Páginas

domingo, 1 de maio de 2011

Espaço do Samba - Caboré

Por: Ruy Tecnocrata



CABORÉ


O canto do negro é um lamento na senzala do senhor... chibata comia a toda hora, sem água, sem roupa, sem alimento... “, com estes versos da música Lamento do Negro” gravada e imortalizada por Dona Ivone Lara mais um Bamba se apresenta : Edson Pinto da Silva o compositor e cantor mais conhecido como CABORÉ. A música citada anteriormente tem como parceiros Fumaça do Salgueiro e Heitor dos Prazeres Filho. Caboré também tem músicas na discografia de Bezerra da Silva: Nunca Vi Ninguém Dá Dois em Nada (c/Pinga e Menilson), Foi Dr Delegado Que Disse (c/Pinga e Jorge Portela) e Preço da Gloria (c/Pinga). Voltou-se um pouco no passado e as saudades estampadas nos seus olhos lagrimejados falam das grandes rodas de samba: no Minerva (hoje Helênico) do Rio Comprido e dos companheiros: Jânio Maria, Haroldo Santos (falecidos), Aluisio Machado e Marcos Moran; Casa de Bamba (na Teodoro da Silva - Vila Isabel) e dos companheiros: Gemeu, Xuxu (falecidos) e Barbinha; Pavunense roda de samba do Davi Correa da Portela com o Grupo Espaciais do Samba; GRES Acadêmicos de Miguel Couto e dos companheiros: Paulão do Império(falecido), Paulo Chapa, Chocolate e Pinga; GRES Leão de Nova Iguaçu e dos companheiros; Tio Chico, Jânio Maria, Anésio(falecidos), Claudinho, Pinga, Barbado, Copão, Itamar(fº Anésio) e Luiz do Surdo; GRES Beija Flor de Nilópolis e dos companheiros: Cabana, Savinho (falecidos), Jose Carlos Delfim, Timbó, Picolé, Wilson Bombeiro e Bira. Como cantor Caboré tem um repertório amplo e diversificado, mas tem suas preferências: Nelson Cavaquinho/Guilherme de Brito (“Amor Perfeito”,”Gotas de Luar”,A Vida”,Não é só Você”,”Quando eu me chamar saudade”,”A Flor e o Espinho”), Candeia(“Pintura sem Arte”,”Filosofia do Samba”,”Silencio Tamborim”(Wilson Bombeiro/Anésio)) e Léo (“Lágrimas”), Barbado/Jorge Portela/Manteiga da Portela(“Sorriso Negro”), Grupo Revelação, Arlindo Cruz e Fundo de Quintal. Como compositor Caboré com seu parceiro Rouxinho tem uma inédita “Morena” ....Morena me empresta teu sorriso, me empresta tua boca, que Eu quero provar teu sabor; me de um pouquinho do teu carinho, para aliviar minha dor...”, sempre polêmico mas conhecedor do que faz é um cidadão do samba pronto a participar de uma boa Roda de Samba – “.....Sim, me disseram que o céu é harmonia e paz......mas se Eu for pra lá, ao descansar / vou cantar e sambar / com um anjo moreno...”. Podemos também dizer que este é mais um, Bamba do acervo vivo da Cultura Negra Musical de Nova Iguaçu.

Nenhum comentário: