Páginas

terça-feira, 18 de junho de 2019

Loja Maçônica Akhenaton nº 89 em Miguel Couto tem novo Venerável Mestre


Após o cerimonial o jantar

Por: WandembergI
Loja Maçônica Akhenaton nº 89 em Miguel Couto 
tem novo Venerável Mestre
  Sem  tecer considerações mais profundas (além das básicas) que às apresentadas aqui em forma de imagens nas fotografias, sobre a posse do novo Venerável Cesar Sanchez, na Loja Maçônica Akhenaton 89 no oriente de Nova Iguaçu, sábado dia 15 de junho deste ano de 2019, nos limitaremos nessa oportunidade a fazer breve comentário sobre a chegada da Maçonaria ao Brasil.
Venerável, ladeado pelo seu Pastmaster Flávio
Loureiro e o Delegado da GLMERJ Luizinho
 
  A Instituição milenar chegou ao Brasil há cerca de dois séculos atrás
  Embora tenha aparecido no mundo há algumas centenas de anos, no Brasil chegou há pouco menos de dois séculos. De lá para cá o ideal Maçônico vem atraindo, em considerável escala, alguns dentre aqueles brasileiros que sonham com a construção de um país em 'estado' de excelência, tão forte e exuberante quanto justo e soberano. Incorporada de tais pretensões, a Maçonaria no Brasil, esteve presente na luta contra o domínio colonial; contra à escravidão, se colocando sempre em posição contrária aos regimes totalitários que lutaram e lutam contra à liberdade dos povos. Li, em algum 'lugar' que, se analisada sob 'certa ótica', a Maçonaria, desde de que 'tomou assento' em solo brasileiro, esteve de tal forma presente, que chegou ao ponto de se confundir com a história do Brasil.
Foto oficial do evento
  
     Liberdade - Igualdade - Fraternidade
  Tendo como fim, basicamente: a liberdade, a igualdade e a fraternidade, a Maçonaria é, antes de tudo, segundo seus fiéis seguidores, uma instituição iniciática; progressista; filantrópica; filosófica - tendo como fim a evolução da espécie humana, buscando o aperfeiçoamento moral, social, intelectual das pessoas - via, cumprimento do dever, da prática incondicional da transferência de benefícios e, ainda, da investigação da verdade.
  Foi na passagem do Século XIX para o XX que as primeiras lojas maçônicas foram inauguradas no Brasil, ainda no período colonial. No ano de 1822 em plena campanha da Independência do Brasil surge no Rio de Janeiro a 1ª Obediência Brasileira - Grande Oriente Brasiliano. 
Alessandra Sanches assume a Presidência
do Deptº Feminino Flor de Lins
  Há época ficou claro que o objetivo dos Maçons era conquistar a independência do Brasil ao tempo em que estava sendo implantado um certo sentimento de nacionalidade no seio do povo. À frente do movimento: líderes político, Ministros do Reino e até o próprio Príncipe Regente. O Maçom José Bonifácio, 'Patriarca da Independência' foi o primeiro Gram Mestre da 'Grande Oriente'. Sendo substituído por Dom Pedro I, logo após à emancipação política no País   

Os quadros são compostos por:
A) Maçons (propriamente ditos);
B)Demoley (adolescentes homens);
C) Betel Jemima (adolescentes meninas);
D) Abelhinhas (10 anos de idade);
E) Departamento Feminino (composto pelas esposas dos Maçons, sendo presidido pela esposa do Venerável Mestre.
  

Nenhum comentário: