Páginas

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Comando do 3º Distrito Naval comemora Dia da Vitória com presença de ex- combatentes

À esquerda Sgtº José Florêncio Câmara (97 anos de idade) herói da última guerra, residente em Natal (RN), pai do editor da Folha do Iguassú - Wandemberg Nascimento Camara

  Comando do 3º Distrito Naval comemora Dia da Vitória com presença de ex- combatentes
Natal, 08 de maio de 2014.
Há 69 anos, o mundo festejava a vitória da justiça, da liberdade e da democracia. No dia 8 de maio, comemora-se o término da Segunda Guerra Mundial na Europa e, portanto, o Dia da Vitória aliada contra as forças nazi-fascistas. Diante da importância da data, o Comando do 3º Distrito Naval realizou Cerimônia Interna, presidida pelo Vice-Almirante Marcos Nunes de Miranda, que contou com a presença de dois ex-combatentes, o Capitão-de-Corveta Nizário Batista de Araújo e o Segundo-Sargento Telegrafista (Refº) José Florêncio Câmara.

O 2º Sargento Câmara ingressou na Marinha do Brasil em 1939. Inicialmente, cursou Manobras e Reparos (MR), porém, anos depois, conseguiu realizar o desejo de cursar Telegrafia (TL). “Perdi oito anos de antiguidade para me tornar Telegrafista, mas não me arrependo, realizei um sonho”, conta. Ao longo de sua carreira, realizou três "Viagens de Ouro" e participou do Grupo de Recebimento do Navio Hidrográfico "Sirius", no Japão.
Emocionado, o 2º SG Câmara disse que lembra de momentos ruins, mas se diz feliz por poder repassar às pessoas suas histórias e experiências, fazendo questão de participar ativamente das cerimônias realizadas. De acordo com ele “essa é a Marinha que sempre sonhei”. O ex-combatente embarcou no Navio Contratorpedeiro “Santa Catarina”, responsável pela patrulha da Baía do Rio de Janeiro durante a 2º Guerra Mundial e, também, serviu no Contratorpedeiro “Marcílio Dias”.

O Capitão-de-Corveta Nizário ingressou, voluntariamente, na Marinha em 1944, embarcando no Contratorpedeiro “Bertioga” (D1), com dois comandantes a bordo, sendo um brasileiro e outro americano. Como Marinheiro, o CC Nizário tinha como função ser vigia de bombordo. Segundo relata, “minha primeira viagem foi em direção a Recife, onde ficamos por três dias e saimos em comboio com dois mercantes em direção a Port of Spain (Trinidad & Tobago). Também serviu no Cruzador Rio Grande do Sul. “Chegamos a bombardear um submarino inimigo. Essas experiências significam muito patriotismo brasileiro do qual me sinto realizado hoje”, disse.

Os dois ex-combatentes participaram do “Desfile da Vitória” por ocasião do término da 2ª Guerra Mundial. “Ficamos muito felizes quando tivemos essa notícia. Todos vibraram muito”, destaca o 2º SG Câmara.
“Ao comemorarmos o Dia da Vitória, data que marca o fim das hostilidades na Europa, prestamos uma homenagem aos bravos que contribuíram para o reestabelecimento da paz mundial. A nossa vitória foi a vitória da paz, da liberdade e da democracia. Os nomes dos que lutaram por esses valores, que nos são tão caros, estarão para sempre gravados em nossa memória. Parabenizo os agraciados de hoje, militares e civis, que, com dedicação e profissionalismo, contribuíram para a defesa da Pátria.”, destaca o Ministro da Defesa, Celso Amorim.

Para ler o 1º jornal OnLine de Nova Iguaçu:
A) Siga a faixa laranja ao lado até o topo;
B) Clique na miniatura de capa;
C) Clique outra vez, para focar;
D) Corra o Mouse na matéria que queira ler;
E) clique na seta ao lado para mudar de página.

Nenhum comentário: