Por: Wandemberg
Precisamos de novas opções em transporte
Da série: "Idéias do autor, para reduzir o problema do transporte em nossa região
Precisamos de novas opções em transporte
Da série: "Idéias do autor, para reduzir o problema do transporte em nossa região
No começo, a única maneira para se chegar em terras, onde, hoje, é Nova Iguaçu, era através de embarcações subindo o Rio Iguassú, após ter acesso à sua desembocadura na Baía de Guanabara.
Nos dias atuais, há muito o que se fazer para facilitar a vida complicada daquele que vive em determinado quadrante de Nova Iguaçu, Caxias, e, adjacências, precisando se deslocar diariamente para o Rio de Janeiro e vice-versa. Para
tanto, se faz necessário que os políticos adquiram uma nova óptica, se
desligando por completo da 'mesmice' na qual suas mentes estão cristalizadas, só se dignando a enxergar o item transporte se estiver ligado às vias de asfalto, mas como fazer se o grande problema é justamente o excesso de veículos em relação à carência de estradas, e, a impossibilidade de criá-las? É
preciso que entendam, de uma vez por todas, que outras opções podem ajudar, em muito, ao trânsito com o Rio de Janeiro. E que tal uma viagem ao passado para reforçar essa nova e interessante possibilidade? O Rio Iguaçu, por exemplo, está lá esperando, desde o século XIX, que uma gestão, corajosa, qualquer, venha devolver-lhe o transporte fluvial que um dia já flutuou por sobre suas águas. Seria um paliativo? Sim, mas de certo contribuiria de forma positiva para atenuar, em gigantescas proporções, às dificuldades, não só de Nova Iguaçu, mas, também de Caxias e outras localidades. Em última instância, serviria para aliviar à Via Dutra e à Washington Luiz, e 'de quebra' abrir às portas para o Turismo no aprazível 'Pé de Serra' da preservadíssima Mata Atlântica de Nova Iguaçu. Ademais, é bom que se saiba, também, que se trata de transporte com custo benefício menor, e com menores índices de poluição!
Viagem ao Século XIX
Muita gente não sabe, mas no século XIX, barcos, com 'calado' consideráveis, vindos da Província do Rio de Janeiro, subiam e desciam o Rio Iguassú, trazendo e levando mercadorias e passageiros para seus nove portos. Muitas dessas mercadorias vinham do Rio Paraíba do Sul, em conexão feita, em lombo de burros, conduzidas por tropeiros, pela Estrada Real do Comércio (a 1ª Estrada para transporte de grãos do Brasil), que embora hoje se encontre fechada ao público, ainda, 'serpenteia' pelas Serranias do Tinguá, aqui nessa Cidade surpreendente chamada - Nova Iguaçu.
Vou fazer mais uma vez a pergunta que teima em não calar! Por que hoje com a avançada tecnologia atual dando suporte, não se usa embarcações para transporte de passageiros no Rio Iguaçu, se a cerca de cento e oitenta anos atrás, havia até transporte de mercadorias? Obvio, que a revindicação que estamos fazendo é para transporte de passageiros. Não seria viável para o momento pleitearmos o transporte de carga, conforme acontecia àquela época!
Viagem ao Século XIX
Muita gente não sabe, mas no século XIX, barcos, com 'calado' consideráveis, vindos da Província do Rio de Janeiro, subiam e desciam o Rio Iguassú, trazendo e levando mercadorias e passageiros para seus nove portos. Muitas dessas mercadorias vinham do Rio Paraíba do Sul, em conexão feita, em lombo de burros, conduzidas por tropeiros, pela Estrada Real do Comércio (a 1ª Estrada para transporte de grãos do Brasil), que embora hoje se encontre fechada ao público, ainda, 'serpenteia' pelas Serranias do Tinguá, aqui nessa Cidade surpreendente chamada - Nova Iguaçu.
Vou fazer mais uma vez a pergunta que teima em não calar! Por que hoje com a avançada tecnologia atual dando suporte, não se usa embarcações para transporte de passageiros no Rio Iguaçu, se a cerca de cento e oitenta anos atrás, havia até transporte de mercadorias? Obvio, que a revindicação que estamos fazendo é para transporte de passageiros. Não seria viável para o momento pleitearmos o transporte de carga, conforme acontecia àquela época!
O Rio Iguaçu (‘Aguassú’)
Amigos, pelo que se vê em alguns países da Europa, como a Bélgica, Holanda, por exemplo, um Rio como o Iguaçu, poderia, perfeitamente, receber, de parte dos Governos do Estado e Federal, com a anuência do Município, obras simples de dragagem e desassoreamento, para que pudesse ter em seu leito, a ida e vinda de embarcações fluviais, que levassem os passageiros até uma- Estação de Barcos - no encontro do Rio Iguaçu com a Baía de Guanabara, nos moldes da existente na Praça XV, onde os transeuntes fizessem a devida 'baldeação' pegando uma embarcação maior, como as que fazem a linha - Rio/Niterói - com ponto final na - Praça XV. .
Como Fazer
Não precisa ser nenhum gênio para sugerir, de forma abrupta, o passo a passo a seguir para que uma nova opção no tráfego da Baixada Fluminense, seja, criada, ou melhor, recriada:
a) Tornar com 20 metros de largura, todo o 'curso' do Rio Iguaçu, até as proximidades da ponte próxima a Estrada Zumbi dos Palmares, em Iguaçu Velho;
B) Mantê-lo com 3 metros de fundura;
C) Adquirir embarcações com fundo chato, com largura de no máximo 4 metros;
D) Essas embarcações só transitarão até a Estação de Barcas na entrada da Baia de Guanabara, já em terras Caxienses, onde haveria baldeação sob os auspícios do bilhete único;
E) Criar comportas no encontro com a Baía, para acumular água Rio acima;
F) Adequar linhas de ônibus na medida da necessidade criada, para que pudessem trazer e levar passageiros aos portos do Rio Iguassú;
G) Se se fizesse nescessário o empedramento do Rio;
H) No mais, a manutenção de dragagem no Rio Iguaçu e na Baía de Guanabara.
Um empresário ou um consórcio de empresas de ônibus, poderia investir e bancar a despesa!
Como Fazer
Não precisa ser nenhum gênio para sugerir, de forma abrupta, o passo a passo a seguir para que uma nova opção no tráfego da Baixada Fluminense, seja, criada, ou melhor, recriada:
a) Tornar com 20 metros de largura, todo o 'curso' do Rio Iguaçu, até as proximidades da ponte próxima a Estrada Zumbi dos Palmares, em Iguaçu Velho;
B) Mantê-lo com 3 metros de fundura;
C) Adquirir embarcações com fundo chato, com largura de no máximo 4 metros;
D) Essas embarcações só transitarão até a Estação de Barcas na entrada da Baia de Guanabara, já em terras Caxienses, onde haveria baldeação sob os auspícios do bilhete único;
E) Criar comportas no encontro com a Baía, para acumular água Rio acima;
F) Adequar linhas de ônibus na medida da necessidade criada, para que pudessem trazer e levar passageiros aos portos do Rio Iguassú;
G) Se se fizesse nescessário o empedramento do Rio;
H) No mais, a manutenção de dragagem no Rio Iguaçu e na Baía de Guanabara.
Um empresário ou um consórcio de empresas de ônibus, poderia investir e bancar a despesa!
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