Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

NA CHEFIA DA REBIO TINGUÁ OS BONS NÃO FICAM POR MUITO TEMPO

Josimarcio(ao centro) a um só tempo é homenageado por sua corporação - PM - e, ainda, pelo Legislativo Iguaçuano - "Cidadania Iguaçuana"

Quando nomearam Josimarcio chefe da Reserva Biológica do Tinguá, os que conheciam sua capacidade administrativa e sua intransigência positiva no trato com os predadores do meio ambiente, já imaginavam que quem sairia ganhando seria a própria Reserva. Com efeito, assim aconteceu! Formado em Gestão Ambiental e policial exemplar, Josimarcio não decepcionou a expectativa que girava em torno de seu nome, muito pelo contrário, conseguiu até superá-la. Mas, infelizmente, a frustração pegou de surpresa aqueles que fizeram coro por Josimarcio, quando, a despeito do excelente trabalho desenvolvido, o transferiram para a APA Petrópolis. Bom para Petrópolis! Ruim para Nova Iguaçu!
Para o lugar de Josimárcio uma experiente funcionária do IBAMA, com passagens pelas mais importantes florestas do país a bióloga - Márcia Nogueira - que também foi bem, tendo como maior mérito a reorganização do Conselho Consultivo da ICMBIO /Tinguá! Porém, Márcia, parece que já entrou com os dias contados, e, a exemplo de Josimarcio, foi logo tirada de circulação.
Intrigados diante desses dois, injustificáveis, afastamentos em tão curto espaço de tempo, fazemos a seguinte pergunta! Por que será que, embora essas duas gestões tenham sido muito boas, os gestores foram afastados?
Quando se sabe que tem muito “chapa branca” estadual e municipal, intermediando interesses de empresários que, antes de se preocuparem com o meio ambiente, estão, isso sim, preocupado em ganhar dinheiro, ficamos, deveras, preocupados! Querem que a Reserva Biológica do Tinguá se transforme em Parque! Isso, não se pode permitir! Por trás disso tem o eco turismo empresarial, uma farça, sem o menor compromisso com o eco sistema, conforme já vimos em diversas outras oportunidades.
O empresário exerce papel importante na sociedade e, é por natureza preocupado em obter lucros, o que achamos natural, posto que essa deve ser, mesmo, sua premissa, mas é importante que se digne a ter escrúpulos quando são atraídos a fazer investimentos em determinados ambientes onde possam ameaçar a vida no planeta. O Alto Tinguá é uma grande Caixa D’água que dá condições de vida a milhões de pessoas e abriga, em convulsão permanente, bilhões de microorganismo indispensáveis para sua biodiversidade, portanto, não pode ser alvo do interesse do capital empresarial.
O dinheiro para investir em biomas como a Rebio Tinguá, deveria sair dos cofres da nação, advindos dos altos impostos que pagamos ao Governo, e, mesmo assim, para proteger o ambiente da predação imposta pelos homens e, não, com empreendimentos visando lucro de quem quer que seja.
Hoje em dia alguns políticos, não sabemos porque, adoram colocar sua influência a serviço de empresários. Isso é no mínimo suspeito!

Nenhum comentário: