Páginas

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Defesa Civil monta força-tarefa para emissão de certidões de residentes nas áreas afetadas pela chuva

Fila para atendimento na sede da Defesa Civil de Nova Iguaçu
O morador de Comendador Soares, Anderson Rodrigues, sendo atendido por um agente de Defesa Civil
Luiz Antunes atendendo as vítimas das chuvas
Por: ASCOMFotos: Charles Souza
Defesa Civil monta força-tarefa para emissão de certidões de residentes nas áreas afetadas pela chuva
A Secretaria de Defesa Civil de Nova Iguaçu montou uma força-tarefa para auxiliar os moradores da cidade que foram vítimas das chuvas de dezembro do ano passado e que precisam apresentar documentação na Caixa Econômica, para retirada do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Para ter direito ao benefício, é preciso apresentar nas agências bancárias uma certidão que comprove que o morador reside nas áreas afetadas pela chuva. A documentação é emitida pela Defesa Civil, que fica Rua Itacuruçá, nº 137, Centro de Nova Iguaçu.

De acordo com o secretário, Luiz Antunes, cerca de três mil atendimentos já foram contabilizados. “Estamos recebendo uma média de 300 pessoas, por dia. Coloquei 15 agentes atuando internamente e trouxe mais três computadores para agilizar o trabalho. Começamos a partir das 7h e só paramos quando a última pessoa vai embora. Esse benefício é oferecido para pessoas que trabalham, por isso, estendemos o período de atendimento para aquelas que só podem vir após o expediente. Para isso, até aos sábados e domingos estamos trabalhando”, explicou.

A Caixa Econômica Federal liberou a tabela de saque do para os trabalhadores em Nova Iguaçu, cadastrados através de Decreto Municipal da prefeitura. A ordem para a liberação do benefício acontece através da letra inicial do nome e o pagamento teve início no dia 20 de janeiro.

Os interessados adquirir a certidão devem levar na Defesa Civil a cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e informar um telefone de contato. Para Anderson Rodrigues, 33, poder sacar o benefício vai ajudar a reestruturar a sua vida e de sua família. “Na minha rua encheu tudo. Ao subir na laje, víamos colchões boiando como se fossem botes. Consegui a certidão bem rápido. Agora, preciso dar entrada no banco”, disse o divulgador, que mora em Comendador Soares.

Segundo levantamento da Defesa Civil de Nova Iguaçu, as chuvas castigaram 46 bairros, deixaram cerca de duas pessoas desalojadas e desabrigadas, e afetaram 382.089 pessoas. Seis agências da Caixa Econômica instaladas em Nova Iguaçu estão abrindo a partir das 8h30 para efetuar o atendimento. Para efetuar o saque, é preciso levar além da certidão, identidade, carteira de trabalho, PIS e comprovante de residência. Para mais informações, os trabalhadores podem entrar em contato através do telefone 0800 726 0101.

Nenhum comentário:

Postar um comentário