Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

DEPUTADA MYRIAN RIOS QUER HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS



Por: Wandemberg



Tramita na Assembléia Legislativa o PROJETO DE LEI nº. 1088/2011 de autoria da deputada Myrian Rios (PSD), que dispõe sobre a inclusão do ensino da história dos municípios fluminenses nas escolas públicas Estaduais.
Art. 1º – As escolas públicas estaduais do Estado do Rio de Janeiro ficam obrigadas a inserir na grade curricular da disciplina de história, o ensino da história política, econômica e social do município onde estão localizadas.
Art. 2º – A denominação de que trata esta lei será "História do Município", e as aulas serão ministradas, pelo menos, durante um ano letivo.
Art.3º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.


Justificativa da Deputada
"O ensino de história é aplicado aos estudantes em duas vertentes: a história geral e a história do Brasil. Ambas buscam abarcar todo o conjunto de informações necessárias ao indivíduo no ensino da disciplina de história. De certa forma, esse feito é até alcançado e atendido. No entanto, entendemos que carece de estudo mais específico de um ente da federação muito importante que é o município. Com exceção das capitais e grande municípios suas histórias são contempladas.
Entendemos que por ser o município o espaço físico e o ente da federação onde o cidadão vive, mora e estuda nada mais justo e adequado que sua história seja contada e aprendida na escola pública. O aluno frequenta sua escola e não conhece a história do município onde ela funciona. Desconhece sua origem, o porque de seu nome, sua formação e personagens e segmentos que o fundaram".

Nenhum comentário: