Pezão ‘mata’ o sonho das barcas na Baixada
Infelizmente, o ineficiente governador Luiz Fernando Pezão, um dos piores da história, depois de Cabral, claro, vetou dia 18 desse mês de julho, o projeto do deputado Dica que tramita pela ALERJ desde 2012, tendo sido aprovado no mês passado, que pede a ligação por via marítima dos Municípios do Rio de Janeiro e Magé com Duque de Caxias. Dessa forma o Governador adia por tempo indeterminado um ideia interessantíssima que, além do Município de Caxias, poderia beneficiar outros municípios da Baixada Fluminense, como Nova Iguaçu, Belford Roxo...
Projeto Caxias |
Todos aguardavam com ansiedade a ‘Estação das Barcas de Caxias’, e, surpreendentemente, o Governador “abre de lona” conforme nos diz antigo adágio popular popular!
As barcas de Duque de Caxias poderão beneficiar Nova Iguaçu
No passado Nova Iguaçu, Caxias e mais alguns municípios que hoje compõem a Baixada Fluminense, eram uma 'coisa' só. Antes, a Freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Iguassú; depois, Vila de Iguassu; mais tarde, Maxambomba; por último, Nova Iguaçu. Aos poucos foi havendo os apartes e Caxias foi um dos primeiros a se emancipar. Nos primórdios, para se chegar a essa região, o ‘caminho’ era o Rio Iguassú, que hoje é canal e deu nome a nosso blog e a esse jornal - On Line.
Mês passado publicamos a louvável iniciativa do Prefeito de Caxias, Washington Reis (esse Prefeito já provou que é um grande gestor), na luta que provavelmente chega a seus derradeiros dias, para trazer as barcas, como as que há anos ligam Niterói e Paquetá à Praça XV, na cidade do Rio de Janeiro, para iniciar uma nova via marítima de transporte ligando agora, também, Duque de Caxias.
Rio na Europa |
ARCO METROPOLITANO
Com o Arco Metropolitano inaugurado, e, ainda, na expectativa da - Estação das Barcas de Caxias - ser construída, a possibilidade para tal realização num futuro bem próximo se potencializou e coloca Nova Iguaçu, à reboque para se beneficiar da promissora iniciativa de nosso vizinho. Basta agora o Prefeito Rogério Lisboa, querer entrar na briga, se entender desde já com quem de direito, e criar um projeto dando 'concessões' às linhas de ônibus interessadas, para levar, quando a estação for inaugurada, via Arco Metropolitano, passageiros até a futura estação de barcas de Caxias, para 'pegarem' a barca para a Praça XV, usando, claro, o bilhete único. Com certeza isso serviria para desatravancar bastante o trânsito caótico da Avenida Brasil e levar, em no máximo 50 minutos, passageiros à Praça XV* e para incrementar o turismo na aprazível região: Tinguá, Xerém, Rio D’Ouro, Jaceruba.
* Ou para a ‘futura’ estação do Armazém 18.
Armazém 18 |
********************************************************************************
Tecnologia de Ponta
Nenhum comentário:
Postar um comentário