Páginas

quarta-feira, 17 de abril de 2013

SAERJINHO












Mais de 12 mil alunos da rede municipal participam do Saerjinho pela primeira vez
Por: Geraldo Perelo
Mais de 12 mil alunos da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu participam nesta quarta-feira, dia 18, do Saerjinho. A
avaliação diagnostica o desempenho dos estudantes do 5º e 9º ano nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As provas, com 22 e 26 questões, acontecem às 9h, 14h e 19h, com duração de 120 minutos.
O convênio com o Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj) foi uma das primeiras medidas adotadas pelo secretário de Educação, Paulinho Leopoldo, ao assumir a Pasta. O objetivo, segundo ele, é verificar o nível de aprendizado dos estudantes e, a partir do resultado, planejar ações, como reforço escolar e formação continuada dos professores, entre outros caminhos.
“Nova Iguaçu começou a buscar as falhas educacionais em sua própria rede. Acreditamos que o Saerj nos dará um diagnóstico preciso. Não podemos continuar tão mal no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Com os professores capazes, que possuímos, vamos modificar esta realidade”, afirmou o secretário.
Segundo ainda o secretário, são 4 mil alunos a mais, em relação ao ano passado, acreditando no trabalho realizado pela educação de Nova Iguaçu.
As provas serão aplicadas em 113 escolas pelos próprios professores. Todo o material foi entregue para os diretores das escolas pela Coordenadoria Metropolitana 1 e, como em um vestibular, só podem ser abertas na hora da avaliação. Já os estudantes marcarão as questões no caderno de questões e no cartão resposta, que será entregue ao aplicador.  O próximo Saerjinho acontece em novembro.

Nenhum comentário: