Sessão solene homenageia os artesãos de Nova Iguaçu
O número de mulheres e homens que hoje garante seu rendimento financeiro através do artesanato, em Nova Iguaçu, aumenta a cada ano. São pessoas de saberes adquiridos de suas gerações passadas, ou de outras formas, com habilidade para dar e vender. A Câmara Municipal de Nova Iguaçu homenageou a todos nesta manhã (27), durante sessão solene em comemoração ao Dia Municipal do Artesão. Idealizado pelo presidente da Casa, vereador Rogério Teixeira Junior, Juninho do Pneu, o projeto agora é lei (4.667/2017) e faz parte do calendário oficial da Cidade. “Nosso objetivo com esta proposta foi dar maior visibilidade a estes artistas e garantir que seu trabalho seja realizado de forma digna e justa”, afirmou Juninho, lembrando-se da história de sua família, formada por agricultores e feirantes, e do grande esforço para ter uma vida com os direitos respeitados.
Eunice, Dinha, Carla, Miguel, Juninho, Marcelo, Ana e Adriana |
Com representantes de vários grupos de artesãos, a mesa que conduziu a cerimônia contou com a presença, além de Juninho, do vice-presidente da Câmara, vereador Marcelo Lajes, e de Miguel Ribeiro, de Ana Mello Mentrop e Dinha Pinheiro, coordenadoras do Espaço Athelier da Ajuda; Eunice Calixto, do grupo Arte na Praça; Carla Martins, do ‘Vai Ter Arte na Praça; e de Adriana Rodrigues, do Athelier da Ajuda. Carla Martins, há 19 anos trabalhando com artesanato, se emocionou e agradeceu o momento: “Somos muitos e queremos mesmo ser reconhecidos. É preciso muito amor no coração e talento para se dedicar a esta profissão”. Adriana Rodrigues contou um pouco de sua experiência de vida, dizendo que viu no artesanato uma forma de ajudar financeiramente no orçamento doméstico e ao mesmo tempo dispor de tempo para cuidar de seu filho pequeno.
Elisabeth Monteiro: mostrando produtos de primeira qualidade |
Thiago Pereira, diretor da CMNI, interpretou um texto antigo, de autor desconhecido, em homenagem ao Dia 19 de março, Dia do Artesão, onde uma citação do filósofo Platão é lembrada: “As produções de todas as artes são tipos de poesias e seus artesãos são todos poetas”.
A vereadora Renata da Telemensagem participou da entrega das moções, ao lado do presidente Juninho. Uma próxima sessão solene já está sendo organizada, num espaço maior que a Câmara, para que os mais de 500 artesãos, até hoje cadastrados no programa da prefeitura, possam ser parabenizados pelo belo trabalho que vêm realizando, levando o nome de Nova Iguaçu a patamares de qualidade em sua produção artística.
********************************************************************************
Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas
Nenhum comentário:
Postar um comentário