Páginas

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Viaduto da Barros Junior será Interditado para início das obras

Por: Geraldo Perelo Correa
Viaduto da Barros Junior será Interditado para início das obras
Os motoristas que circulam pelo Centro de Nova Iguaçu devem ficar atentos com as mudanças no trânsito, por conta da interdição, nos próximos dois domingos (20 e 27), entre 7h e 18h, do Viaduto da Rua Barros Junior.

Segundo o secretário municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rubens Borborema, 12 controladores de tráfego, além de dois painéis eletrônicos, vão orientar os motoristas durante a operação nos dois lados da cidade cortados pela rodovia Presidente Dutra.

         O motorista procedentes dos bairros Esplanada, Miguel Couto, Rancho Novo e adjacências deverão usar como alternativa a Avenida Pensilvânia, Rua Baltimore, Via Dutra, sentido Rio-São Paulo, entrar no Viaduto da Posse e seguir pela Avenida Roberto Silveira, em sentido Centro de Nova Iguaçu, e Rua Professor Heleno Fragoso, em direção à Dutra.

         Quem estiver no Centro de Nova Iguaçu, com destino à Estrada de Iguaçu, terá de usar a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro, e fazer o contorno na passagem subterrânea da Jacutinga (Posto 13), retornando à Dutra, até a entrada do bairro Rancho Novo. A outra alternativa é acessar o viaduto da Posse.

         O FIM DOS TRANSTORNOS
         A interrupção nos dois acessos vai permitir os preparativos para o início das obras de duplicação do viaduto, com previsão de conclusão para dezembro de 2015.

         O projeto, avaliado em R$ 28,09 milhões, terá duas pistas de rolamento, ciclovia e faixa isolada para pedestre com mureta de proteção (guard rail). O entorno vai ganhar ainda área urbanizada, com a criação de 6 mil metros quadrados de área verde.

         A nova pista da duplicação do viaduto da Barros Junior, que terá 434 metros de extensão, vai ligar os dois lados da cidade sobre a rodovia Presidente Dutra, a partir do conjunto habitacional Tertuliano Potiguara, desembocando na Estrada de Iguaçu.

         Com capacidade de 3.500 veículos/hora, por faixa, o atual viaduto, além de servir de corredor viário da Estrada Iguaçu com o Centro da cidade, é também um dos principais acessos à Via Dutra.

         O secretário Borborema explicou que, com a duplicação do viaduto, sua capacidade passará para 7 mil veículos/hora, nas duas pistas. “Isto vai permitir que o volume atual, que é de 5 mil veículos/hora, por faixa, em horário de pico, possa fluir com bastante folga, sem os engarrafamentos diários.

Nenhum comentário: