Páginas

domingo, 9 de outubro de 2011

GOLFE COM CHICLETE

Por: Wandemberg


De certa feita povoou minha mente uma dúvida atroz. Chiclete teria alguma coisa a haver com golfe? Para falar a verdade, até poucos dias atrás, eu não sabia! Agora sim! Tem muito! Tem tudo! Pelo menos quando as aulas de golfe são ministradas para crianças pobres e residentes numa das áreas mais carentes de Nova Iguaçu, nos confins de Santa Rita, por um sonhador conhecido por Beto Chiclete!
Beto chiclete nos parece um desses anjos que Deus coloca num local desprovido de quase tudo, e, esquecido pelos poderes públicos, para levar uma réstia de luz para a comunidade. Em sua vida aprendeu a fazer uma coisa – golfe- conhecimento que faz questão de repassar á criançada (sem ônus) em um descampado de piso irregular próximo onde mora, embora ele próprio reconheça – não é nenhum Tag Wood - o gênio americano do esporte.
Tudo que sabe sobre golfe, Chiclete, aprendeu na condição de cadie no Gávea Golfe Clube. Cadie é uma espécie de escudeiro que durante os embates presta assistência ao jogador pegando bolas e carregando os bastões em uma bolsa tipo mochila, mais cumprida que a normal.
No Brasil, é bom que se diga o esporte só é praticado por uma minoria da elite, mas é esporte Olímpico e seria bom que se popularizasse, antes das Olimpíadas, prestes a acontecer no Rio de Janeiro.
Impressionou-nos o carinho com que Beto Chiclete, que já foi citado em importantes revistas e em matérias de jornais e televisão, trata as crianças, tendo como apoio próximo apenas sua esposa e seu filho e, a obstinação com que se empresta a luta, sempre deixando claro que o objetivo maior é tirar as crianças do ‘nada e, dar a elas um meio de vida esportiva num ambiente fecundo.
Após fazermos á matéria Chiclete fez questão de nos convidar a ir a sua humilde residência onde nos ofereceu um lanche. Para terminar deu um taco de golfe(usado) e uma bola para cada um de nós.
Pensei que enquanto existirem pessoas como Beto Chiclete, dispostas a passar para outras o que aprendeu de melhor na vida, o mundo ainda não estará perdido!
Não sei de onde tira tanta fé e esperança para ‘tocar’ seu projeto e deixar elevada a auto estima da criançada, mas sei que um brasileiro como o tal do Beto Chiclete valeu a pena ter conhecido.

Nenhum comentário: