Páginas

terça-feira, 22 de julho de 2014

Prefeitura de Nova Iguaçu proíbe tráfego de veículo pesado na Estrada de Madureira




Por:Ascom Foto: arquivo
Prefeitura de Nova Iguaçu proíbe tráfego de veículo pesado na Estrada de Madureira
Veículos com peso bruto total acima de 11 toneladas estão definitivamente proibidos de circular e realizar operações de carga e descarga, em qualquer horário e dia da semana, inclusive aos domingos, ao longo do corredor viário da Avenida Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira), entre o km 32 e o Centro de Nova Iguaçu.

         A medida faz parte da Portaria nº 154/2014, da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, publicada na edição desta terça-feira (22), no Diário Oficial da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu.

Os motoristas infratores estarão incursos no Artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com a perda de 4 pontos na Carteira de Habilitação e pagamento de multa de R$ 83,12. Poderão ter o veículo rebocado para o Depósito Municipal se insistirem em desrespeitar a nova Portaria.

         O secretário de Trânsito, Rubens Borborema, explicou que a medida tem como objetivo garantir a fluidez do trânsito e a preservação do asfalto da pista de rolamento naquela região.

 “Além de funcionar em pista de mão dupla, sem dispor de acostamento, Avenida Abílio Augusto Távora apresenta em toda sua extensão diversos empreendimentos que desenvolvem atividades relacionadas ao tráfego e operações de carga e descarga, envolvendo, na sua grande maioria, veículos de grande porte. Isso acaba dificultando a fluidez do trânsito e até mesmo o seu bloqueio parcial”, explicou.

Borborema deu como exemplo, a circulação diária de dezenas de caminhões e carretas da Ambev, a maior cervejaria do País.
 “É uma empresa que usa veículos pesados para abastecer bares, restaurantes, mercados etc, não só danificando a pista de rolamento, já saturada, como também provocando congestionamentos no trânsito e transtornos à circulação de pessoas. Ou seja, são caminhões enormes, de empresas que usam o solo público de Nova Iguaçu para ganhar dinheiro, sem uma contrapartida social e tampouco qualquer tipo de investimento na cidade”, disse.

Ainda na avaliação do secretário, a Ambev e outras empresas que utilizam veículos pesados de carga, utilizam logradouros públicos da cidade, passando inclusive pelo Centro de Nova Iguaçu, para acessar outras regiões da Baixada Fluminense, como Nilópolis, Mesquita e São João de Meriti.

“O ideal é que essas empresas usem caminhões menores para evitar transtornos na fluidez do trânsito. Devem, além disso, optar pela Via Dutra para chegar ao Centro de Nova Iguaçu e de outras cidades vizinhas”, sugeriu Borborema.

Segundo ainda o secretário de Trânsito, a operação desta terça-feira (22) teve cunho apenas educativo. “Abordamos mais de 30 motoristas, para orientá-los sobre a medida em vigor. Mas, a partir de amanhã (hoje), vamos autuar os infratores na forma da lei”, anunciou Borboborema.

Nenhum comentário: