Páginas

domingo, 24 de abril de 2011

CÂMARA E PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU MANDAM DE VOLTA LIXO DE OUTROS MUNICÍPIOS

De um lado o Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu Marcos Fernandes, revoltado contra os despojos de lixo de prefeituras vizinhas no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) do município, concitou os membros do Legislativo Iguaçuano a tomarem uma atitude, no que os Vereadores atenderam de pronto. Por outro lado a prefeita Sheila Gama foi informada do abuso e, se solidarizou com a Câmara; redundando num verdadeiro cerco aos caminhões invasores.

Pelo menos 50 caminhões, vindos de diversos municípios do Rio de Janeiro, foram impedidos de despejar o lixo que transportavam no aterro sanitário de Nova Iguaçu. Em uma ação conjunta da Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal, várias blitzes foram realizadas na cidade. O objetivo da fiscalização era impedir que fosse despejado na cidade o lixo produzido em outras regiões.

- Nosso aterro tem vida útil até 2020. Se continuarmos a receber todo esse lixo, daqui há três, quatro anos, sua capacidade já estará comprometida. Isso sem falar na desordem e sujeira que esta quantidade de caminhões traz para Nova Iguaçu. O chorume que eles vão largando pelas ruas, até a entrada do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), provoca mau cheiro e risco de transmissão de várias doenças – afirmou o vereador Marcos Fernandes, presidente da Câmara de Nova Iguaçu.

Entre as transportadoras impedidas de despejar o lixo, estão: Atual 2005 (recolhe resíduos de todos os municípios), Limpind Manutenção e Construção (Petrobrás), Residil Resíduos (Duque de Caxias), Centro de Reciclagem (Rio de Janeiro), Thyssenkrupp CSA (Rio), Cooletrans (Duque de Caxias), Irmãos Ribeiro (Duque de Caxias), Facilty Coleta Seletiva (UPA e Hospital Adão Pereira - Caxias, e Hospital Heloneid Studart – São João de Meriti), Koleta Ambiental (Rio), Trusher Serviços de Esterelização (Fundação Oswaldo Cruz), GRI (Rio), Locanti (Duque de Caxias). Durante a fiscalização, foi apreendida pelos fiscais da Emlurb (Empresa Municipal de Limpeza Urbana) a 3ª via do Manifesto de Resíduo, documento com o qual as empresas são autorizadas a levar os resíduos para a CTR.

O assunto foi denunciado na tribuna da Câmara, há 20 dias atrás, pelo vereador Marcos Fernandes. Na mesma semana, matéria de um telejornal também denunciou a questão. Dias atrás, a Prefeitura baixou um decreto proibindo a recepção de lixo proveniente de outras cidades.

Na ação de fiscalização, que continuou no dia seguinte, estiveram presentes os vereadores Marcos Fernandes, Fernando Cid, Marcos Rocha, Denilson Ambrosio, Daniel da Padaria, Anderson Santos, Marotte e Wilson de Carvalho, além da prefeita Sheila Gama e seu secretariado. A deputada estadual Rosangela Gomes (PRB), ex-vereadora de Nova Iguaçu, também participou da ação.

Nenhum comentário: