Páginas

sábado, 8 de abril de 2017

Tutor de Dom Pedro II era de Marapicu

Por: Ney Alberto (In Memorian)
De Marapicu saiu o educador do segundo Rei
  Manuel Ignácio de Andrade Souto Maior nasceu em Marapicu(5 de maior de 1782). Ainda adolescente foi para Portugal, onde concluiu o curso de Humanidades. Na Capital do Reino seus tios eram influentes personagens (João Pereira Ramos, Desembargador do Paço; Francisco de Lemos de Faria Pereira  Coutinho, Bispo de Coimbra). Manoel tentou ingressar na conceituada  Universidade local, mas foi, por força da legislação obrigado a fazer parte do serviço militar. Volta ao Brasil (Rio de Janeiro) envergando a patente de Coronel. Presta serviços ao Regimento de Guaratiba e, depois, comanda o de Irajá. 
  Em 1819 (3 de maio), por serviços prestados, Dom João VI concede-lhe o título de Barão de Itanhaém. Dom Pedro Pedro, o primeiro, em 1826 (12 de outubro), dá-lhe o título de Marquês.
  Dom Pedro Primeiro abandona o Trono (abdicação). Seu filho, na menoridade, não pode assumir. O Brasil é governado por Regentes. A educação do futuro Rei foi entregue à responsabilidade do conceituado José Bonifácio. Este, acusado de tramar a volta de a volta de Pedro Primeiro, foi destituído da tutoria do menino. A Regência, então, entregue a Itanhaém, a 15 de dezembro de 1833(nomeação por decreto), a responsabilidade de educar o pré- adolescente. 
  À época do nascimento de Manuel Ignácio, a Freguesia de Nossa Senhora de Marapicu, na Baixada de Sepetiba, não fazia parte do Município de Iguassú. A exemplo de outros personagens, Itanhaém sempre foi considerado ilustre iguassuano. Existiu em Cabuçu, uma escola pública exibindo seu nome. O educador do nosso segundo rei foi esquecido.

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado as páginas.

Nenhum comentário: