Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Sargento José Florencio Camara

















Por: Wandemberg Camara 
Foto: Sargento Camara recebendo das mãos do Oficial o troféu a que fez jus


ERMN realiza formatura do Curso de Código Morse e conta com a presença de Ex-Combatente

 
Natal, 27 de Outubro de 2011.
    A Estação Radiogoniométrica da Marinha em Natal (ERMN) realizou, na manhã do dia 27 de outubro, a Cerimônia de Encerramento do “IV Curso de Recepção e Transmissão de Código Morse”, presidida pelo Capitão-de-Corveta Eduardo Rabha Tozzini, que contou com a presença de militares da ativa e da reserva.


Além do formandos, foram homenageados o SO-RM1-CN João Gadelha Alves, idealizador e criador do curso, que se tornou referência entre as Estações Radiogoniométricas; e o 2ºSG-Ref-TL José Florêncio Câmara, que atuou embarcado durante as escoltas aos comboios que conduziram os Pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para Itália.
                           
    Sargento Camara
O Sargento Câmara nasceu no município de Ceará-Mirim/RN. Ingressou na Marinha do Brasil em 1938. Inicialmente, cursou Manobras e Reparos (MR), porém, anos depois, conseguiu realizar o desejo de cursar Telegrafia (TL). “Perdi oito anos de antiguidade para me tornar Telegrafista, mas não me arrependo. Realizei um sonho”, conta orgulhoso o Sargento Câmara.


Seu primeiro navio foi o Contratorpedeiro “Santa Catarina”. Ao longo de sua carreira, realizou três "Viagens de Ouro" e participou do Grupo de Recebimento do Navio-Hidrográfico "Sirius", no Japão.


                                      
O 2ºSG-Ref-TL José Florêncio Câmara, atualmente com 93 anos e há 51 na inatividade é o militar inativo mais idoso da área do Comando do 3º Distrito Naval. Leva a vida a escrever poemas, tocar teclado e cuidar de sua horta e seu pomar onde mora, no município do Natal/RN.


Depois de um dia a bordo da ERMN, participando de todas as atividades, o Sargento Câmara pronunciou com os olhos marejados: “Essa é a Marinha que eu sempre sonhei”, deixando para todos nós um exemplo de vida, dedicação e amor à nossa Marinha
Nota: O Sargento José Florencio Camara, que aos 93 anos vive em Natal - RGN (sua terra), viveu grande parte de sua vida em Miguel Couto - Nova Iguaçu - e, é pai do titular da Folha do Iguassú, Wandemberg Nascimento Camara. 

5 comentários:

Elizabeth Maria Câmara Sanches disse...

Realmente , o sargento José Florêncio Câmara é um show da vida!Se vivêssemos num país de primeiro mundo, certamente seria objeto de estudo!

Ruy Tecnocrata disse...

Espetacular ! Ver que seu Pai está ainda em plena forma e mostrando que não se tem idade para adquirir novos conhecimentos. Parabéns a Você por ter Seu Pai ainda na ativa ! Ruy Tecnocrata.

Aline Ebert disse...

Olá, pessoal! Poderiam entrar em contato comigo? aline@ninaflores.net Moro numa rua chamada Florêncio Câmara no RS e tenho curiosidade de saber se é em homenagem a esse senhor... Obrigada!

Unknown disse...

Meu avô é um exemplo de vida

Unknown disse...

Meu avô é um exemplo de vida