Páginas

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Escolas, creches e unidades de saúde 24h para mutuários do Minha Casa Minha Vida



Por: ASCOMFotos de Thiago Loureiro
Escolas, creches e unidades de saúde 24h para mutuários do  Minha Casa Minha Vida
        O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, e a secretária municipal de Ação Social, Cristina Quaresma, participaram na manhã desta quarta-feira (02), na Vila Olímpica da cidade, do sorteio das casas que serão ocupadas pelas 184 famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, no condomínio Residencial Cannes, no bairro Ipiranga.

         Os novos mutuários também puderam fazer cadastramento junto à Secretaria Municipal de Educação para garantir a matrícula de seus filhos. Eles deixarão agora os bairros de origem para estudar em colégios da prefeitura, no entorno do Residencial Cannes, ao longo do corredor da antiga Estrada de Madureira, onde passarão a morar.

     Foi o caso da viúva Terezinha do Espírito Santo, 64 anos. Ela já garantiu vagas para o casal de netos, que cursam o 6º e o 9º ano, respectivamente. “Estou muito feliz com um sonho de toda a minha vida, de um dia conquistar a minha casa própria e garantir o futuro dos meus netos”, festejou.

       Ana Lúcia da Rocha, 50, foi a primeira sorteada pelo prefeito Nelson Bornier. Ela vai ocupar, com mais três filhos, a casa de número 18, que já havia escolhido na semana passada, quando visitou o Residencial Cannes pela primeira vez. Moradora na comunidade de Exponig, no Cobrex, Ana se disse realizada. “É uma benção de Deus”, afirmou emocionada.

     Os novos mutuários passaram praticamente toda a quarta-feira no ginásio de esportes da Vila Olímpica cuidando dos preparativos, junto à prefeitura e Caixa Econômica Federal, para a entrega definitiva das chaves da casa própria.

     Receberam ainda a minuta do contrato da compra do imóvel, que assinarão no dia 10, com a Caixa Econômica Federal, e cópia da ata da eleição para a escolha do síndico do novo condomínio. Os mutuários têm ainda, até o dia 7, para vistoriar e pedir à empreiteira que faça reparos necessários nos imóveis.

    Os novos ocupantes do Residencial Cannes terão à disposição, no entorno do condomínio, 12 escolas públicas, 11 Postos de Saúde da Família, três CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), cinco creches comunitárias e um Conselho Tutelar, além de um batalhão da Polícia Militar, um pequeno Destacamento do Corpo de Bombeiros, que será construído com recursos da prefeitura.

    “A maior alegria para nós, que trabalhamos na área social, é ter um momento como este, agora, quando acontece o resgate da cidadania. Já vejo cada um de vocês dentro de sua própria casa, conquistando melhor qualidade de vida”, observou a secretária Cristina Quaresma.

     Ela anunciou ainda que os mutuários do Residencial Cannes terão direito também ao cartão “Minha Casa Melhor”, da Caixa Econômica Federal, para aquisição de mobiliário, eletrodomésticos, entre outros itens.

     “Vamos, então, fazer uma grande festa, quem sabe com um churrasco, para marcar este grande dia”, sugeriu o prefeito.

MAIS EDUCAÇÃO E SAÚDE
    Bornier disse aos novos mutuários do Residencial Cannes, que o seu governo vai acompanhar de perto a situação e cada família nos novos locais de moradias que estão surgindo com o advento do Minha Casa Minha Vida. O objetivo de sua preocupação, segundo explicou, é fazer com que nenhuma criança fique fora da sala de aula.

  “Onde houver necessidade, o Governo Municipal também vai disponibilizar condução para o transporte gratuito dos alunos”, garantiu o prefeito.

     “Desde que deixei o governo, há dez anos, nunca mais a cidade ganhou nem sequer um colégio público municipal. Agora, esse quadro de abandono na Educação mudou”, frisou, anunciando que inaugura ainda este mês a Escola Municipal Priscila Bouças Villa Nova, na Estrada da Lagoinha.

  Estão previstos ainda a entrega das escolas Franklin Boliva, em Rodilândia, e Ivani Vigne, em Cabuçu. Outras unidades estão sendo construídas no Parque Estoril, Corumbá, Grão Pará e Parque Boaventura.

    A cidade vai ganhar também novas Unidades de Emergência 24 horas, em Jardim Paraíso, Comendador Soares, Guacha (Austin), além de 11 creches, um delas na Logoinha, para atender também às mães do Residencial Cannes.

   Até setembro, serão entregues mais 628 imóveis, já apelidados de “casas francesas”, que formam ao lado do Cannes, os condomínios Mônaco, Chamonix e Nice, todos do Programa Minha Casa Minha Vida.

Nenhum comentário: