Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

APOIO PSICOLÓGICO AOS PACIENTES OPERADOS DE CÂNCER DE PRÓSTATA



O DEPUTADO ESTADUAL LUIZ MARTINS AO LADO DE GERCIANO LÍDER DO - GRUPO ABRACE ESSA IDÉIA - E DO DEPUTADO FEDERAL NELSON BORNIER



No Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e a cada ano mais de 53 mil pessoas são diagnosticadas com a doença. Atualmente, com o avanço nas pesquisas, existem medicamentos e intervenções cirúrgicas capazes de combater o câncer de próstata e quando diagnosticado quando ainda não houver sintomas, a chance de cura é de 70 a 90%, contra 30% apenas quando o diagnóstico acontece após o aparecimento dos sintomas.
Outro fator importante para a melhora no quadro do paciente são as intervenções psicológicas, para auxiliar os homens a reconhecerem, expressarem e aceitarem as mudanças causadas pelos tratamentos, para melhorar a comunicação com suas parceiras, com a equipe médica e também para orientar os pacientes na busca por soluções adaptativas para problemas urinários e sexuais provenientes da cirurgia.
Pesquisas recentes apontam que o trabalho psicológico ameniza as queixas relativas ao tratamento médico, reduz o estresse e melhora o humor e ainda apontam uma melhora na saúde mental, apresentaram menos conflitos interpessoais, maior controle sobre sua saúde e menos estresse associado ao fato de serem portadores e ex-portadores de câncer.
O Projeto de Lei de autoria do Deputado Luiz Martins (foto), cria o Programa de apoio psicológico nos órgãos públicos de saúde do Estado do Rio de Janeiro, aos pacientes operados de câncer de próstata. “Uma equipe multiprofissional, contando com médicos, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas, é fundamental, para acompanhar o paciente portador de câncer de próstata, o pós-operatório é muito delicado, o paciente passa por uma fase de impotência e deve ser acolhido por uma equipe preparada”, defende o Deputado.

Nenhum comentário: