Páginas

terça-feira, 30 de julho de 2019

Estariam vendendo nossa água á preço de ouro aqui em Nova Iguaçu?

    Por: Berguinho
    Tão logo o Presidente Jair Messias Bolsonaro assumiu o Governo se dignou de imediato a tomar providencias no sentido de combater à falta d'agua no nordeste. Assim, uma das primeiras medidas adotadas por Bolsonaro, foi disponibilizar verbas na ordem de 82 milhões de reais, somente para a região conhecida como agreste pernambucano, terra onde nasceu o maior corrupto/mentiroso que se tem notícia na história mundial - Lula - região onde mesmo depois  do seu filho mais famoso(Lula) governar a nação, continua a reinar a pobreza, a aridez da seca e a exploração absurda da falta d'água, por aqueles que sempre ganharam dinheiro promovendo a falta d'água por lá ao mesmo tempo em que apareciam como solução do problema ao vender água (em 'caminhões pipa') para os municípios. 
      Com a iniciativa do governo, dezenas de municípios do nordeste já começam a ingressar numa era protagonizada por uma nova realidade - a abundância de um dos elementos mais importantes para a vida. O combate aos oportunistas de plantão, que por muitas décadas faturaram com a falta d'água, não ficou tão somente no agreste, o Presidente Bolsonaro, se dignou ainda, a providenciar à perfuração de poços em outras regiões do nordeste, e até, a usar máquinas de dessalinização vindas de Israel, para tornar potável água insalubre, e, iniciar um basta na exploração ignominiosa feita naquela região do Brasil, pelos abomináveis vendedores de água, que segundo consta são políticos, que viveram até aqui da exploração da "Seca". 
      Na verdade o novo Presidente quer mesmo, doa a quem doer, é acabar de uma vez por todas com a seca que há anos impinge ao Nordeste um triste e patético vaticínio: o de maior polo de pobreza do País! Tal iniciativa do Governo Federal, faz surgir uma grande perspectiva de progresso na agricultura daquela região que, segundo os mais importantes especialistas, detém uma terra riquíssima em termos de fertilidade! Não por acaso, o mesmo candidato que a despeito de ser eleito, teve seu menor índice de votos na eleição pra Presidência da República no nordeste, no momento que retorna à região, é acolhido entusiasticamente e dispõe, hoje, de número bem maior de simpatizantes que há época do sufrágio nas urnas.

  O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão?
  Em Nova Iguaçu e adjacências água vendida tal qual no Nordeste?
  Se no nordeste a água se encontra em camadas bastante profundas do solo, no sudeste não é bem assim, muito pelo contrário, chove muito e o índice de umidade é bastante acentuado, e, assim sendo, existe muita água acumulada no subsolo, não havendo assim a mínima possibilidade de justificativa de faltar água. O que nos causa estranheza é que de uns anos para cá, principalmente, durante o inverno, tambores de água são locados ou vendidos e entregues nas residências, como insumos, enquanto, com muito menos frequência a água chega em grande parte das torneiras do bairro em que moro. Será que estamos nos tornando um nordeste? Quem explora a venda de água? Da onde vem essa água? Por quê, os 'governos' do município de Nova Iguaçu, que abastece com água toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, inclusive às favelas, não garante água para todos os iguaçuanos?  A diferença até onde sei é que lá no Nordeste á água é entregue por 'caminhão pipa' e aqui ela chega em tambores de 20 litros. A pergunta que não quer calar! Por quê essa mesma água não chega às casas via torneira, conforme antigamente, uma vez que sabemos que essa água não vem de fora. Será que estão nos aplicando o mesmo golpe aplicado há décadas ao povo nordestino? O que acham? Será que estou sendo imponderável?
   Tal fenômeno, provavelmente, tenha sido espelhado dos péssimos exemplo dos exploradores históricos da região nordestina. Será que o Nordeste vai virar Sudeste e o Sudeste vai virar Sertão? Bem, pelo menos aqui em Nova Iguaçu, onde desde os final do século XIX jorra à água que abastece à torneiras da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, agora falta água em diversos bairros, sem que nenhuma providencia, deveras efetiva seja tomada, por Prefeitos e Governadores. 

       O fato é que por aqui, as reclamações são muitas, em Miguel Couto, por exemplo, desde que se inaugurou um Buster (casa de bombas d'água), nunca mais a água chegou nas Caixas D'Água com o fluxo de antigamente. A diferença nossa pro nordeste é que no Nordeste a água chega em 'caminhão pipa', em Nova Iguaçu, por exemplo, chega em tambores a 10 reais em média ou em garrafinhas a 2 reais! Socorro Bolsonaro!    

"Brasil Acima de tudo!"

Nenhum comentário: