Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Baixada parou para ver craques sêniores

Por: Berguinho

A ideia dos mentores do - Veteranos da Baixada - de promover um encontro futebolístico entre seniores que, ao longo do tempo, viram seus nomes repercutirem de alguma forma na região, veio, em bom momento, como um paliativo contra às dores produzidas pelo Covid, que está indo embora, mas 'entristeceu' à Baixada ao ceifar algumas vidas em sua passagem por aqui! Serviu, ainda, como é de praxe em seus eventos, para angariar alimento para serem doados aos mais necessitados, e para exaltar o 'amor ao próximo' de atletas que deixaram seus lares para participarem deste congraçamento que só o futebol pode promover! Cada um desses heróis, de ambas às equipes, que vieram aqui tendo como maior objetivo a filantropia pós covid, tem uma história de vida bonita para contar e, de certo, nessa oportunidade, mais uma página será acrescentada em seu histórico.  Nem todos puderam se apresentar, mas mostraremos, abaixo, à lista de atletas convidados, 

Convidados: Wagner Goleiro (Botafogo), Waldek (Flamengo), Carlos Alberto (Flamengo - Cruzeiro), Zedilson (America), Nenem (Campo Grande - Rio Branco), Malaquias (Mesquita), Augusto (Fluminense), Joel (Mesquita), Leandro(Fluminense - Palmeiras), Emerson (Porto), Evandro(Flamengo, Juventude), Pitita (Mesquita, Caldense), Kiquinho (Botafogo), Ailton(América-Bahia), Danilo(Goiás), Celsinho(Campo Grande), Gilson (Bangu), Marcinho(Botafogo), Claudio(Flamengo, Palmeiras), Zinho (Flamengo- Grêmio- Palmeiras)

Na falta de espaço para mostrar o histórico de cada um desses 'jovens senhores', vou contar trecho restrito da vida de dois deles 

Você sabia que o Claudio começou sua brilhante carreira no Miguel Couto?                      

O Claudio, por exemplo, participou pela primeira vez de uma competição federada, aqui no Miguel Couto. Veio indicado pelo 'saudoso' incentivador do futebol iguaçuano Manoel Robalinho, pessoa ao qual o futebol iguaçuano ficou muito a dever! Quando Claudio chegou, veio para a equipe de juniores do clube, que estava sob minha responsabilidade. Predestinado, com menos de um mês no 'Miguelão', o treinador da equipe profissional o requisitou para se juntar aos profissionais, ao ver sua atuação contra a seleção de Gana( juvenil), aqui mesmo em nosso campo, que se preparava no Brasil para o campeonato mundial da categoria. O Claudio 'cresceu' assustadoramente e foi parar no Flamengo, após passar por uma equipe Mineira e, se não me engano, pelo Bangu, indo depois para o Palmeira e, se a falha de memória proveniente da idade não estiver me enganando, para o São Paulo. Mais tarde, após 'pendurar' às chuteiras, virou empresário e segundo consta mandou muito craque para a Europa.    

 E o gigante Zinho?                                                                                                                                  

O Zinho, campeão do mundo, é outro iguaçuano ilustre que dispensa comentários. Nessa feita, veio à Miguel Couto trazer um pouco de alegria para o nosso povo! Entrou em campo, saiu, me pareceu, com um princípio de contratura muscular. Já fora das quatro linhas atendeu pacientemente aos fãs que queriam uma foto ao seu lado e irradiou a simpatia inerente aos grandes ícones! Ademais, se tornou um nome 'mundial'. Parou de jogar futebol, mas logrou tornar-se um dos maiores comentaristas esportivo da televisão Brasileira. Não vou me alongar, posto que, o Brasil inteiro está farto de saber quem é o nosso valoroso Zinho!    

Observação: O "Encontro de Veteranos da Baixada Fluminense", que tem seus eventos realizados nos primeiros domingos de cada mês, no Estádio Joel Pereira - campo do E.C. Miguel Couto - tem suas normativas  e funciona da forma que se segue: 1º) Oração ministrada no campo por um membro do grupo, com atletas devidamente uniformizados; 2º) Jogo de futebol ou treino, após a oração ministrada; 3º) pós jogo, quando a cúpula homenageia, com diploma peculiar, alguém que de alguma forma, seja atleta ou diretor, prestou ou presta serviço relevante ao futebol, independente da agremiação que proceda; 4º) 'Conversa Fiada' - momento de confraternização onde colocamos nossa conversa em dia; 5º) Comes e Bebes - ato contínuo ao item anterior é o momento de comermos e bebermos alguma coisa, porque, afinal de contas, jogador de futebol aposentado (amador ou profissional) não é santo e, ademais, "saco vazio não para em pé"! Já dizia o inesquecível jornalista Nelson Rodrigues!.

Impossível descrever à nossa alegria quando nos descobrimos num evento como esse: ao revermos amigos de jornadas passadas, ...ao estarmos diante de ídolos e ícones autênticos, ...ao percebermos à alegria estampada no semblante e nos olhos das pessoas, ...ao sentirmos os influxos mentais de altíssima positividade, ...enfim, na verdade, voltamos a ser um bando de crianças, isso sim!!!... 

                                                                                                                     Gratidão e Forte Abraço!    


Um comentário:

Ruy Reis disse...

Pois é Berguinho, vc comentou com maestria essa reportagem desse grande encontro de futebol de veteranos. Parabéns ao E.C Miguel Couto por proporcionar essa alegria imensa de confraternização entre esses ex atletas que tem muitas histórias para contar da vida.