Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Um Busto para Dedé da Portela



Por: Wandemberg
Fotos: A)Sérgio Cara Preta Presidente de Honra do trem da Harmonia
B)Dedé da Portela

Os componentes do Trem da Harmonia estão envolvidos em pleno corpo a corpo para conseguir recurso para a confecção de um “busto”, do  Inolvidável  Edson Fagundes Carneiro  - Dedé da Portela - que deverá ser implantado na Praça do Bairro onde residiu o sambista que, enquanto notável compositor da azul e Branco do Subúrbio do Rio de Janeiro (Escola de Samba Portela),  vivia  em Nova Iguaçu.
Para  Sérgio Cara Preta – Fundador e Presidente de Honra do  “TREM” e um dos mais empenhados na tarefa, está próximo o dia da realização desse sonho:
“É um trabalho prazeroso, porém árduo, não obstante, já, ter dia marcado para que o desafio seja vencido - 30 de setembro do corrente ano. É quando o Grupo pretende, em cerimônia popular, implantar, na Praça próxima aonde residiu Dedé, o  “Busto” que simbolizará, além do orgulho do povo iguaçuano em tê-lo como ícone, a importância dos compositores da Baixada  no cenário do Carnaval Carioca”.  

A conversa com Sérgio Cara Preta se deu, entre uma cerveja e outra, em um  bar próximo a prefeitura,  local onde habitualmente  se reúnem  alguns dos mais representativos sambistas da região.
 Cara Preta nos confidenciou que nos primeiros dias da divulgação da idéia em homenagear Dedé, surgiu alguma  discórdia, posto que uns poucos amigos pleiteavam homenagem somente aos sambistas com atuação no município, mas aos poucos essas pessoas foram se rendendo à importância do trabalho de Dedé, notadamente após algumas indagações colocadas pelo próprio Sergio, como:
“Qual de nós iguaçuanos teve seu samba gravado por Beth Carvalho, Caetano Veloso, Alcione e outros ‘Monstros’ do cancioneiro nacional?”. 
Citava , ainda, habilmente, para dar o ‘xeque mate’ no interlocutor, o fato de   Dedé em momento algum deixar o sucesso alcançado subir-lhe à cabeça, e, apartar-lhe dos amigos e parceiros de Nova Iguaçu.  
“Fez parceria com os Iguaçuanos: Ney Alberto, Caboré, Ailton (que se considerava filho de Dedé) e outros bambas de nosso local...  Ademais, Dedé presenteou aos iguaçuanos com um valioso legado histórico, quando da inauguração do sambódromo pelo admirável Leonel de Moura Brizola, que deu origem a idéia de sambódromos  no Brasil inteiro (os estados que ainda não construíra,certamente construirão) Nova Iguaçu estava lá na pessoa de um de seus filhos  - Dedé da Portela - no samba campeão que até hoje é considerado um dos  mais bonitos do Brasil - Contos de Areia”  - concluiu Sérgio Cara Preta. 

Nenhum comentário: