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sábado, 5 de março de 2011

O SEGUNDO PORTO MAIS IMPORTANTE DA PROVÍNCIA


Por: Ney Alberto
O Porto de Iguassú - implantado num "alagado" alimentado pelo córrego - Lava-Pés - não ficava à margem do Rio Iguassú. O relatório da Província do Rio de Janeiro, de 1857, dá conta do seguinte: era o segundo mais movimentado da Província, perdendo apenas para o Porto de São João da Barra. O de Iguassú foi, com certeza, construído depois de 1837, porque não apareceu no mapeamento, feito por Conrado Jacob Niemayer, neste ano.
Nos anos de 1854, 55 e 56, do Porto de Iguasú foram "exportados" muito café, quantidades menores de feijão, farinha , tapioca, e outros gêneros . E acrescenta o citado relatório: "quase todos os gêneros exportados são produzidos pelos municípios de Iguassú, Vassouras, Valença, Parahyba do Sul, e alguns outros circunvizinhos: da nossa província e da de Minas Gerais, que descem ao porto pelas Estradas do Comércio, Verneck, Polícia e Presidente Pedreira".
E ...afirma o relatório: "Este porto tem muito de decahir logo que funcione a estrada de ferro de D. PedroII". A citada Estrada de Ferro - que recebeu uma estação em Maxambomba, instalada à margem direita da "Estrada de Iguassú" - foi inaugurada em 29 de março de 1858.

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