Páginas

sábado, 24 de outubro de 2020

O segundo tutor de D. Pedro II nasceu em Nova Iguaçu




Por: Berguinho
   Nova Iguaçu e a baixada Fluminense tem uma história 'riquíssima'. Para desvendá-la, contou-se com a abnegação de alguns historiadores, sendo que o 'maior' de todos, a meu modo de ver, foi o saudoso Ney Alberto, que, nasceu, se não me falha a memória, em 1941 no Hospital Iguassú, e, partiu de volta à Pátria espiritual em junho de 2012. Em sua trajetória no planeta, o iguaçuano, descobriu em nossa região até 'múmia'; fez revelações dobre o 'Tinguaíto', material vulcânico encontrado em Tinguá às bordas de um vulcão extinto, e nos fez um grande número de revelações históricas e geográficas. Sem falar nos demais municípios da Baixada, Nova Iguaçu com a história que tem, me dá vazão à indagar às autoridades da "Educação": - Por quê a literatura de historiadores como Ney Alberto, não é inclusa no currículo das escolas do Estado, do município ou da Baixada Fluminense?

  Vou usar a oportunidade, para mostrar a história, desvendada pelo Saudoso Ney Alberto, de um 'lorde' (em todos os sentidos) iguaçuano, que tem muito professor de história, que não sabe que o ilustre cidadão nasceu em Nova Iguaçu! 

    Texto de Ney Alberto: "Manuel Ignácio de Andrade Souto Maior nasceu em Marapicu (5 de maio de 1782). Ainda adolescente foi para Portugal, onde concluiu o Curso de Humanidades. Na capital do Reino seus tios eram influentes personagens (João Pereira Ramos, Desembargador do Paço; Francisco de Lemos de Faria Pereira Coutinho, Bispo de Coimbra). Manuel tentou ingressar na conceituada Universidade local, mas foi, por força da legislação, obrigado a fazer parte do serviço militar. Volta ao Brasil (Rio de Janeiro) envergando a patente de Coronel. Presta serviço ao Regimento de Guaratiba e, depois, comanda o de Irajá.

   Em 1819(3 de maio), por serviços prestados, Dom João Seis(VI) concede-lhe o título de Barão de Itanhaém. Dom Pedro, o primeiro, em 1826 (12 de outubro), dá-lhe o título de Marquês.
   Dom Pedro Primeiro abandona o Trono (abdicação). Seu filho, na menoridade, não pode assumir. O Brasil é governado por Regentes. A educação do futuro Rei foi entregue à responsabilidade do conceituado José Bonifácio. Este, acusado de tramar a volta de Pedro Primeiro, foi destituído da tutoria do menino. A Regência, então, entrega a Itanhaém, a 15 de dezembro de 1833(nomeação por Decreto), a responsabilidade de educar o pré-adolescente.
À época do nascimento de Manuel Ignácio, a Freguesia de Nossa senhora de Marapicu, na Baixada de Sepetiba, não fazia parte do município de Iguassú. A exemplo de outros personagens, Itanhaen sempre foi considerado um ilustre iguasssuano. Existiu em Cabuçu, uma escola pública exibindo seu nome. O educador do nosso segundo Rei foi esquecido."

Nenhum comentário: