Páginas

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Semana da Árvore: alunos plantam mudas no Parque Municipal de Nova Iguaçu

Aluna Ana Paula Dias plantou simbaíba e alertou para a necessidade de cuidar mais da natureza
A guarda ambiental Taciane Lopes despertou a curiosidade dos alunos falando sobre bichos e plantas

Por:ASCOMFotos: Charles de Souza
Semana da Árvore: alunos plantam  mudas no Parque Municipal de Nova Iguaçu
Quarenta alunos do Ciep Municipalizado Pixinguinha, do bairro KM 32, visitaram nesta terça-feira (23-09) o Parque Municipal de Nova Iguaçu, que está situado em uma área de 11 km quadrados . Os estudantes caminharam por uma trilha e plantaram espécies como ipê e simbaíba. A iniciativa da Secretaria de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente faz parte das comemorações da Semana da Árvore. A programação continua amanhã (24-09) com a visita de alunos da Escola Municipal Professor Newton fazendo um plantio simbólico no campus da PUC/RJ.

A subsecretária de Meio Ambiente, Gertrudes Nogueira, explicou que o parque está aberto todos os dias, mas por causa do baixo nível da água nas cachoeiras, as visitas precisam ser agendadas. Das 6h às 7h as caminhadas no local são permitidas.

            Logo na chegada ao parque os alunos se encantaram com a diversidade de espécies de árvores e com os micos pulando de galho em galho. Recepcionados pela subsecretária de Meio Ambiente, eles visitaram a sede do parque e ouviram atentamente as explicações da guarda ambiental Taciane Lopes, que falou sobre a utilidade dos morcegos e de outros bichos. “Vocês sabiam que o remédio de pressão que a vovó toma é feito com o veneno da jararaca, que é uma serpente? A denominação cobra serve apenas para a Naja”, comentou.

            Responsável pelo Projeto de Educação Ambiental no município, Margareth Terra destacou que durante as visitas os alunos participam de uma trilha de 1.200 metros e encontram espécies de árvores como embaúba e pau-brasil, por exemplo, além de animais como bicho-preguiça. “O parque foi fundado em 5 de junho de 1998 e tem 12 cachoeiras, sendo que a Véu de Noiva é a maior, com 52 metros”, disse o diretor Edgar Martins.

            Professora de Ciências do Ciep Municipalizado Pixinguinha, Camila Venturini Suizani, enfatizou que os alunos estavam ansiosos e passaram vários dias falando do passeio. “Essa visita é importante para eles, pois sentem o contato direto com a natureza. Os alunos passam também a desenvolver a consciência ambiental”, explicou.

            Depois de ouvirem as explicações da guarda ambiental Taciane Lopes, os alunos seguiram para uma área onde plantaram mudas de árvores. Estudante do oitavo ano, Andreza do Carmo, 15, gostou do passeio. “Muito bom o contato com a natureza. Plantei uma muda de ipê e a batizei de Josefina. Vou voltar daqui a alguns anos e ver como ela evoluiu”, finalizou, ao lado dos colegas Caio de Oliveira e Ingrid Pinheiro, ambos de 14 anos.

            Concentrada no plantio da muda de simbaíba, Ana Paula Duas, 13, caprichou no trato da planta. Mesmo tímida, ela garantiu que a visita lhe proporcionou mais conhecimentos sobre o meio ambiente. “Devemos cuidar da natureza e plantar mais árvores”, resumiu.

As escolas podem agendar visitas pelo telefone 3770-5990

Nenhum comentário: