Páginas

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Dr. Accácio Guedes lança livro

 Dr. Accácio Guedes - Cardiologista; Geriatra; Gerantólogo... Escolheu o Restaurante do Marlon em Miguel Couto, localidade onde foi criado, para fazer o lançamento do livro - Entre A Dor & A Poesia 

"Sou suspeito para tecer aqui elogios ao Doutor/Poeta, tanto quanto ao Poeta/Doutor... posto que fui amigo de infância, ainda, de um outro Accácio Guedes - nem poeta nem doutor - então, futuro jogador de futebol, 'vaticinado' como tal por torcedores, em razão da técnica apurada com que se apresentava na zaga do juvenil do Esporte Clube Miguel Couto, lá pelos idos dos anos 60, onde eu era o outro zagueiro. Por isso mesmo, para me eximir da suspeição, vou me valer do prefácio da 'obra', brilhantemente escrito por Larissa Guedes - neta legítima do meu irmão por adoção Accácio Guedes - para mostrar umas poucas partículas de sua extensa Biografia ..."                                                    Assinado: Berguinho


ENTRE A DOR & A POESIA ( de Accácio Guedes - Editora Crescimento)

Por: Larissa Guedes

"Accácio Guedes nasceu poeta em 15 de setembro de1946 e cresceu brincando com as palavras, remendando frases e inventando histórias.

Formou-se em Enfermagem em 1969, mas seu sonho sempre foi estudar medicina. Entre plantões, clínicas e consultórios, anotava seus pensamentos e suas poesias até numa folha de prescrição de remédios.

Fez suas canções, poesias cantada e cantou para a esposa, para os filhos e para as netas. Plantou na sua descendência a semente da leitura e da escrita como ferramenta para embelezar o mundo e admirá-lo na plenitude de sua sensibilidade.

Desde sempre, este poeta se agarra a sua fé em Deus para superar os obstáculos e agradecer à bênçãos que recebeu pelo caminho.

Accácio se fez médico por amor, mas a vida lhe fez poeta por natureza.


Com a palavra o Poeta -

 "Não foi o desejo nem a vaidade de ver meu nome no frontispício de uma obra que me fez produzir este livro.

Mas, tão somente o intuito de plantar algumas poesias nos canteiros do amor e, de proporcionar aos meus amigos e leitores, algo que pudesse servir de conforto e inspiração no seu cotidiano.

Todos os poemas que compõe esta obra são frutos do amor.

A linguagem é simples, não tem o hermetismo dos grandes poetas. De tanta simplicidade, às vezes torna-se chula.

Para compreendê-la, basta ler com atenção". 

                                                                                                                          Accácio Guedes.  


O cardiopata (Accácio Guedes)

Meu coração vai batendo
Um tanto disritimado
Parece que está querendo
Romper por todos os lados.

Sou também um coronário,
É fato comprovado, 
Sê-lo será meu calvário
Té que eu seja transplantado.

Por ora, um Marca-Passo
instalado no meu peito
Vou corrigindo o compasso
Controlando seu defeito.

Mas vindo eu a sucumbir
Irei morrendo de rir
Das pequenas criaturas.
São os gérmens deste chão
que ao curtir meu coração 
Vão quebrar às dentaduras. 

Nenhum comentário: