Programa de orientação e qualificação profissional está com inscrições abertas em duas escolas de Duque de Caxias
Rio de Janeiro, Abril – Há mais de dez anos qualificando e orientando jovens para o mercado de trabalho, o Instituto Empreender, em parceria com a Chevron e apoio do Governo do Estado do Rio, abre inscrições para as turmas de 2015 do Programa Enter Jovem – Orientação Profissional. Poderão se inscrever os alunos de 16 a 29 anos, devidamente matriculados a partir do 2º ano nas escolas da rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro. O endereço eletrônico para cadastro é web.institutoempreender.org/enter-jovem-orientacao-profissional-cadastro.
O curso será realizado em 12 escolas da Baixada Fluminense e Zona Oeste, do Rio. Em Caxias as Escolas Estaduais Parada Angélica e Ignacio de Bezerra já estão com as inscrições abertas.
Reconhecido como Tecnologia Educacional pelo Ministério da Educação (MEC), o Enter Jovem já inseriu mais de 3.000 jovens no mercado de trabalho. Um deles foi o Patrick Cavalcante, de 19 anos. "O Enter Jovem foi o pontapé inicial para começar meu primeiro emprego. Agradeço ao programa pela postura profissional que adquiri”, afirmou Patrick.
Composto por 200 horas de formação, o programa tem como objetivo facilitar o acesso dos jovens às oportunidades de trabalho, por meio de atividades dinâmicas e lúdicas. O Enter Jovem aborda temáticas como elaboração de currículo, o que vestir para entrevistas de emprego, empreendedorismo e tecnologia, agregando conhecimento de postura profissional, comunicação, marketing pessoal, relacionamento interpessoal e liderança, além de vivências culturais e empresariais proporcionadas pelas visitas a empresas e ambientes culturais.
“Buscando cada vez mais reforçar seu apoio a iniciativas que incentivam a qualificação profissional, a Chevron se orgulha de patrocinar, desde 2010, o projeto Enter Jovem, que a cada ano conquista resultados de empregabilidade juvenil no Estado do Rio de Janeiro.”, afirma a Supervisora de Responsabilidade Social da Chevron, Ana Lopes.
De acordo com a presidente do Instituto Empreender, Mariza Soares, o programa, além de qualificar os jovens para o primeiro emprego, desenvolve neles habilidades profissionais e para a vida. “Ao facilitar o acesso dos jovens do Programa a espaços educativos diferenciados, tais como os empresarias e culturais, o Empreender reconhece que cada jovem pode ir além do processo de inserção produtiva, pois ao conhecer contextos diferentes de sua realidade diária, desperta e motiva para o novo, para o que antes era inalcançável. O Enter Jovem orienta para a vida, para um mundo de possibilidades.”
Atento a questão da inclusão, o material pedagógico do programa é adaptado para surdos e cegos, com um conteúdo impresso em tamanhos ampliados, em braile e com audiobooks.
O Instituto Empreender faz o acompanhamento dos jovens contratados por intermediação do Enter Jovem, para que esses novos profissionais possam superar o período de experiência e permanecerem no emprego. Além de verificar se os estudantes estão dando seguimento à vida educacional.
Mais informações sobre o programa pelo telefone (21) 3547 3821.
Nenhum comentário:
Postar um comentário