, referente ao mês de outubro, estará disponibilizado neste sábado, dia 1º. A folha de pagamento, de cerca de R$ 50 milhões, beneficia os servidores ativos, inativos, pensionistas, contratados, comissionados e concursados da administração direta e indireta. Também estão incluídos funcionários da Emlurb, Previni, Fenig, Codeni e Hospital da Posse. 

Estrada Real do Comércio a 1ª Estrada Aberta do Brasil para transporte de grãos

Minha última excursão à Estrada em 2009 (direita em uniforme camuflado) a 1.200 metros de altitude.
Da pra ver o calçamento "Pé de Muleque" feito pelos escravos sob o comando do Coronel Engenheiro Conrad Jacob Niemayer
Estrada Real do Comércio
O que sobrou do Porto Iguassú
Por Wandemberg
Série: De Certa feita...
A Estrada Real do Comércio pode ser considerada como a 1ª Estrada Aberta para Transporte de Grãos do Brasil, ou, ainda, mais especificamente, como a 1ª Estrada do Café no Brasil. Todo café cultivado no “Alto Paraíba”, bem como nas cidades que margeavam o Rio Paraíba do Sul, que tinha destino a portos europeus, em especial à Inglaterra passava nas serranias de Tinguá pela Estrada Real do Comércio fazendo conexão em portos do Rio Iguassú (nove ao todo), principalmente, no Porto de Iguassú. 

O Porto Iguassú, provavelmente, era o mais bem apetrechado dentre os demais portos do Rio Iguassú - era cercado por grande número de armazéns que garantia a vida útil aos produtos que, atravessavam a serra no lombo de burros e, aguardavam seu momento para embarque nos navios, protegidos das intempéries. 

Para Conhecer 
Os que queiram visitar o que sobrou da Estrada e do Porto de Iguassú encontrarão os dois no bairro Iguaçu Velho (aqui em Nova Iguaçu - RJ), mais precisamente, no Sítio do Sr. Alan. O porto do Iguassú não fica situado à beira do rio Iguassú, como seria de se supor, e, sim no referido sítio. De um alagado saía o riacho Lava Pé, que enveredando pelo Córrego Mangangá, ia ter no Rio Iguassu, que não é mais rio e sim um canal, dada as mudanças que sofreu no final do século XIX em função da, fatídica, 'Cólera Mórbus' que dizimou grande parte da população local, sobretudo, dos afro descendentes, já nos dias finais da escravatura no Brasil. 
Faluas
Para combater a doença resolveu-se acabar com o ‘serpenteamento' do leito do rio, que facilitava à insalubridade, transformando-o em um canal. As embarcações de maior porte ao tramitar a mercadoria aguardavam no Rio, enquanto as 'Faluas' (barcos de fundo chato impulsionada por longas varas de bambu que os barqueiros usavam como alavanca dando impulso ao encostar sua base ao fundo do córrego de curta 'lâmina' d’água.   
Por sinal a Estrada começa nas proximidade do Porto. Em 1858 perdeu sua importância em função da criação da Estrada de Ferro Dom Pedro II.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

MPB no TopShopping

David Paiva
MPB no TopShopping
O TopShopping preparou uma animada programação musical para agitar o palco do shopping. Nesta quinta-feira, dia 30 de outubro, às 19 h, o cantor David Paiva realiza um show de voz e violão repleto de sucessos da MPB. A apresentação acontece na praça de alimentação, no segundo piso. A entrada é gratuita!

O TopShopping está localizado na Av. Governador Roberto Silveira 540, Centro – Nova Iguaçu. Telefone: (21) 2667-1787.

Programa do Crack desafia alunos a escrever livro sobre prevenção às Drogas

A superintendente de Prevenção ao Uso de Drogas e Outras Situações de Risco, Aline Medeiros, com o material da Editora ZIT que foi entregue aos alunos contendo informações sobre as drogas
Vangi Souza, autor do livro “Um Tirano Chamado Fumo”, compartilhando suas experiências com os estudantes
Por: ASCOM Fotos: Alziro Xavier
Programa do Crack desafia alunos a escrever livro sobre prevenção às Drogas
Alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental das 42 escolas municipais de Nova Iguaçu receberam nesta sexta-feira, (24), no auditório Silvio Monteiro, a notícia de que terão a oportunidade de serem escritores pela primeira vez. A iniciativa tem a ver com o Programa de combate às Drogas, “Crack, é possível vencer!”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Governo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Os 42 alunos selecionados pela unidade escolar terão a oportunidade de registrar o seu olhar sobre a prevenção às Drogas, ajudando na pesquisa, na escrita e na coleta do material. O livro será produzido através da parceria entre a Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu e a Editora ZIT.

Para que os estudantes entendam como funciona o processo da criação de um livro, no dia 5 de novembro eles irão à Editora ZIT, em Bonsucesso, acompanhados dos professores. Para a superintendente de Prevenção ao Uso de Drogas e Outras Situações de Risco, Aline Medeiros, esta é uma oportunidade para esses adolescentes. “Eles vão nos ajudar muito com a disponibilidade e o envolvimento para criação deste material. Nosso objetivo maior é que ele sirva como pesquisa e volte para as escolas”, comenta a superintendente.

Durante este encontro, além de saber do novo desafio que terão à frente, alunos de 10 a 15 anos puderam expressar de diferentes formas o que pensam sobre as drogas: “A droga é uma escolha”, “Precisam investir mais em nossas talentos para tirar o foco das coisas ruins”, “Falta incentivo”, “A família precisa cuidar mais”. Ao final do debate, eles ainda puderam ouvir as experiências compartilhadas pelo autor do livro “Um Tirano Chamado Fumo”, Vangi Souza.

Para o estudante Antônio Pedro da Escola Municipal Professor Iramar da Costa Lima Miguel, a palestra foi uma oportunidade para expor suas opiniões. “Eu amo a minha escola por proporcionar a nós atividades como essa”. Precisamos de projetos que melhorem a vida das pessoas”, comenta o estudante.

Dada a largada para os alunos, o livro será lançado em 5 de dezembro de 2014.

Lançamento do Livro do Padre Renato Chiera na ALERJ


Lançamento do Livro do Padre Renato Chiera na ALERJ
Dia: 04/11/14. Horário: 11 horas. Local: ALERJ
End.: Palácio 23 de Julho, Rua Dom Manoel, s/nº - Praça XV - Centro, Rio de Janeiro – RJ

Por que ler: As “cracolândias” estão surgindo como uma das atuais chagas das metrópoles brasileiras, ante as quais os poderes públicos não sabem como agir. Fenômeno entrelaçado com a exclusão social, tráfico de drogas, marginalização e violência, as muitas tentativas de abordagem dos dependentes do crack – dispersão, internação forçada, “cercadinhos” etc. – têm sido muito mais “faxinas” e paliativos do que solução.

Há dois anos, Renato Chiera visita semanalmente algumas “cracolândias” no Rio de Janeiro. De sua convivência com os drogados nasceu um trabalho que visa a ir à raiz do problema, a ser uma presença – de amor, inclusão, oportunidades – naquele ambiente.

O livro: Renato Chiera narra sobre o trabalho que desenvolve junto às “cracolândias” do Rio de Janeiro, em especial a da Favela de Manguinhos e ao longo da avenida Brasil. Depositário das confidências de adolescentes, jovens e adultos dependentes do crack, muitas delas retratadas no livro, o Autor identifica as possíveis causas do fenômeno em carências de amor e afeto familiar dos “cracudos” e a exclusão violenta deles, avalia as atuais políticas públicas para enfrentá-lo, faz uma reflexão sobre como a sociedade e a Igreja lidam com ele e propõe um caminho, percorrido e abalizado pela instituição que ele fundou, a Casa do Menor São Miguel Arcanjo.

Público: políticos, agentes sociais, líderes das Igrejas e público interessado no tema em geral.

 O autor: Renato Chiera (1942- ), sacerdote italiano que adotou a Baixada Fluminense como sua terra, há mais de trinta anos dedica-se à causa dos meninos de rua. Atua numa comunidade da periferia de Nova Iguaçu (RJ). Fundou, com apoio de uma vasta rede de solidariedade, a Casa do Menor São Miguel Arcanjo, que tem como objetivo assegurar a crianças e adolescentes de rua o efetivo exercício do direito à vida, à dignidade e à plena cidadania. É autor de Filhos do Brasil (1996) e Presença (2008), publicados pela Editora Cidade Nova

Lançamento: O livro será lançado, em 04 de Novembro de 2014, às 11h00, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), com uma conversa do Autor com o público sobre sua experiência nas “cracolândias”.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Centro de Nova Iguaçu ganha novas mudas de árvores

Ao todo, foram plantadas nove mudas de oiti na região do shopping a céu aberto

Por: ASCOM Fotos:Thiago Loureiro
Centro de Nova Iguaçu ganha novas mudas de árvores
A Secretaria de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente de Nova Iguaçu iniciou, nesta terça-feira (28-10), o replantio de mudas nas principais ruas do Centro. A primeira foi a Luiz Guimarães (antiga 13 de Maio), que recebeu nove mudas de oiti, medindo cada uma 4,5 metros de altura. A iniciativa faz parte do projeto Cidade Mais Verde, que é coordenado pela Superintendência de Áreas Verdes.
O superintendente de Áreas Verdes, Luney Martins, explicou que um dos objetivos do replantio de árvores é reduzir o calor no Centro da Cidade. Ele destacou que as mudas foram plantadas na área do shopping a céu aberto. “No total são 33 mudas. As outras 24 serão colocadas aos poucos. Quero enfatizar que as árvores não irão atrapalhar os letreiros das lojas”, disse.

Luney Martins informou ainda que está sendo feito replantio também em outros bairros como: Metrópole, Vila Nova, Jardim Iguaçu, Santa Eugênia, Bairro da Luz, Monte Líbano, Jardim Tropical e Rodilândia. Nestes locais as mudas são de espécies como pata-de-vaca, ipê amarelo, aroeira e sibipiruna, entre outras.

O secretário municipal de Urbanismo, habitação e Meio Ambiente, Giovanni Guidone, revelou que,  em menos de dois anos de governo, foram plantadas cerca de cinco mil mudas até agosto. “Mais 20 mil deverão ser plantadas até o final de 2016”, resumiu Guidone.

O morador que desejar mudas de árvores para replantio pode fazer o pedido pelo email sav.pcni@gmail.com ou pelo telefone 3770-5990.

Lei permite inspeção de clientes a cozinhas de bares, restaurantes e hotéis em Nova Iguaçu

ASCOM
Lei permite inspeção de clientes a cozinhas de bares, restaurantes e hotéis em Nova Iguaçu
O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, tornou obrigatória desde o dia 24 de outubro, a visitação de clientes à cozinha e dependências de bares, restaurantes, hotéis e similares, aos seus clientes e usuários. O texto aprovado é o de lei número 4.430, de autoria do vereador Carlão Chambarelli.

A exemplo da cidade do Rio de Janeiro, partir de agora, os estabelecimentos que servirem alimentos em Nova Iguaçu ficam obrigados a permitir todo e qualquer usuário a conhecer as dependências do estabelecimento onde sejam preparados e armazenados os alimentos destinados ao consumo e comercialização.

A visita, que deverá ser realizada durante o horário de funcionamento, só será permitida para um cliente por vez, na companhia de um funcionário do estabelecimento. Não é permitida a manipulação de objetos e alimentos.

Para Jean Clark, proprietário do restaurante Siri, a lei está mais que aprovada. “Nós já abrimos nossa cozinha há anos para quem quiser ver como trabalhamos. Se está tudo certo, não há o que esconder. Acho importante trabalhar com transparência. Dessa forma, conquistamos ainda mais a confiança dos nossos clientes”, avalia o empresário.

Para maior visibilidade, os estabelecimentos deverão fixar, no mínimo, uma placa com os dizeres: “Nossa cozinha e suas dependências estão franqueadas à sua visitação”. As placas devem ser instaladas junto à porta de acesso principal ou nos acessos onde as refeições são servidas de forma visível, com objetivo de incentivar a prática.

Essa obrigatoriedade já é prevista em lei em vários municípios do Brasil. Se for aprovada pelo Congresso e sancionada pela Presidência da República, passará ter validade em todo território nacional.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Bornier comemora vitória de Pezão em Nova Iguaçu

 Bornier discursa ao lado dos filhos Felipe (E) e Fávia (D), destacando as realizações de Pezão
 Militantes e  aliados acompanharam atentos no comitê o resultado da votação

Por:ASCOM Fotos:Charles Souza
Bornier comemora vitória de Pezão em Nova Iguaçu
O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier (PMDB), se reuniu na noite de domingo com militantes do partido e aliados para comemorar a vitória e a reeleição do governador Luiz Fernando Pezão. Quando o resultado foi anunciado, o comitê do governador, na Avenida Barros Junior, foi só festa.
Desde as primeiras horas da manhã, militantes do PMDB – e da coligação que reunia mais 17 partidos -  se reuniram no comitê e se mobilizaram para acompanhar o desenrolar da eleição no município.

Ao fim da eleição, Nelson Bornier retornou ao comitê para agradecer aos militantes e colaboradores, destacando que a parceria com o governador Luiz Fernando Pezão irá continuar. O prefeito salientou que o governo estadual investiu muito em Nova Iguaçu em obras de infraestrutura, como a pavimentação de mais de 600 ruas e o apoio na construção de 11 clínicas da família. “Fico feliz com a vitória do Pezão, pois é uma pessoa sensacional e que tem dado um tratamento especial a Nova Iguaçu e à Baixada Fluminense. Já estamos em fase de começar a construção de três viadutos, que irão melhorar a mobilidade na cidade. O governador irá construir também um batalhão de Polícia Militar no bairro Marapicu, às margens da Estrada de Madureira”, finalizou Bornier, destacando ainda que Pezão já prometeu iniciar ainda este ano as obras do Complexo de Guandu 2, que irá acabar com a falta d’água na Baixada Fluminense.

De acordo com Bornier, o Complexo de Guandu 2 irá melhorar a qualidade de vida da população, que há anos luta contra  a falta d’água na região. “É um compromisso do governador e confio na sua palavra. A população pode acreditar porque Pezão irá honrar a boa votação que teve no  município”, arrematou Bornier, ao lado dos filhos Felipe (deputado federal reeleito com mais de 100 mil votos) e Flávia, do pai Nelson, da irmã Rosa, de secretários e vereadores.

Bornier diz que melhoria na saúde pode superlotar unidades médicas de Nova Iguaçu

Por:Geraldo Perelo Foto:Alziro Xavier
Bornier diz que melhoria na saúde pode superlotar unidades médicas de Nova Iguaçu
O prefeito Nelson Bornier manifestou “enorme apreensão” com o risco de ocorrer grande procura de pacientes de municípios vizinhos para as unidades de saúde de Nova Iguaçu. Ele disse que a revitalização do Hospital da Posse e do PAM da Dom Walmor, a reabertura da Maternidade Mariana Bulhões, a inauguração de 19 Clínicas da Família, em pelo andamento, além da entrega de UPAs municipais e Unidades 24 horas, podem ter o atendimento de qualidade prejudicado, se houver superlotação provocada por pacientes de outros municípios.

O desabafo, diante do secretário estadual de Saúde, Marcos Misafir, foi feito neste fim de semana, em tom dramático, durante a inauguração da Clínica da Família 24 horas, no bairro de Austin. Bornier lembrou que regiões vizinhas a Nova Iguaçu, a exemplo de Nilópolis, Mesquita, São João de Meriti, Belford Roxo, Queimados e Japeri, entre outros, enfrentam sérios problemas na área da Saúde.
“Não há hospital em nenhum lugar nestas regiões da Baixada Fluminense. Daqui a pouco (aqui) vai estar tudo bonito, vai vir todo mundo de Queimados para cá, e a Clínica (da Família) de Austin vai estar com superlotação. E aí, a gente vai começar a atender mal, porque virá muita gente de fora para cá”, previu.

Na avaliação do prefeito, Nova Iguaçu acaba pagando a conta sozinha. “Até porque, vejo que só nós estamos investindo no setor. Muita gente está se preocupando com outras coisas, esquecendo, no entanto, de investir em saúde”, observou.
O prefeito se disse ainda preocupado com o fato de estar inaugurando unidades médicas no que chamou de “pontas”, regiões que fazem limite com cidades vizinhas. É o caso, segundo ele, da Clínica da Família de Austin, que, localizada na Rua Coronel Monteiro de Barros, principal artéria de ligação com a cidade vizinha, facilita a migração para o município de pacientes residentes em Queimados.

Bornier citou ainda unidades médicas inauguradas recentemente no km 32, ao lado do município de Seropédica, bem como de Miguel Couto e Vila de Cava, que também podem atrair pacientes de Belford Roxo e Duque de Caxias, respectivamente, esta última cidade pela facilidade de acesso, através do novo Arco Metropolitano.
“Assim não dá, não vejo ninguém se mexendo, se movimentando. Vejo gente cruzando os braços. Isso me dá medo. A gente não aguenta mais. Não podemos tirar recursos (próprios) para investir em benefício de outros municípios”, deixou claro.

Bornier lembrou que a nova unidade, construída e equipada com o que há de mais moderno em matéria de equipamentos hospitalares, ao custo de R$ 2,8 milhões, tem que ser utilizada única e exclusivamente pelos moradores da região.
“Vamos continuar investindo cada vez mais no sentido de proporcionar à nossa população um atendimento cada vez melhor, tanto na área de capacitação profissional, quanto na aquisição de equipamentos indispensáveis para a manutenção da vida humana”, prometeu o prefeito.

Pezão Governador!

Por: Wandemberg
Pezão Governador!
Reconhecido por deixar um rastro importante de produção, impresso em pegadas gigantes de quem é 'Pé Grande',  pelas gestões em que passou
O mais bem recomendado, pela lógica da produtividade, dentre os candidatos a Governador do Estado, pelo histórico em fazer obras, como aconteceu em Barra do Piraí, quando prefeito, e, ainda, como assessor de governos do Estado (incluindo outras gestões, que não a ' Sérgio Cabral') ; por último a do próprio governo Sérgio Cabral, quando tirou o Arco Metropolitano do 'papel'!   Está eleito - Governador do Estado do Rio de Janeiro.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Nova Iguaçu sedia 7° Fórum de Ouvidorias da Saúde Pública do Rio de Janeiro

Por:Fernanda Rodrigues Fotos Everton Barsan
Nova Iguaçu sedia 7° Fórum de Ouvidorias da Saúde Pública do Rio de Janeiro
Ouvidores de diversas unidades públicas de saúde da Baixada Fluminense participaram do 7° Fórum de Ouvidorias da Saúde, realizado no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse), no dia 20/10.
O encontro teve como objetivo discutir novas técnicas de ação e trocar experiências bem sucedidas, aliando a atuação dos setores no atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para o secretário de saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Junior, as ouvidorias representam um papel fundamental na assistência em saúde, contribuindo nas ações que vêm sendo promovidas pelo prefeito Nelson Bornier na reestruturação da saúde iguaçuana.

  “As ouvidorias são um importante elo, entre a gestão e a população, ajudando a detectar possíveis falhas na assistência e melhorar a qualidade no atendimento. Nas Clínicas da Família, por exemplo, estão sendo instaladas urnas, onde a população pode relatar sua reclamação, sugestão e até mesmo elogio, recebendo uma resposta sobre o caso o quanto antes. A ideia é que toda rede de atenção básica do município também tenha esse canal de comunicação, que vêm nos ajudando a melhorar ainda mais a assistência em saúde das nossas unidades e também no Hospital da Posse”, garante.  

A coordenadora geral das ouvidorias de saúde do município de Nova Iguaçu, Roberta Titonel, ressalta que o encontro reflete a preocupação dos gestores em atuar intensivamente nas melhorias da saúde.

“Em alguns casos, as soluções ajudam não somente um paciente, mas outros que não chegaram a fazer o relato, mas vivem ou viveram a mesma experiência, positiva ou negativa. Por isso, a importância de manter uma atualização diária e uma ouvidoria atuante”, afirma, Roberta Titonel.

Para o diretor do Hospital da Posse, Joé Sestello, o diferencial é conhecer de perto as necessidades e procurar soluções rápidas. “As equipes de ouvidora e enfermagem do hospital realizam busca ativa na emergência e nas enfermarias, ouvindo o paciente, o acompanhante e até mesmo o funcionário. Os questionamentos são oficializados e com isso, as soluções para o caso passam a ser mais rápidas e eficientes. Além disso, disponibilizamos canais de comunicação pessoal, via email ou telefone, para facilitar e agilizar o acesso da população ao setor”, disse.  

  Participaram também do fórum, a ouvidora da Secretaria Estadual de Saúde, Márcia Lopes, o ouvidor geral da Prefeitura de Nova Iguaçu, Almeida dos Santos, e representantes das ouvidorias dos municípios de São João de Meriti, Belford Roxo, Itaguaí, Duque de Caxias, Japeri e Magé.


NIDH marca presença em feiras de estágio

Everton Barsan 
Assessoria de Imprensa
Repórter Fotográfico / Jornalista 
NIDH marca presença em feiras de estágio
Além de cadastrar os currículos dos estudantes, a psicóloga Maíra Andrade vai ministrar uma palestra sobre “Competências Emocionais” nesta quinta-feira na Universidade Uniabeu
A corrida por uma boa colocação no mercado de trabalho é uma tarefa que pode ser complicada, por isso, muita gente recorre às feiras, que selecionam estudantes para ocupar vagas de estágio e trainee. O Núcleo Integrado de Desenvolvimento Humano (NIDH) de Nova Iguaçu marca presença na feira de estágios da Universidade Uniabeu, que acontece nesta quinta-feira (23/10), em Belford Roxo. Além de contar com um stand em que os candidatos às vagas de emprego poderão deixar os currículos, a psicóloga e empresária Maíra Andrade vai oferecer a palestra "Competências emocionais- Saiba como controlar suas emoções".

De acordo com Maíra, a terapia individual ou em grupo é importante para auxiliar as pessoas e as empresas a manterem um ambiente de trabalho agradável e produtivo. “Com a terapia o indivíduo pode detectar e controlar as emoções. Também fazemos um trabalho voltado para as empresas no qual o objetivo é melhorar as relações interpessoais no grupo”, explicou.

Na última terça-feira (21), o NIDH esteve na feira de estágios da Universidade Estácio de Sá também com stand para cadastro de currículos. A estudante de psicologia Jessica Silva visitou o espaço. “Estou no primeiro período, mas minha meta é conseguir bons estágios logo no começo para adquirir experiência. Já estou de olho nas vagas que aparecem no mercado. Acho que o autoconhecimento é fundamental pra gente conseguir alcançar os objetivos e ter êxito independente da carreira que se escolhe”, opinou a estudante. 

A palestra na Universidade Uniabeu acontece nesta quinta-feira (23/10), às 19h. É gratuita e aberta ao público.

Para mais informações sobre terapias individuais e em grupo entre em contato com o NIDH:

Rua Otávio Tarquino, 410 sala 901
Via Ligth Metropolitan Empresarial
Centro Nova Iguaçu

(21) 2765 3824 / 3584 4786
contato@nidhumano.com.br


terça-feira, 21 de outubro de 2014

Feira de livros no TopShopping



Por: Aline Batista
Feira de livros no TopShopping
  Com o objetivo de incentivar a cultura na cidade de Nova Iguaçu, o TopShopping irá realizar, até o dia  30 de outubro, a feira de livros “O Mundo Fantástico da Leitura e dos Fantoches”.

  Na feira haverá livros infantis, infanto-juvenil, literatura brasileira, romances, ficção, biografias, saúde, culinária, jurídico e fantoches. Os preços variam de R$ 1,00 até R$ 30,00. O evento acontece no horário de funcionamento do shopping, na praça de eventos, no 1º piso.  A entrada é gratuita.
              
SERVIÇO:
Feira de Livros
Data: Até 30 de outubro
Horário: De segunda a sábado de 10h às 22h. Domingos das 12h às 21h.


O TopShopping está localizado na Av. Governador Roberto Silveira 
540, Centro – Nova Iguaçu. Telefone: (21) 2667-1787.

Nova Iguaçu é tricampeão iguaçuano no sub 17


Nova Iguaçu é tricampeão iguaçuano no sub 17
Nova Iguaçu FC 3 x 2 Colorado FC - CT do Nova Iguaçu ás 10:00 hs
Em um grande jogo disputado na manhã do último sábado no CT Laranjão, a equipe sub 17 do Nova Iguaçu FC conquistou o tricampeonato iguaçuano de futebol da categoria ao vencer pelo placar de 3 x 2 a excelente equipe do Colorado FC.

Os torcedores das duas equipes que compareceram em grande número para prestigiar a decisão mesmo sob um forte calor lotando as arquibancadas do Centro de Treinamento, vibraram bastante com cinco gols e belas jogados proporcionadas pela garotada.

O primeiro gol da partida saiu aos 23 min com Índio artilheiro do campeonato livre escorando para o fundo da rede adversária após vacilo da zaga do Colorado. O gol de empate aconteceu aos 29 min em um golaço Rafael marcando de bicicleta deixando tudo igual em 1 x 1. Mais aos 42 min Jonathan colocou o Nova Iguaçu em vantagem fazendo 2 x 1 placar do primeiro tempo.

O gol de empate do Colorado foi marcado por Brendon em bela cobrança de falta na entrada da área com a bola tocando ainda na trave antes de entrar no ângulo esquerdo do goleiro Matheus que se esticou todo mais não conseguir desviar a bola. O gol que deu o título ao Nova Iguaçu saiu aos 42 min em uma rápida jogada pela esquerda o zagueiro Lucas marcou o gol da vitória por 3 x 2 e do tricampeonato iguaçuano sub 17(2012,2013,2014).

Mesmo ficando com o vice campeonato, o Colorado FC merece todos os elogios pela excelente campanha em toda competição e grande equipe formada por atletas de ótimo nível técnico e disciplinar.

O Presidente do Liga de Desportos de Nova Iguaçu Luiz Carlos Pina, e o desportista Juarez Pereira entregaram as medalhas de vice campeão aos jogadores do Colorado FC, Juarez e passou as mãos também do jogador Weller do Colorado o troféu de vice campeão. O presidente Janio Moraes e o diretor Vitor Lima fizeram a entrega das medalhas aos campeões do Nova Iguaçu FC. O atacante Índio do Nova Iguaçu FC com 11 gols foi o principal artilheiro da competição, recebendo o troféu das mãos do Presidente da entidade Luiz Carlos Pina. O troféu de campeão iguaçuano de futebol sub 17 foi entregue aos atletas campeões do Nova Iguaçu FC pelo Presidente do Clube Janio Moraes.

O Campeonato Iguaçuano de Futebol sub 17 promovido pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu teve a participação de 26 equipes na temporada de 2014.

Ficha Técnica
Nova Iguaçu FC 3 x 2 Colorado FC
Local – Centro de Treinamento do Nova Iguaçu FC
Arbitro – Robson Pereira Martins
Assistente 1 – Jocelino Henrique de Melo
Assistente 2 – Michele Cristina Rodrigues
Cartão amarelo – Lucas e Thiago (Nova Iguaçu) e Crispim (Colorado).

Nova Iguaçu FC – Matheus, Eliel(Rafael), Igor, Lucas e Jonathas, Ian, Thiago (Abner), Luiz Carlos e João Pedro Lucas Galdino (Matheus Gabriel) e Índio (Alex). Treinador André Luiz Silva

Colorado – Matheus, Lucas, Weller, Crispim e Bruno(Jhonis), Daniel, Vinicius(Jonathas), Matheus e Brendon (Igor), Matheus Pelé e Rafael (Willian), treinador Eduardo Martins.

Campeonato Iguaçuano de Futebol Pré Mirim 9ª rodada dia 18 de outubro de 2014
Vila Operária FC 3 x 1 EF Vivendo em Graça - campo do Independência ás 9:00 hs
União EC 1 x 0 Esc. de Futebol Olé – CT do CFZ ás 15:45 hs
Nova Iguaçu FC 1 x 0 União Central FC - CT do Nova Iguaçu ás 15:45 hs

Campeonato Iguaçuano de Futebol Mirim 9ª rodada dia 18 de outubro de 2014
Vila Operária FC 2 x 1 EF Vivendo em Graça - campo do Independência ás 10:30 hs
União EC 2 x 2 Esc. de Futebol Olé - CT do CFZ ás 14:00 hs
Nova Iguaçu FC 1 x 2 União Central FC - CT do Nova Iguaçu ás 15:45 hs
EC Roge Mirim 0 x 9 Nova Iguaçu ´B´ - CT do Nova Iguaçu ás 8:00 hs
Heliópolis AC 0 x 1 Bayer EC - Estádio do Heliópolis ás 8:00 hs
EC Leões do Corumbá 6 x 2 Diante do Pai - campo do Sitio São José ás 11:00 hs
Galáticos FC 2 x 0 ARS Aymoré - campo do Independência ás 15:00 hs

Taça Cidade de Nova Iguaçu de Futebol sub 14 5ª rodada dia 18 de outubro de 2014
Rosa Branca FC 3 x 2 C Rancho Novo - campo do Rosa Branca ás 9:00 hs
Bayer EC 3 x 2 Netoçu FC - campo do Bayer ás 11:00 hs
5ª rodada dia 23 de outubro de 2014
Esc Futebol Olé x União Central FC - campo do Aliados ás 9:00 hs

Taça Cidade de Nova Iguaçu de Futebol sub 16 5ª rodada dia 18 de outubro de 2014
Rosa Branca FC 3 x 2 C Rancho Novo - campo do Rosa Branca ás 11:00 hs
Bayer EC 3 x 0 Netoçu FC - campo do Bayer ás 9:00 hs
Parque Ipanema FC 3 x 1 CE Testa Gol - campo do Parque Ipanema ás 13:00 hs
Palmares EC 3 x 0 Portuguesa FC - campo do Palmares ás 9:00 hs
AC Horizonte 0 x 0 Barcelona FC - campo do Horizonte ás 11:00 hs
Projeto Arte do Futuro 1 x 5 Heliópolis AC - campo do Volantes ás 13:00 hs

5ª rodada dia 23 de outubro de 2014
Esc Futebol Olé x União Central FC - campo do Aliados ás 11:00 hs

Campeonato Iguaçuano de Futebol Junior 10ª rodada dia 18 de outubro de 2014
Verdão 1 x 1 Barros FC - campo do Zenith ás 9:00 hs
Heliópolis AC 3 x 3 KMA FC – Estádio do Heliopolis ás 13:00 hs
Pavunense FC 2 x 2 Nilópolis FC - campo do Pavunense ás 10:00 hs
Diante do Pai 1 x 0 Misto FC - campo do Sitio São Jose ás 14:00 hs
Esperança FC 2 x 0 Esc Futebol Olé – campo do Esperança ás 13:00 hs

Campeonato Iguaçuano de Futebol 1ª Divisão 6ª rodada dia 18 de outubro de 2014
Tradição FC 1 x 4 Esperança FC – campo do Aliados ás 11:00 hs
Mirante 1 x 1 Morro Agudo FC– campo do Miguel Couto ás 10:00 hs
Cabuçu FC 2 x 0 AC Aliados - campo do Cabuçu ás 12:30 hs
Barros FC 0 x 4 Ferrari FC - campo do Barros ás 10:00 hs
EC Brasileirinho 1 x 5 BNH FC - campo do Brasileirinho ás 11:30 hs
ARS Aymoré 1 x 2 Raça FC - campo do Aymoré ás 11:00 hs
Esperança e Mirante se classificaram para quartas de final

Com a realização da 6ª rodada da 1ª fase, foram definidas as equipes classificadas para fase quartas de final do Campeonato Iguaçuano de Futebol 1ª Divisão promovido pela Liga de Desportos de Nova Iguaçu.

Na chave A se classificaram:
 1º Morro Agudo (16 pontos saldo 9);
 2º Raça (16 pontos saldo 5);
 3º BNH (15 pontos);
 e 4º Esperança (10 pontos);
 Ferrari e Aliados foram eliminados. 

Na chave B conquistaram as vagas:
 1º Tradição (10 pontos);
 2º Brasileirinho (9 pontos);
 3º Aymoré (7 pontos);
 e 4º Mirante (6 pontos);
 Cabuçu e Barros estão eliminados.

A 2ª fase quartas de final que será disputada em partidas de ida e volta nos dias 02 e 09 de novembro (no próximo domingo dia 26 de outubro não terá rodada devido ao 2º turno das eleições), com os seguintes confrontos:

Partidas de ida dia 02 de novembro de 2014:
Esperança x Morro Agudo - campo do Esperança
BNH x Raça – campo do BNH
Mirante x Tradição – campo do Miguel Couto
Aymoré x Brasileirinho – campo do Aymoré.

Com melhor campanha na 1ª fase, as equipes do Morro Agudo, Raça, Tradição e Brasileirinho jogarão com a vantagem de dois empates para chegar a fase semifinal do Campeonato Iguaçuano de Futebol 1ª Divisão de 2014.

Bornier transfere feriado dos servidores para o dia 31

Por ASCOM
Bornier transfere feriado dos servidores para o dia 31
 O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, transferiu para 31 de outubro o feriado do Dia do Servidor Público. Nesta data não haverá expediente nas repartições públicas, exceto para os serviços essenciais como saúde, coleta de lixo e Defesa Civil, entre outros. Tradicionalmente, o feriado é comemorado no dia 28.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

II Sarau da Juventude Viva é sucesso em Nova Iguaçu

Por: Claudia Maria Foto: Monica Jordão
II Sarau da Juventude Viva é sucesso em Nova Iguaçu
O evento aconteceu na Praça Santos Dumont durante o fim de semana e serviu para reunir artistas e o público. Foram várias horas de poesia, música e bom papo. O encontro é uma organização das Secretarias de Cultura, Assistência Social e Fenig. Além de mostrar os artistas da terra, o objetivo do Sarau é também de ocupar a Praça Santos Dumont. A intenção é que o local se transforme em um point de cultura onde as famílias possam se reunir para ouvir boa música, poesia e ainda ter acesso a uma biblioteca.

“Gostei muito. Antes tinha até medo de passar por essa praça. A ideia foi muito boa espero que continuem acontecendo encontros como esse”, ressaltou a estudante Tacila Avelar que costuma passar pelos arredores.  O evento contou com as participações dos músicos Bernardo LeGrand,  Bruno Santos, Guilherme Pinheiro, Myle MC, Vinicius Oliveira. “Tivemos a presença dos poetas iguaçuanos, coletivo Fulanas de Tal, Luiz Coelho Medina, Poeta e Professor de dramaturgia Guarnier, Lírian Tabosa grande poeta da cidade, Elizabeth Gomes e Eliane Gonçalves nossa querida contista”, informou Roberta Gomes, da Secretaria de Cultura.

Aconteceram ainda sorteio de CDS, do Átomo-Usal e livros dos poetas convidados, tenda de incentivo a leitura organizada, por Roberta Gomes Miranda, Elizabeth Gomes, Monica Jordão,e Kleber Luiz e Mariane Marques.Com títulos para todos os gostos. O fechamento ficou por conta do mestre de capoeira, Jamaica. Equipe de som César Renato. “É mais uma iniciativa desse governo que tem como uma de suas finalidades incentivar a Cultura no município”, resumiu o secretário de Cultura Wagner d’Almeida.

domingo, 19 de outubro de 2014

Comerciantes de Miguel Couto promovem festa no Dia das Crianças, com farta distribuição de guloseimas e brinquedos

Por: Wandemberg
Comerciantes de Miguel Couto promovem festa no Dia das Crianças, com farta distribuição de guloseimas e brinquedos
Mais um 'Dia das Crianças', mais uma vez os comerciantes Robsteny e Marquinhos, ambos  com atividades comerciais em Miguel Couto promovem um evento pra alegrar a petizada. Sorvete sob os auspícios da Sorveteria Tropical, cachorro quente, bolo, Refrigerante - servidos no pequeno 'Parque de Alimentação' montado de última hora, e, centenas de brinquedos distribuídos para crianças de todas as idades. No serviço familiares e amigos dos anfitriões!

"Que Deus ajude aos dois amigos que presentearam meu filhinho com uma bicicleta, meu marido está desempregado e não tínhamos, mesmo, recursos para dar um presente desse nível ao nosso moleque esse ano, por isso estamos muito agradecidos", disse Maria da Conceição residente no Bairro 'Forte'!