Páginas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PORTO DE IGUASSÚ

Por: Ney Alberto (foto abaixo)
Ruínas do Porto do Iguassú(foto acima)
O Porto de Iguassu implantado num ‘alagado’ alimentado pelo córrego Lava-Pés – não ficava à margem do Rio Iguassú. O ‘Relatório da província do Rio de Janeiro’, de 1857, dá conta do seguinte: era o segundo mais movimentado da Província, perdendo, apenas, para o Porto de São João da Barra. O de Iguassú foi, com certeza, construído depois de 1837, porque não aparece no mapeamento, feito por Conrado Jacob Niemayer, nesse ano.
Nos anos de 1854, 55 e 56, do Porto de Iguassú foram ‘exportados’: muito café, quantidade menores de feijão, farinha, tapioca e outros gêneros. E acrescenta o citado ‘Relatório’: “Quasi* todos os gêneros exportados são produzidos pelos municípios de Iguassú, Vassouras, Valença, Parayba do Sul e outros circunvizinhos: da nossa Província e da de Minas Gerais, que descem ao Porto pelas estradas do Commercio*, Vernek, Polícia e Presidente Pereira”.
E... afirma o Relatório: “Este porto tem muito a decahir* logo que funcione a estrada de ferro Pedro II”.
A citada Estrada de Ferro – que recebeu uma Estação em Maxambomba, instalada à margem direita da “Estrada de Iguassú” – foi inauguradano dia 29 de março de 1858.




Nota da Redação1
QUER VISITAR O PORTO DE IGUASSÚ
Os que queiram fazer uma visita às ruínas do famoso Porto de Iguassú, porém não sabem sua localização, não esperem encontrá-lo às margens do Rio que lhe dá nome, como haveria de se supor! Na verdade o Porto se encontra dentro do Sítio do Seu Alan, próximo ao então Largo dos Ferreiros onde, mais tarde, fora o coração da Vila de Iguassú e, onde nasceu a Baixada Fluminense. Ocorre que as embarcações que levavam ou traziam mercadoria para o porto carregavam ou descarregavam (transferiam as mercadorias para barcos de fundo chato, chamados – Falua –) cuja propulsão era gerada por compridas varas que eram manipuladas pela força do braço de escravos, que a faziam subir o córrego Mangangá, pegando o Riacho Lavapé, para aí, sim, descarregar a mercadoria em um de seus armazéns.

Nota da Redação 2
* As palavras assinaladas com asteriscos nos textos sob aspas, estão na forma encontradas no texto original, não podendo ser considerados erros de grafia da redação.

Nenhum comentário: