Páginas

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Nova Iguaçu debate juventude em conferência

Por: ASCOM/Fotos de Alziro Xavier
Nova Iguaçu debate juventude em conferência
 Representando o prefeito Nelson Bornier, a vice-prefeita de Nova Iguaçu, Dani Nicolasina, abriu hoje (31) a terceira Conferência Municipal de Juventude. A atividade foi realizada no Teatro Sylvio Monteiro e contou com a presença de 150 participantes, sendo representantes de instituições, do governo, convidados, além de jovens de 15 a 29 anos.

 A conferência, que foi convocada através do decreto 10.532, publicado em Diário Oficial no dia 30 de julho de 2015, tem como objetivo contribuir para a construção de uma política de juventude, além de fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil.

 Iguaçu se mostra uma cidade comprometida com o tema, a partir do momento em que o prefeito reativa o Conselho da Juventude e o vincula ao seu gabinete. “Um dos objetivos do prefeito é que Nova Iguaçu seja uma cidade para todos, através de uma grande participação da sociedade civil na construção das políticas públicas”, afirma Penna, que presidiu a conferência.

 O deputado federal Felipe Bornier (PSD-RJ) também participou da mesa de abertura e destacou a importância de criar espaços físicos para discussões. “Vejo que os jovens são muito críticos nas redes sociais, mas precisamos colocar isso em prática. É preciso conhecer como os poderes executivos e legislativos funcionam de verdade. É com debate e muito diálogo que construímos políticas públicas de verdade. Vejo esta conferência como uma excelente oportunidade para tiramos ideias que ajudarão a construir um país mais justo. Precisamos ampliar este debate para os bairros e todas as cidades”, avalia Felipe, que é o segundo Secretário da Câmara dos Deputados.

 A terceira Conferência Municipal de Juventude foi dividida em três grupos de trabalho: “Direito a Cidadania, Participação Social e Política e a Representação Juvenil; Direito a Segurança Pública e ao Acesso a Justiça; Direito a Educação e a Igualdade, Saúde, Cultura, Desporto e Lazer. Após debates em diversos grupos temáticos, foram eleitos os delegados que representarão Nova Iguaçu na Conferência Estadual de Juventude. Após a conferência, os conselheiros de Nova Iguaçu serão nomeados e empossados em uma data que será divulgada posteriormente pela Subsecretaria dos Conselhos.

 A solenidade contou ainda com a presença da secretária de Educação, Maria Aparecida Rosestolato; secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma; do vereador Gerciano; do representante da superintendência estadual de Esporte e Juventude, Kauli Luz, além dos jovens Tadeu de Oliveira, representando o programa do Governo Federal Projovem e Wellington de Araújo, como instituição religiosa.

Tecnologia de ponta
Para ler o 1º jornal On Line de Nova Iguaçu, siga à faixa a direita, até o topo, e , clique na capa/miniatura! Gire a rodinha vertical do mouse para ampliar a imagem, e, corra os quadrantes da página com o mouse. Para mudar de página, clique na seta ao lado da folha.

Nenhum comentário: