Páginas

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Nova Iguaçu implanta programa “10 minutos contra a dengue”

Por: Raphael Bittencourt Fotos: Everton Barsan
Nova Iguaçu implanta programa “10 minutos contra a dengue”
Em Comendador Soares, os agentes visitaram quase seis mil residências; nesta quinta-feira (31) é a vez do bairro Nova Era receber os profissionais
A Prefeitura de Nova Iguaçu está implantando a campanha “10 minutos contra a dengue” do governo do estado na cidade. A ação teve início no bairro de Comendador Soares, no qual 78 agentes de endemias percorreram as ruas visitando 5.800 residências e estabelecimentos comerciais. Além de vistoriar os locais, os profissionais apresentaram a proposta do programa, no qual os moradores são sensibilizados a utilizar 10 minutos ao longo da semana para checar a existência de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypt, o transmissor da dengue,  nos quintais, caixas d’água ou vasos de planta, por exemplo. Nesta quinta-feira (31), os profissionais visitarão os moradores do bairro Nova Era. 

Graças ao trabalho realizado ao longo dos meses, a cidade conseguiu reduzir os casos de dengue em 94,3%. Em 2013, entre janeiro e junho foram confirmados 640 casos da doença, já em 2014, no mesmo período, houve 37 confirmações. Apesar do avanço, o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, aposta na continuidade do trabalho de conscientização. “Com a dengue não se brinca, por isso, mesmo com a redução de casos, precisamos nos manter alertas e para isso, é fundamental que a sociedade esteja engajada”, afirmou.    

Dona Maria de Lima Alves, 70 anos, lembra bem dos sintomas desagradáveis que a dengue provocou nela e no filho há alguns anos. Os agentes que a visitaram ficaram satisfeitos com o que viram: vasilhames fechados e nenhum foco do mosquito. “Eu tenho pavor da dengue porque sei o quanto ficamos debilitados com essa doença, que pode até matar. Tenho muito cuidado para que minha casa permaneça sempre livre do mosquito”, disse a moradora de Comendador Soares. 

Em 2014 os agentes de Vigilância Ambiental visitaram 660.924 imóveis. As equipes fiscalizam periodicamente 347 pontos considerados estratégicos para a proliferação do mosquito e aplicam larvicidas. A cada 15 dias, todos estes locais são visitados. Os agentes também percorrem os bairros e retiram pneus em terrenos abandonados e em borracharias. Em média, 500 unidades são recolhidas por dia.  

Além disso, a Prefeitura está apostando em oficinas e capacitações tanto para funcionários quanto para alunos das redes municipal, estadual e particular. A meta é que até julho de 2015, 100 mil alunos de Nova Iguaçu já tenham participado das palestras educativas.



Nenhum comentário: