Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2015

CCJ aprova projeto de Felipe Bornier que assegura vaga para candidatos jovens em partido político


Paulo Cezar Pereira
CCJ aprova projeto de Felipe Bornier que assegura vaga para candidatos jovens em partido político
Com objetivo de estimular a participação efetiva da juventude na política brasileira e renovar o perfil político partidário, o Deputado Federal Felipe Bornier (PSD/RJ) conseguiu aprovação do Projeto de Lei (PL 2408/07), de sua autoria, na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (7). O projeto assegura reserva de pelo menos uma vaga para candidatos com idade entre 18 e 29 anos, em cada partido ou coligação.

De acordo com autor da proposta, em recentes pesquisas de opinião a maior parte dos jovens declara desinteresse pelas atividades políticas no Brasil. “É preciso reforçar a participação da juventude nos processos de decisão em todos os níveis por isso, busco promover ações positivas para estimular a formação democrática dos jovens, o espírito de cidadania e o próprio acesso da juventude aos centros de poder político”, destaca Felipe Bornier.

As dificuldades em candidatar-se a cargos eletivos impulsionou o deputado a apresentar o projeto que agora segue para análise do plenário da Câmara. “Vejo muitos jovens querendo participar da política, se preocupando com os rumos da sociedade, mas a participação de jovens com idade entre 18 e 29 anos em cargos de vereadores, deputados estaduais e federais ainda é muito baixa. A maioria das candidaturas fica na faixa de 41 a 60 anos”, afirma.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 513 deputados federais eleitos em 2014, 97 têm entre 50 e 54 anos; apenas 29 estão na faixa etária entre 30 e 34 anos e somente 19 parlamentares têm entre 25 e 29 anos.  

Emmanuelle Lamounier
Assessoria de Comunicação
Deputado Federal Felipe Bornier 
2º Secretário da Câmara dos Deputados
( +55  (61) 3215-5216/ 8142-4771
*  emmanuelle.lamounier@camara.leg.br

Nenhum comentário: