Páginas

terça-feira, 23 de abril de 2019

Dia de São Jorge na Igreja de São Jorge



Por: Wandemberg
   Dia de São Jorge na Igreja de São Jorge
   Dia 23 de abril, foi dia de São Jorge o 'Santo Guerreiro' que, suponho, dentre seus iguais, seja o mais popular na opinião do povo brasileiro. Aqui em Nova Iguaçu, na Igreja que leva o nome do Santo, durante os dias que circundam essa data, são missas e mais missas, uma atrás da outra, cada qual mais cheia de gente com a camisa vermelha timbrada com a fisionomia do Santo, em sua constante luta contra o dragão que simboliza o mal sendo expurgado pelo guerreiro Jorge da Capadócia. Sem falar no foguetório que durante esse período, já nas primeiras horas do dia, promove um barulho ensurdecedor e enfumaça os céus do Município inteiro, fazendo esvoaçar bandos e mais bandos de pombos e pardais.
'Amigo é coisa pra se guardar dentro do peito'...
   Legal que as ruas mais próximas à igreja são tomadas por fiéis; pelos barraqueiros e camelôs, que vendem guloseimas; quadros do santo; fitas alusivas; e, principalmente, cocadas, muitas cocadas, cocadas de todas as cores e tons... 
Saudades de Marotte!
  Encontro de amigos
     A festa pode ser considerado, ainda, um momento anual que se tornou, com o passar dos tempos, um verdadeiro encontro de velhos amigos . Nesse ano de 2019, por exemplo, um amigo e intransigente devoto do santo faltou pela 1ª vez à Festa e sua ausência deixou saudades: Foi um outro Jorge 'xará' do santo, mais conhecido pelo sobrenome de Marotte que, provavelmente, hoje se encontra no "Astral Superior" ao lado do zeloso Santo Guerreiro!

Nenhum comentário: