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quinta-feira, 2 de julho de 2015

Aprovado projeto que obriga montadoras de veículos a realizarem testes de impacto

Por: Paulo Cezar Pereira
Aprovado projeto que obriga montadoras de veículos a realizarem testes de impacto
 Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (30) Projeto de Lei 2976/11, de autoria do Deputado Federal Felipe Bornier (PSD/RJ), que obriga carros fabricados ou montados no Brasil, a passar pelo teste de impacto (crash test). A finalidade é comprovar a capacidade do automóvel em colisões e oferecer ao mercado produtos com maior segurança.
“Montadoras de veículos ignoram o mercado brasileiro que é o quarto maior mercado consumidor de carros do mundo. Em países como Europa e Estados Unidos, determinados carros fabricados aqui não são comercializados. O Brasil não pode ser esse submundo de venda de automóveis caros sem qualidade e sem segurança”, enfatiza Felipe Bornier.

 O deputado lembrou que acidentes de trânsito no país provocam, em média, 42 mil mortes, por ano. Em 2013, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou mais de 170 mil internações por acidentes de trânsito e R$ 231 milhões foram gastos no atendimento às vitimas. “Essas despesas poderiam ser consideravelmente reduzidas se os veículos fossem produzidos com maior resistência ou mais adequados ao modo de enfrentamento aos choques”.

 Quatro dos cinco carros mais vendidos do Brasil não conseguiram passar em testes de colisão independentes, segundo avaliação da Proteste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Todos os testes de impacto também mostram que Airbags e cintos de segurança fazem toda a diferença. A proteção para crianças também foi baixa. “Na verdade, muitas vezes as cadeirinhas não são compatíveis com os veículos e poucos modelos oferecem sistema de engate considerado realmente seguro”, complementou.

 Os crash tests serão executados e fiscalizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e tecnologia (Inmetro).
A matéria segue para análise do plenário.

Testes de Impacto
 De acordo com Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), organização americana sem fins lucrativos, os testes de impacto envolvem simulações de batidas frontal, lateral, traseira e capotamento. Uma batida frontal que atinge somente 25% da dianteira é o derradeiro de cada categoria e é nele que os modelos têm mais dificuldade de passar.
 “Os preços dos itens de segurança de veículos no Brasil são repassados para os consumidores, sendo assim, com aprovação desta proposta criamos responsabilidades às montadoras de apresentarem veículos mais seguros para população. Quem ganha é o consumidor brasileiro”, destaca Felipe Bornier.


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