Páginas

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Projeto forma 50 jovens para o mercado de trabalho

Wanderson da Silva Santos fez o curso no Cras. O jovem sonha agora com uma oportunidade no mercado de trabalho
Cinquenta alunos participaram do curso e receberam o certificado no Cras do Valverde
Por: ASCOM Fotos: Charles Souza
Projeto forma 50 jovens para o mercado de trabalho 
            Cinquenta alunos  participaram, nesta terça-feira (05-08), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Valverde, da formatura do curso do Projeto Jovem Alerta, cujo objetivo é facilitar a participação e a inserção de jovens no mercado de trabalho. O próximo curso será realizado em setembro, no Cras de Miguel Couto.
            Durante o curso, os jovens foram divididos  em dois turnos e participaram de encontros temáticos desenvolvidos uma vez por semana. A secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu, Cristina Quaresma, explicou que o curso, que conta com a parceria do  Centro de Integração Empresa-Escola  (CIEE), é importante para os jovens, pois muitos deles ainda não entraram no mercado de trabalho. “Eles aprenderam, por exemplo, a fazer um currículo e como se comportar em uma entrevista. No mundo globalizado, as pessoas com boa formação conseguem entrar no mercado de trabalho. Os jovens nunca devem parar de estudar, muito pelo contrário: precisam sempre se aperfeiçoar. Essa parceria entre a Prefeitura e o CIEE, que conta com o apoio dos pais, é fundamental para darmos o pontapé inicial na inserção dos jovens no mercado de trabalho”, concluiu.

Cristina Quaresma destacou que O Projeto foi uma das Primeiras ações do Programa Juventude Viva de Nova Iguaçu. Em sua maioria, os alunos participantes são de famílias atendidas pelos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). 

            Atualização permanente. Esse foi o conselho que o  superintendente do CIEE, Paulo Pimenta, deu aos alunos do curso segundo ele, os jovens vão enfrentar um mercado de trabalho competitivo. “Estudar é muito importante. Hoje vocês deram um pequeno passo que será muito importante na vida. Todos alunos do curso já estão cadastrados no CIEE e podem fazer até 43 cursos online para enriquecer mais o currículo. Nos próximos dias deveremos encaminhar alguns alunos do Cras Valverde para encaminhá-los às empresas para incluí-los nos programas de aprendizagem e estágio. Aos poucos a vida dessas pessoas irá mudar. A Prefeitura de Nova Iguaçu tem sido uma excelente parceira neste projeto”, arrematou.

Redução de homicídios contra jovens negros
O projeto Jovem Alerta é um desdobramento do Seminário de Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra que definiu em seu plano municipal a busca de parcerias para o desenvolvimento de projetos para a Juventude mais vulnerável de Nova Iguaçu. Com o objetivo de gerar oportunidades para os iguaçuanos reduzindo os números de homicídios de jovens, principalmente dos negros. Nova Iguaçu é a 20ª cidade do país e 3ª do Estado com o maior número de homicídios de jovens negros.

Durante as 27 horas de curso, os alunos participaram de oficinas com os seguintes conteúdos programáticos: saúde sexual e reprodutiva, gravidez na adolescência, participação e direitos, refletindo sobre drogas, juventude e trabalho (motivação, planejamento de carreira/postura profissional, como montar um currículo atrativo), projeto de vida, cadastro dos jovens/banco de dados e montagem de formatura.

         Morador do bairro Valverde, o estudante do terceiro ano do ensino médio, Wanderson da Silva Santos, 17 anos, disse que ficou sabendo do curso através da sua avó, que é atendida no Cras do bairro. “Aprendi muita coisa aqui que irei levar para a minha vida profissional”, resumiu o jovem, que pretende entrar em universidade para fazer o curso de geografia ou administração de empresas.

Nenhum comentário: