Páginas

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Mistério no sítio nos confins de Rio D'Ouro


                                                      Estação de Rio D'Ouro - anos 50

                 Foto de Namiro



 Por: Berguinho -  Nova Iguaçu - RJ - Brasil - 
De Minas para Nova Iguaçu 
De certa feita, há cerca de 'sessenta e tantos' anos atrás, Namiro, que hoje é aposentado e morador de Miguel Couto, deixou Minas Gerais e veio morar com a família no Estado do Rio de Janeiro, mais precisamente no bairro Moquetá, aqui, mesmo, no município de Nova Iguaçu. Foi quando seu pai, de nome Joaquim, conheceu um comerciante que, por coincidência, também se chamava Joaquim. 

Tão logo se certificou da honradez e da experiência no trato com as coisas da terra do Joaquim ‘mineiro’, o Joaquim ‘comerciante’ fez ao 'xará' uma proposta para que ele fosse tomar conta e morar com a família em um sítio seu, que distava cerca de uma hora(andando - à pé) da estação de Rio D’Ouro! 

Após conhecer o local a família se encantou e, de pronto, o velho deu a palavra final aceitando a proposta do comerciante. “É muita sorte um local como este estar sem caseiro, comentou um dos filhos!”. Com efeito, pelo menos para os que não conhecessem mais amiúde o local, tinha sentido a observação. 
 
Era o próprio paraíso na terra. Até o limite do olhar humano, fartura e beleza ressaltavam-se naquele local. A começar pelo viço da horta, passando pelo pomar repleto de coloridas frutas, um riacho de água translúcida abalroado por carás, piabas, bagres, traíras e outros peixes mais, e, ainda, para diversificar quaisquer cardápios, um imenso - cercado de tela,  tendo ao centro o galinheiro, onde galinhas caipiras se misturavam às d’angolas, patos, marrecos e perus, ...sem falar nos plantéis de ovinos, caprinos e suínos, hospedados ao largo... 

Um pouco mais distante – a sinuosidade das serras do - Alto Tinguá - tintadas pela mãe natureza nos mais variados tons de verde da Mata Atlântica, tinha encontro obrigatório com o magnífico azul do céu que, se durante o dia ganhava claridade ao ser banhado pela luz do Sol, durante às noites despoluídas daqueles tempos via sua abóboda aveludada em intenso azul contrastar fortemente com o brilho ofuscante de milhares de estrelas, que salpicavam o céu como se fossem punhados de cintilantes diamantes evidenciando a grandeza insondável do infinito. 

Mal sabiam, porém, que não obstante toda aquela maravilha, coisas estranhas, muito estranhas, aconteciam com frequência naquele distante pedaço de terra. Coisas que acabaram por deixar perplexos os membros daquela prole familiar.
                                  ***

Alvoroço -
"Eu era ainda uma criança quando fomos morar naquele sítio em Rio D’Ouro. Toda a vez que lembro desse episódio chego a ficar de cabelo em pé" - disse Namiro apontando o dedo indicador em riste para o antebraço arrepiado! Pelo alvoroço dos cães ladrando no terreiro, achamos que algum animal selvagem houvera invadido o sítio. Meu pai, sem perda de tempo, carregou a espingarda calibre 12 com ‘poder de fogo’ suficiente para derrubar um ‘dinossauro’ e, tendo eu e meu irmão a segui-lo, se dirigiu para o local da balburdia. De certo, fosse qual fosse o animal invasor estaria em apuros, até porque, o velho era considerado exímio atirador conforme ficara comprovado tempos atrás nas matas mineiras, por isso imaginei que, logo logo, o couro do bicho estaria esticado na parede, ou servindo de tapete no piso tosco da ampla sala, a molde de decoração."

"Ao chegarmos ao local da algazarra, verificamos que aos poucos nossos cães foram se aquietando. Agora o alvoroço se dava no sítio ao lado e os latidos vinham da matilha do 'vizinho', certamente a fera teria ultrapassado os limites da propriedade. Mas como poderia, se a cerca que limitava os dois sítios era, por assim dizer, uma extensa ‘muralha’ de intransponível espinheiral? Nada, nem ninguém, teriam como transpô-la em curto período de tempo. Para intrigar ainda mais nossas mentes, os cães de nosso sítio voltaram a atacar. A algazarra agora era alternada – em alguns minutos se dava em nosso território, em outros na propriedade ao lado.

Sob as ordens de papai, nos acocoramos por trás de uns arbustos e aguardamos que o motivo de toda aquela balburdia surgisse em nosso campo visual. Para buscar mais precisão no momento do tiro, o ‘velho’, ‘descansou’ , estrategicamente, o cano da ‘12’ na forquilha de um arbusto por trás do qual se atocaiara e ficou pacientemente no aguardo. A sorte do ‘bicho’ estava lançada!    

Já se iam alguns minutos quando para nosso espanto, eis que, surge bem a nossa frente uma figura do tamanho de um homem, tendo a cachorrada toda em seu encalço. Ao determo-nos em sua silhueta e movimentos, o pavor tomou conta. Meu pai nem tanto, porém eu e meu irmão, sim! Aquela coisa não era humana, também não poderia fazer parte de animais pertencentes à fauna do planeta. Fosse lá o que fosse, deslocava-se saltitando propulsionado pelas patas traseiras e usando as dianteiras apenas como base para apoiar-se ao chão. Mais ou menos como se fora um gigantesco sapo.

Sem se fazer de ‘rogado’ meu velho corrigiu a pontaria e ‘mandou chumbo’. O bicho sumiu como por encanto na fumaça e no cheiro da pólvora queimada, e, o silêncio voltou a reinar naquelas paragens. No dia seguinte vasculhamos toda a área e não encontramos nenhum vestígio daquela ‘coisa’, concluiu Namiro, com uma réstia de indisfarçável pavor na voz." 


Nenhum comentário: