Páginas

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Alunos de Nova Iguaçu combatem drogas escrevendo livro

Prefeito Nelson Bornier e a coordenadora do programa “Crack é Possível Vencer” de Nova Iguaçu, Aline Medeiros, com o livro.
Por:Ascom Fotos:Alziro Xavier
Alunos de Nova Iguaçu combatem drogas escrevendo livro
 
A Prefeitura de Nova Iguaçu lança nesta sexta-feira (5) o livro “Fala tu”. Escrito por 45 alunos da rede municipal de ensino, o exemplar aborda em três capítulos o que os jovens entendem sobre prevenção e as ações que identificam que a unidade de ensino onde estudam desenvolve sobre o assunto. A atividade será realizada no Auditório K da Universidade Iguaçu (Unig), às 9h.
A criação do livro foi uma iniciativa inédita do programa do Governo Federal “Crack é Possível Vencer”, através da coordenação de Nova Iguaçu. Segundo a psicóloga Aline Medeiros, estudos identificaram que apenas palestras com informação de que o uso de drogas é prejudicial, não surtem efeitos com o público jovem. “O livro é um instrumento onde iremos aprender diretamente com o nosso público alvo e assim, vamos trabalhar a partir do que eles nos dizem”, avalia a coordenadora do Programa Crack é Possível Vencer de Nova Iguaçu.

Para o prefeito Nelson Bornier, é um prazer ver o programa desenvolvendo ações concretas no município. “Fico muito satisfeito em ver que estamos trabalhando para combater o uso das drogas na cidade. A partir deste livro, teremos uma literatura específica, de linguagem simples e objetiva, sobre o que é preciso ser feito para afastar nossos jovens do uso e dependência de entorpecentes”, avalia.

Os alunos que participaram da produção do livro foram selecionados pelas unidades de ensino que oferecem turmas do 5º ao 9º segmento. Um aluno de cada escola foi o interlocutor de toda unidade e coletou os dados que compõem o “Fala tu”. De acordo com os escritores, atividades prazerosas e diferenciadas como capoeira, grafite, dança, violão, teatro e aulas em período integral, são ações que “dão barato”, segundo linguagem abordada na obra, capazes de deixá-los longe do uso das drogas.

Com uma tiragem de dois mil exemplares, a distribuição será gratuita para as escolas e lideranças do governo e sociedade civil que trabalham com a prevenção de drogas.

 

Nenhum comentário: