Do bucolismo de uma bela e movimentada Cidade, que teve pouco tempo de vida, ao progresso de outra que a substituiu e ganhou pujança.
Bem, a história nos conta (vide obras do historiador Ney Alberto) que o Município de Nova Iguaçu, assim como a Baixada Fluminense, nasceu onde, hoje, fica o bairro Iguassú Velho, que foi Vila de Iguassú e antes disso, lá nos primórdios - Freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Iguassú. Naqueles tempos para se chegar à região o 'caminho' mais rápido e seguro era o Rio Iguassú(*).
Bem, a história nos conta (vide obras do historiador Ney Alberto) que o Município de Nova Iguaçu, assim como a Baixada Fluminense, nasceu onde, hoje, fica o bairro Iguassú Velho, que foi Vila de Iguassú e antes disso, lá nos primórdios - Freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Iguassú. Naqueles tempos para se chegar à região o 'caminho' mais rápido e seguro era o Rio Iguassú(*).
Porto de Iguassú |
Estação de Belém(Japeri) |
Essa mudança, praticamente, parou a Vila do Iguassú e fez surgir 'vigorosamente' Maxambomba, nova Estação Ferroviária e nova sede do Município, que em 1916 passou a se chamar Nova Iguassú(com dois 's'), posteriormente - Nova Iguaçu(com 'ç'), que hoje é essa Cidade que nos enche de orgulho!
Fumaça que evola lá, já não evola cá!
Com as modernas "Maria Fumaça", tendo o chaminé a evolar fumaça 'céu acima' e a arrastar rapidamente os vagões que acomodam às mercadorias em direção a seu destino - Rio de Janeiro - e, com a brutal redução da fumaça nas chaminés das embarcações do Rio Iguassú, posto que já não havia tanta razão para o fluxo de transporte naquela via; os dois lugarejos, Vila Iguassú e Nova Iguassú, tiveram destinos adversos: Nova Iguaçu foi acometida de grande progresso. Já a região da Vila de Iguassú, ao contrário, se transformou em área bucólica. Ney Alberto, em vida, cansou de escrever sobre o comércio e a intensidade de movimento na Vila em seus melhores dias. Até nos Estados Unidos o progresso e a beleza da Vila de Iguassú fora enaltecido em livro, escrito por Pastor Daniel Kidder: -"Reminiscência de Viagens e Permanência no Brasil", publicado em 1845:
"Iguassú é atualmente a localidade mais próspera do Recôncavo - ou seja o círculo de montanhas que circunda a baía. Está situada a cerca de dez milhas da foz do rio de igual nome, que a serve. Este rio vai até a Serra dos Órgãos, e apesar de muito (* sinuoso) é navegável por lanchas grandes até a Vila...", escreveu Kidder. O pastor Kidder viveu com sua esposa na Vila e, posteriormente, voltou para os EUU, após sepultamento da conjugue em terras brasileiras.
Estrada Real do Comércio |
Casarão da Fazenda Sâo
Bernardino
|
Outro que após passar pela Vila de Iguassú fez comentário auspicioso sobre a importância e a beleza da 'Vila' foi Augustian Françóis César Saint-Hilaire - Botânico, naturalista e viajante francês, que, não obstante ter se encantado com as plantas desconhecidas aqui encontradas, escreveu importantes livros sobre os costumes e paisagens Brasileiras do século XIX. Saint Hilaire, chegou ao Brasil em 1816 acompanhando a 'Missão Extraordinária do Duque de Luxemburgo, que tinha como objetivo resolver o conflito que opunha Portugal e França quanto à posse da Guiana
Rio Iguassú(*) O Rio Iguassú, hoje, não tem a sinuosidade de antes, posto que foi transformado em um canal, em linha mais ou menos reta. A mudança se deu por causa do seu assoreamento, que causou a morte de dezenas de pessoas por conta de epidemia da cólera Mórbus e da Febre Amarela. A mudança tornou seu fluxo mais rápido evitando às águas paradas que facilitavam o foco de mosquitos.
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado as páginas
******************************************************************************************************
Tecnologia de PontaPara ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado as páginas
Nenhum comentário:
Postar um comentário