Ali no 'Maciço do Tinguá' em Nova Iguaçu, nasce o 'Rio Iguaçu' |
O Rio Iguaçu - Iguassú - Iguazú
Formado por muitas cachoeirinhas e fermentado na acidentada vertente Sul, da "Serra dos Caboclos"(Maciço do Tinguá), desce o Rio Iguassú. As cachoeirinhas são: 'Caboclos', Sabino, Boa Vista e Colonia, além de menos volumosos 'filetes d'água'. 'Caboclos' porque, nestas nascentes, se refugiaram idosos, mulheres e crianças, fugidos da guerra terminada em 1567. Na Baixada (Fluminense) - o Rio que deu nome ao nosso Município - no ponto conhecido como 'Marambaia', terminava a navegabilidade, porque este Rio foi sendo explorado a partir de sua 'barra'(Baía Guanabara ou baía do Rio de Janeiro) . A partir da Marambaia busca o rumo Leste, recebendo em suas margens, vários afluentes, sendo, os principais, os que descem das áreas serranas, o Utum e o Pilar, ambos, outrora, também navegáveis. Por ocasião das 'cheias' (Verão), com transbordamentos, alagamentos, extensos terrenos formando brejais e pântanos. O Tupinambá designava estes bolsões de 'água parada', de 'Ipueiras'(O que não é mais, água corrida') ou ('O que já foi água'). Excelentes viveiros para os ovos da mosquitada.
John Luccok ( Notas sobre o Rio de Janeiro), onde esteve de 1808 a 1818, anotou: 'O Iguazú é um belo rio, largo, profundo que corre por um leito extraordinariamente meandroso'. E mais: 'Após ter remado por mais sete horas à fio' - e ter ultrapassado o 'convento beneditino'(Fazenda de São Bento) 'alcançamos o Porto dos Saveiros, assim denominado por causa de dez a quarenta toneladas de carregamento, que até esse ponto sobem o Rio Iguazú, para ali receberem os frutos trazidos por canoa ' . 'Seguimos então o hábito estabelecido, trocando nossa lancha por uma canoa, na qual atingimos a ponte de Marambaia ao cabo de uma rota aborrecida de outras seis horas'.
Em 1858, com a inauguração da ferrovia, por Maxambomba, a navegação pelo Rio 'Iguazú' passou a ser 'coisa do passado'.
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas
********************************************************************************
Tecnologia de Ponta
Nenhum comentário:
Postar um comentário