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sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Baixada Fluminense: Educação com ética ganha força nas Escolas SESI para formar cidadãos conscientes

 Por: Joana Mineiro/ Foto Vinícius Magalhães
Baixada Fluminense: Educação com ética ganha
força nas Escolas SESI para formar cidadãos conscientes
 Jogo de tabuleiro, com perguntas e respostas que envolvem o combate à corrupção em situações do cotidiano dos jovens, é novidade nas unidades de Nova Iguaçu e Duque de Caxias
  A Escola SESI do Rio traz para a sala de aula o jogo de tabuleiro EduComÉtica, que tem como principal objetivo debater a ética a partir de situações que envolvem o cotidiano das crianças e dos adolescentes. Os alunos respondem a perguntas sobre como agir quando encontrar uma carteira de dinheiro perdida, receber um troco a mais no supermercado, presenciar um racha entre carros ou mesmo ver um amigo sendo vítima de bullying. A atividade vai impactar mais de 6.400 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das 17 unidades da Escola SESI do estado do Rio, entre agosto e dezembro deste ano. 
  Os alunos do 1° ano do Ensino Médio da Escola SESI de Duque de Caxias foram apresentados hoje (17/08) ao jogo na aula de Empreendedorismo. Amanhã será a vez das turmas do 8º e 9° ano do Ensino Fundamental participar da dinâmica no curso de Filosofia.  Na próxima semana, de 21 a 28 de agosto, as atividades estão previstas na Escola SESI de Nova Iguaçu. “A escola é uma das primeiras experiências de vida em sociedade, por isso é fundamental como espaço de fomento e aprendizagem sobre o combate à corrupção, especialmente neste momento em que o Brasil passa por uma crise não só econômica, mas principalmente ética”, explica a Coordenadora de Compliance e também do Comitê Executivo de Integridade do Sistema FIRJAN, Luana Pagani. “Corrupção não é só desvio de verbas públicas, mas todas as situações que envolvem a conquista de benefícios por meio de atos desonestos. O jogo é um canal interativo que apresenta justamente situações do dia-a-dia desses jovens que formarão a próxima geração de profissionais, empreendedores e políticos do país”, reforça Pagani.
  A experiência na Escola SESI de Caxias foi muito positiva, assim como a da unidade do bairro de Jacarepaguá, na capital, que fez atividades no início desta semana. “O jogo atrai a participação dos alunos e contribui na atuação de uma sociedade mais justa e honesta, para que escândalos como os atuais não se repitam no futuro. Por isso, as Escolas SESI estão investindo cada vez mais em ações neste sentido, promovendo uma troca entre professor e aluno”, enfatizou Marcília Picanço, coordenadora da Escola SESI Duque de Caxias. “Adotar atividades interativas sobre o tema da ética e da transparência é uma forma de despertar o engajamento dos alunos e formar cidadãos mais conscientes no futuro”, destacou pedagoga da Escola SESI Nova Iguaçu Fernanda Divino.

Programa de Integridade é ação do Sistema FIRJAN de combate à corrupção
 O jogo “EducomÉtica” faz parte do Programa de Integridade, uma iniciativa do Sistema FIRJAN que reúne um conjunto de ações de combate à corrupção e de promoção da integridade, ética e transparência. Além da atuação nas Escolas SESI, o programa contempla outras ações de compliance, como análise de riscos, monitoramento e capacitações dentro e fora da organização, reforçando a aplicação efetiva dos códigos de conduta ética e incentivando a comunicação de irregularidades. O objetivo é detectar e sanar desvios e atos ilícitos praticados contra o interesse público, da indústria e da própria FIRJAN.
 Destinado a colaboradores, gestores, fornecedores, prestadores de serviço e associados da FIRJAN, o Programa de Integridade tem o combate à corrupção como seu principal pilar de atuação. A corrupção aumenta a incerteza dos agentes econômicos; dificulta o acesso aos mercados internacionais de crédito; abala a confiança no governo; corrói os padrões éticos dos cidadãos; cria desigualdade de renda e desestabiliza a economia, sendo fator de fechamento de empresas e postos de trabalho.

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