Páginas

domingo, 18 de abril de 2010

Minc parece querer acabar com a REBIO TINGUÀ


Sem consultas prévias o EX-Ministério do Meio Ambiente dá uma demonstração inequívoca de autoritarismo velado, quando conjectura "por trás dos panos" a transformação da reserva Biológica do Tinguá em Parque. Um retrocesso que certamente trará grande ameaça para 80% dos moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que dependem da água que desce do alto da serra.
Enquanto prepara seu projeto letal, o Ex-ministro, em nenhum momento demonstra intenção em considerar fatos e ouvir opiniões de pessoas que sem receber um níquel, sempre estiveram engajados na luta em defesa da Reserva Biológica do Tinguá, que é sem dúvida a grande caixa d'água do Rio de Janeiro, desde os tempos imperiais. Seu Dionísio Júlio foi um desses. Destacou-se na luta para que essa exuberante floresta ganhasse "status" de Reserva, e acabou assassinado covardemente ao repreender um agressor da floresta!
O histórico da devastação de nossas matas (incluindo o contemporâneo) indica que existem coisas mais importantes para se fazer no ministério em questão. Seja lá quem estiver ocupando a Pasta, deveria, por exemplo, ao invés de querer retroceder Tinguá de Reserva para Parque, como já foi um dia, lutar para conseguir recursos para que a Reserva funcione a contento, ou, se ocupar no replantio de mudas de espécimes da mata Atlântica, na região do Alto Paraíba, principalmente nas nascentes dos rios e matas ciliares, para recuperar parte da devastação causadas por atitudes tão incoerentes, tomadas no passado, quanto a pretendida no momento por Minc. Enquanto Ministro, já planejava o golpe na Reserva, deixando todavia de tomar as atitudes cabíveis contra aqueles que, à título de criar gado e plantar soja, para agradar aos paladares estrangeiros, devastavam as matas da Amazônia e o Cerrado.
Desgraçadamente o Ministério do Meio Ambiente, perdeu Marina Silva uma pessoa realmente compromissada com a proteção do ecossistema e, ganhou o autentico "Presente de Grego" Carlos Minc, que no momento, mesmo estando afastado do ministério para concorrer a um cargo público, continua sendo uma grande ameaça para a população do Rio de Janeiro, pela proposta que abraça, em relação à recategorização da Reserva.
No ano de 2009, sem fazer alarde, o Governo Federal cortou 79% dos parcos recursos do orçamento do meio ambiente, sob o silencio sepulcral do então ministro Carlos Minc. Como transformar em Parque uma área de 26mil hectares, três guardas, e, que não tem helicóptero, viatura ou combustível? Gente para o trabalho, só nos gabinetes essa é que é a verdade! Se não podemos confiar, sequer, em promessas de recursos futuros de verbas orçamentárias para tal fim, como poderemos aceitar uma mudança dessa natureza?
Vejamos, ainda, o caso do PAC no que diz respeito às melhorias nas estradas do nosso Estado do Rio de Janeiro, onde apenas, ridículos 0,74% do previsto foram investidos, e, o governo, da forma mais hilária possível, já lançou outro PAC. A mesma coisa poderá acontecer com o Meio Ambiente. Mesmo que recursos sejam destinados, o governo poderá mais uma vez cortá-los e aí nossa grande Caixa D'água vai secar.

Um comentário:

Blog do Alcy Maihoní disse...

Em 1º lugar queremos parabenizar pela iniciativa da criação deste blog, consideramos que a comunicação e transparência são as melhores ferramentas que podemos utilizar para minimizar os efeitos nocivos das ações de maus políticos instalados em nosso município. Sobre esta questão levantada por Carlos Minc, seu histórico é de um político que adora aparecer e estar sempre no topo da mídia, mas de concreto mesmo nada realizou quando era ministro. Aconselho levar esta questão para debate ao MAB, a Federação está com nova diretoria, quem sabe podemos ajudar, dentro das nossas limitações, nosso diretor atual de Meio Ambiente é o companheiro Edson Silva. Saudações Comunitárias,
Alcy Maihoni
Diretor de Educação do MAB
Acesse: http://uniaodanon.blogspot.com/