O grande Jornalísta Antonio Daniel de Melo e família |
Por Wandemberg(seu discípulo)
Morre Antonio Daniel de Melo
Os familiares e amigos de Antonio Daniel de Melo sofreram, hoje, duro golpe, e, com profundo pesar anunciam seu falecimento.
O enterro se dará amanhã dia 18 às 10 horas no Cemitério de Nova Iguaçu
Um Precursor da Folha do Iguassú
Eu, hoje, editor da Folha do Iguassú, atribuo minha iniciação à imprensa a este grande cidadão iguaçuano: jornalista, professor, gráfico...
No final dos anos 80, juntos, lançamos o 1º jornal de Miguel Couto. Seu nome Tribuna de Miguel Couto. Tinha um pequena gráfica no centro de Miguel Couto, quando precisei fazer um trabalho em linotipo (composição à chumbo) e me dirigi a uma gráfica maior em Nova Iguaçu. Lá conheci o gerente, Antonio Daniel de Melo. Após ser atendido, Toninho, conforme era mais conhecido, me deu um jornal de presente(Gazeta Fluminense). Gostei muito da diagramação e do formato do jornal e fiquei sabendo que ele era o dono. Com a revelação bateu em mim a curiosidade e resolvi fazer algumas perguntas ao rapaz:
a) Era muito difícil fazer um jornal daquele nível?
- Pode ser difícil ou não, depende, em 1º lugar, de arranjar publicidades, respondeu.
b) Quantas publicidades?
-Umas dez.
c) De qual valor?
- Vinte cruzados ou cruzeiro novo, não me lembro ao certo.
Antes que viessem à minha cabeça outras perguntas, logo antecipei: Isso é mole. Fui mais longe, ainda! Quer ser meu sócio?
-Sim, mas vamos colocar o Everaldo (o dono da gráfica) na chave.
-Concordei.
Dia seguinte voltei lá com 20 publicidade, todas de Miguel Couto. Assim começamos a Tribuna de Miguel Couto, onde Toninho fazia quase tudo. Eu praticamente só aprendia!
A Tribuna de Miguel Couto foi o embrião da Folha do Iguassú.
Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página clique na seta ao lado da página.
Nenhum comentário:
Postar um comentário