Páginas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Thiago Portela, Nelson Bornier e o bom censo

Por Claudia Maria
O vereador Thiago Portela e o deputado federal Bornier reuniram-se com o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, e o diretor do Instituto, Romualdo Rezende, responsável pelo Censo de 2010 no Estado do Rio de Janeiro. Na pauta da reunião, realizada na sede do Instituto e com duração aproximada de duas horas, os números do Censo de 2010 para Nova Iguaçu.
Inicialmente, Thiago Portela e Bornier apresentaram aos executivos um estudo em que utilizaram números do próprio IBGE, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), do TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) e da Fundação Cide (Centro de Informações e Dados do Rio de Janeiro).
Neste estudo, os parlamentares demonstraram que o percentual de eleitores em relação à população total de Nova Iguaçu mantém-se desde o ano 2000 na média de 59%, e que, por ela, a nossa população seria de 925.085 habitantes em 2010. Já pelo número oficial do IBGE, teríamos 795.282 habitantes, ou seja, nossa cidade teria nada menos do que 69% de eleitores em relação à população total, fugindo completamente da média histórica.
Defendendo o trabalho do Instituto, o presidente Eduardo Nunes argumentou que o número médio de filhos vem diminuindo nas famílias de Nova Iguaçu, de 3,94 em 1991 para 2,88 em 2010, o que se reflete no número de crianças matriculadas nas escolas, que foi de 131.752 em 2008 e caiu para 125.245 em 2010.
Contra argumentando, Bornier informou ao Presidente que o número de nascimentos não caiu em Nova Iguaçu, e sim o de registros, uma vez que, por falta de maternidades, os filhos de Nova Iguaçu nascem e são registrados no Rio de Janeiro, em Japeri e Paracambi, principalmente. Além disso, Thiago Portela lembrou que o número de alunos nas escolas não caiu por falta de alunos, mas por falta de vagas nas escolas, uma vez que não foram construídas novas escolas para atender à demanda.
Decididos a não permitir que Nova Iguaçu pague por eventuais erros cometidos pelos recenseadores, Thiago Portela e Bornier lembraram ainda as perdas que Nova Iguaçu poderia ter, não apenas em relação ao FPM (Fundo de Participação dos Municípios), mas também em relação ao Teto Financeiro de Vigilância em Saúde, que é fixado pelo Ministério da Saúde a partir dos números do IBGE.
Pressionado pelos parlamentares e seus argumentos, o Presidente do IBGE admitiu a possibilidade de erro no Censo de Nova Iguaçu, e disse que isto poderá ser comprovado através da verificação do Cadastro Imobiliário da cidade, que contém os números de imóveis cadastrados em cada bairro de Nova Iguaçu.
. Em decorrência, Thiago Portela, em audiência com a prefeita Sheila Gama e a Comissão de Geografia e Estatística da Prefeitura, solicitou os dados do Cadastro Imobiliário de Nova Iguaçu. Nesta ocasião, o vereador ficou impressionado com o ótimo trabalho realizado pela Comissão, com fartura de dados e muito bem fundamentado.
De acordo com o Cadastro Imobiliário, existem em Nova Iguaçu 328.522 unidades cadastradas, número este que, multiplicado por 2,88 (que o IBGE julga ser a média de habitantes de cada de Nova Iguaçu), resultaria em uma população de 946.143 habitantes.
De posse destas novas informações fornecidas pela prefeita Sheila Gama, o vereador Thiago Portela e o deputado federal Bornier exigirão, na próxima reunião com o presidente do IBGE, a revisão nos números do Censo 2010 para Nova Iguaçu.

Nenhum comentário: