Páginas

sábado, 5 de julho de 2014

Autoexame do câncer de mama

Dicas de Saúde do Dr. Deodalto 
Autoexame do câncer de mama
O autoexame para o câncer de mama é um exame fácil e simples que não demora mais do que 5 minutos e que pode descobrir precocemente o câncer de mama.

O autoexame da mama deve ser realizado uma vez por mês, todos os meses, 3 a 5 dias depois da menstruação chegar por todas as mulheres em fase reprodutiva, especialmente aquelas que têm casos de câncer de mama na família. As mulheres que já não têm menstruação devem realizar o autoexame da mama em uma data fixa, todos os meses.

Se durante o autoexame da mama a mulher perceber a presença de um nódulo duro, que se move ou não ao ser pressionado, notar que as mamas estão diferentes, quentes ou se sair alguma secreção pelos mamilos, deve marcar com urgência uma consulta com um mastologista, para ele averiguar a situação.

Além do autoexame da mama, a mamografia é outro exame importante para detectar precocemente o câncer de mama. Deve ser realizada 1 vez ao ano por mulheres com mais de 40 anos de idade.

O câncer de mama é uma doença que pode ser curada, se a mulher diagnosticá-lo precocemente e logo iniciar o tratamento, pois assim o risco de metástase é menor e o sucesso do tratamento é maior.

Nenhum comentário: