Páginas

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Mesquita surgiu do Engenho da Cachoeira

Por: Ney Alberto
Obra extraída do Livro: "Deus nos livre da política de Iguassú", e outros artigos
Mesquita surgiu do Engenho da Cachoeira
Monsenhor Pízarro visitou, em 1794, a Freguesia de Santo Antonio da (Aldeia) de Jacutinga. No mapeamento  da Capitania do Rio de Janeiro (1767), feito por Vieyra Leão, o 'Ingenho' da Cachoeira está registrado.
  No Engenho da Cachoeira, "a requerimento do Dr. Manoel Corrêa Vasques", referido pelo Bispo Antonio de Guadalupe, foi erguida a Capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição (1731). A primeira capela, por causa da umidade, foi demolida. Dentro e fora da capela, 'uso de sepulturas'.
  Pízarro - ao tratar do Rio da Cachoeira - informa: "tem sua origem na Serra do mesmo nome, e passando junto ao Engenho do Padre José Vasques. dirige-se pelo do Brejo até Sarapuhy".
  A Estrada de Ferro Dom Pedro Segundo (1858), (depois denominada "Central do Brasil") cortou as terras da Fazenda Cachoeira.
Em 1884,  ferrovia(ainda "Pedro II"), implantou, não longe da Casa Grande da citada Fazenda, uma parada (ferroviária), com a denominação de "Jeronymo de Mesquita".
  A Capela de Nossa Senhora da Conceição do Engenho de Cachoeira") foi uma das 'Filiais' da Igreja- Matriz - que era a da Prata - dedicada a Santo Antonio (da Aldeia) de Jacutinga. 

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas.

Nenhum comentário: