Paulo Cezar Pereira
CCJ aprova projeto de Felipe Bornier que assegura vaga para candidatos jovens em partido político
Com objetivo de estimular a participação efetiva da juventude na política brasileira e renovar o perfil político partidário, o Deputado Federal Felipe Bornier (PSD/RJ) conseguiu aprovação do Projeto de Lei (PL 2408/07), de sua autoria, na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (7). O projeto assegura reserva de pelo menos uma vaga para candidatos com idade entre 18 e 29 anos, em cada partido ou coligação.
De acordo com autor da proposta, em recentes pesquisas de opinião a maior parte dos jovens declara desinteresse pelas atividades políticas no Brasil. “É preciso reforçar a participação da juventude nos processos de decisão em todos os níveis por isso, busco promover ações positivas para estimular a formação democrática dos jovens, o espírito de cidadania e o próprio acesso da juventude aos centros de poder político”, destaca Felipe Bornier.
As dificuldades em candidatar-se a cargos eletivos impulsionou o deputado a apresentar o projeto que agora segue para análise do plenário da Câmara. “Vejo muitos jovens querendo participar da política, se preocupando com os rumos da sociedade, mas a participação de jovens com idade entre 18 e 29 anos em cargos de vereadores, deputados estaduais e federais ainda é muito baixa. A maioria das candidaturas fica na faixa de 41 a 60 anos”, afirma.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 513 deputados federais eleitos em 2014, 97 têm entre 50 e 54 anos; apenas 29 estão na faixa etária entre 30 e 34 anos e somente 19 parlamentares têm entre 25 e 29 anos.
-
Emmanuelle Lamounier
Assessoria de Comunicação
Deputado Federal Felipe Bornier
2º Secretário da Câmara dos Deputados
( +55 (61) 3215-5216/ 8142-4771
* emmanuelle.lamounier@camara.leg.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário