Páginas

sábado, 12 de julho de 2014

Profissionais da Clínica da Família 24 horas Patrícia Marinho participam de capacitação


Por:Raphael Bittencourt Fotos: Everton Barsan
Profissionais da Clínica da Família 24 horas Patrícia Marinho participam de capacitação
Treinamento é dividido em diferentes módulos e acontece toda semana no Hospital da Posse; a unidade será reaberta no próximo dia 19 e funcionará 24 horas
 Cerca de 40 enfermeiros e técnicos em enfermagem que irão atuar na Clínica da Família 24 horas Arquiteta Patrícia Marinho, que será inaugurada no próximo dia 19, no bairro Km 32, em Nova Iguaçu, participam de capacitação. Eles receberam orientações sobre como analisar as características apresentadas pelos pacientes para que seja feito encaminhamento correto de acordo com a gravidade dos casos (classificação de risco). Oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu (Semus) por meio da Superintendência de Urgência e Emergência, o treinamento tem o objetivo de qualificar e melhorar o atendimento à população. 

Professor universitário e enfermeiro, Carlos Alcione de Lima explicou aos profissionais que atuarão na unidade a importância do primeiro contato com o paciente que dá entrada na unidade de saúde em busca de socorro. “Os sinais e sintomas precisam ser muito bem observados para que o enfermeiro possa encaminhar o paciente para a especialidade correta e direcioná-lo ao médico. Isso vai colaborar com a manutenção da vida e da saúde do doente”, explicou Carlos que atua em emergências e setores de terapia intensiva.

A capacitação inclui aulas teóricas e práticas com carga horária de 8 horas semanais. Os cursos, ministrados pelo Núcleo de Educação em Urgências, órgão ligado à Superintendência de Urgência e Emergência da Semus, são divididos em diferentes módulos e realizados uma vez por semana. O treinamento, que está sendo realizado no Centro de Estudos do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), tem como meta alcançar mais de mil profissionais da rede.

“Começamos este projeto no início de abril com o objetivo de aperfeiçoar as técnicas desses profissionais. Capacitamos primeiro aqueles que atuam na emergência e nas salas vermelha e amarela do Hospital da Posse, onde ficam os pacientes com mais gravidade. Agora, estamos capacitando os que atuam nas Unidades Mistas de Saúde. Na segunda fase do programa, o objetivo é treinar os profissionais da Rede de Atenção Básica”, explicou Luiz Felipe de Almeida Silva, superintende de Urgência e Emergência e coordenador do projeto.

Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, a capacitação é fundamental para os que profissionais que vão trabalhar na Clínica da Família 24 Horas Arquiteta Patrícia Marinho, dirigida pelo Dr. Helmer Cardoso de Mattos, possam garantir a qualidade no atendimento. Nas novas instalações, o ambulatório contará com 13 especialidades médicas, entre elas, clínica geral, pediatria, ginecologia, cardiologia e endocrinologia. Também serão oferecidos serviços como o teste do pezinho, vacinação e entrega de medicamentos. Na emergência 24 horas haverá atendimento clínico para crianças e adultos com salas equipadas para receber casos de maior gravidade. Além disso, serão realizados exames de análises clínicas, Raio X e eletrocardiograma.

“Estamos investindo pesado em infraestrutura sem esquecer a importância da qualificação de nossos profissionais. A capacitação é uma determinação do prefeito Nelson Bornier para que a nossa rede ofereça diagnóstico correto e tratamento eficaz e mais ágil. O direcionamento correto ameniza o sofrimento do doente e salva muitas vidas”, afirmou o secretário.

Nenhum comentário: