Páginas

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Franceses em busca de Liberdade Religiosa


Por: Ney Alberto (in Memorian)
Muito antes da chegada dos aventureiros de Portugal, os franceses já visitavam o litoral do futuro Brasil. Por causa da coleta do “pau de tinta” (ibirapitanga, o pau Brasil) fizeram contatos amistosos com o indígena Tupinambá, trocando os troncos da citada madeira (escambo), por objetos diversos, desarticulando a cultura do silvícola.
A chegada dos lusitanos foi conseqüência da expansão comercial. 
Não católicos – hereges – não foram privilegiados pelo Tratado de Tordesilhas. E seguidores das idéias “reformistas”, pregadas por Martinho Lutero foram, pelos católicos, discriminados e perseguidos. Para tentar deter a expansão da Reforma (Protestante), o catolicismo deu início à “contra – reforma”, apoiando as ações da Companhia de Jesus (a dos Jesuítas).
Em 1555(10 de novembro), liderados por Villegagnon, franceses(“protestantes) , ocupam o Rio de Janeiro. Desejavam fundar a “França Antártica”, em busca da liberdade religiosa. Fizeram aliança com o Tupinambá/Tamoio. 
Para expulsar os franceses e exterminar seus aliados (indígenas) – estes já tinham, com seus ataques, levado ao insucesso o sistema administrativo das Capitanias Hereditárias – foi fundada a Cidade de São Sebastião, perto do Rio de Janeiro(Guanabara). 

Nenhum comentário: