Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2010

INSTITUTO CHICO MENDES COMEÇA A REDESENHAR CONSELHO CONSULTIVO DA REBIO-TINGUÁ

Ricardo Portugal - jornalista e ambientalista
Em reunião na última terça-feira, dia 22/6, na sede da ONG Onda Verde, em Tinguá, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) começou a tirar de fato do papel a Reserva Biológica do Tinguá. O encontro foi coordenado pelas analistas ambientais Silvia e Márcia Nogueira, esta última pertencente ao quadro funcional daquela UC.

A principal intenção foi promover o início das discussões visando a nova composição do Conselho Consultivo da Reserva, além de uma aproximação do Instituto Chico Mendes, responsável pela gestão de parques nacionais e reservas biológicas do país, com lideranças e organizações da sociedade civil, como empresas, ONG's e instituições de pesquisa.

Estiveram presentes entidades como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Iguaçu, ONG ORBE, Instituto 5º Elemento, Saúde Verde, Centro de Assessoria ao Movimento Popular (Campo), Instituto Terra, Forum Ecossocial da Baixada Fluminense, Rotary Club, InMetro, e Secretaria de Meio Ambiente de Nova Iguaçu, dentre outras.

O Conselho Consultivo da Reserva Biológica do Tinguá foi criado a partir da publicação da Portaria nº 100 no Diário Oficial da União de 7 de agosto de 2002, tendo portanto quase oito anos de existência. De um ano para cá, durante a gestão de Luiz Henrique dos Santos Teixeira à frente da chefia da Reserva, o conselho foi simplesmente desativado, por puro desinteresse e omissão da antiga chefia da UC e das representações sociais que o compunham.

Agora, o sombrio panorama parece que vai mudar. Pelo menos se depender da vontade e disposição de Josimárcio Campos de Azevedo, atual chefe da Rebio-Tinguá, e da analista ambiental Márcia Nogueira, cujo trabalho vem se destacando nesse sentido. Ela vem promovendo contatos com diversos setores comunitários e sociais do entorno da Reserva, e ressaltou que a UC é muito querida por todos com quem conversou a respeito. Márcia ficou pessoalmente impressionada com o carinho com o qual as pessoas se referem à exuberância e grandiosidade da Reserva Biológica do Tinguá, cujo surgimento ocorreu há 21 anos, quando uma expressiva mobilização popular liderada por ambientalistas, universidades, sindicatos e partidos políticos reivindicou e conquistou sua criação, contra a proposta de transformar a floresta em parque nacional, encampada por grupos econômicos interessados em explorar predatoriamente a região.

Márcia também tranquilizou a todos em relação à integridade bio-sistêmica da UC. Segundo ela, a Reserva Biológica encontra-se muito bem conservada em sua biodiversidade de flora e fauna, fato que pode ser comprovado pelo ressurgimento de muitas espécies animais que andavam sumidas, como micos e aves, entre elas o macuco, representado na logomarca oficial da Rebio-Tinguá.

Tal realidade se deve principalmente ao eficiente trabalho desenvolvido dentro da Reserva do Tinguá pelo superintendente da Polícia Federal em Nova Iguaçu, delegado Alexandre Saraiva, no combate aos caçadores, palmiteiros, carvoeiros, passarinheiros e ladrões de areia. Os policiais federais, em conjunto com os fiscais do ICMBio, têm feito incursões no interior da UC, e destruído uma grande quantidade de ranchos e acampamentos clandestinos, que serviam de base de operações para os criminosos ambientais acima referidos.

Conselho Consultivo

No início dos trabalhos, foi lida a ata da última reunião do Conselho Consultivo, datada de 18 de maio último. A analista ambiental Silvia preocupou-se em estabelecer um perfil novo para o órgão, que vai assessorar e aconselhar o gestor da unidade em suas decisões administrativas. Foi abordada a necessidade de convidar para as discussões as diversas entidades e instituições que estavam ausentes, como o IPHAN, Jardim Botânico, UFRRJ, Fiocruz, as secretarias municipais de Duque de Caxias, Petrópolis e Miguel Pereira (que fazem fronteira com a Rebio-Tinguá), além dos comitês de bacias hidrográficas como o do Rio Guandu, o Batalhão da PM florestal, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Federal e o Ministério Público.


De acordo com a portaria nº 100 que o criou, o Conselho Consultivo da Rebio-Tinguá dispõe de um total de 23 assentos, com direito a voz e voto.

Outro aspecto abordado por Márcia Nogueira em seu pronunciamento foi a necessidade de recomposição e reestruturação das Câmaras Técnicas do CONSULTINGUÁ, que também encontram-se desativadas. Uma delas refere-se ao Plano de Manejo da unidade, cuja revisão e atualização deverá ocorrer em 2011, quando o mesmo completará cinco anos de existência.

Um comentário:

http://k2naturezalinda.blogspot.com/ disse...

Fico bastante satisfeito em ver que a reserva de Tingua esta em rumo certo,mais como morador de Belford-Roxo e criado em Nova Iguaçu não tive o prazer de conhecer e nem fotografar tão linda reserva,pelo que vejo e dito pela senhora Marcia Nogueira a reserva esta muito bem conservado que pode ser comprovado,,agora,por quem,,no meu caso,,sou projetista mecanico e fotografo,como posso ter uma permissão de visitação a reserva,a onde posso me dirigir para conseguir,no meu caso,quero mostrar atraz de fotos as belezas naturais da reserva ,será que é crime,alguem pode me informar como entro em contato com a pessoa responsavel por tal liberação.Grato