Páginas

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Dia Mundial da Água

 

Por: Wandemberg
Dia Mundial da água
 Dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água. Sabe-se que dois terços do nosso planeta é constituído pelo precioso líquido que é um dos primeiros fatores responsáveis pela vida no nosso orbe! Sabe-se, ainda, que apenas 0,008% da água da terra é própria para o consumo humano. Diz-se que no Brasil, que detém em seu território 15% da água potável do mundo, exitem 31 milhões de Brasileiros sem água em boas condições de uso, e, que no mundo cerca de 1 bilhão de pessoas não têm acesso a esse bem  indispensável! Todavia, lamentavelmente, diante da ação predatória dos humanos que teimam em extingui-la, contaminá-la e de não envidar esforço no sentido de providenciar meios para acumulá-la, tratá-la e distribuí-la, já existem prognósticos, extraídos de estudos de que em futuro próximo a água poderá faltar. 
          Os políticos contemporâneos, que, salvo raras exceções, governam e Legislam para si próprios e para seus consorciados, sob os olhos vendados de 'alguns' do judiciário, e outros tantos do Legislativo, de certo, não seguiram os bons exemplos daqueles que no século XIX, fazendo previsão para atender populações de, até, cerca de 150 anos pós sua edificação, construíram o sistema de mananciais e dutos, cuja a água têm fluxo pela 'Linha Preta' atendendo, até hoje, a grande parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. De tecnologia simples, a água é recebida, pós chuva, em reservatórios na serra e desce por gravidade até seu destino final. Atualmente, em virtude do aumento do número do usuário, para ganhar força, existem "BUSTER", como o edificado em Miguel Couto (Nova Iguaçu), para bombear a água, e fazer com que ela chegue a muitos outro locais. 
  Para mostrar o descaso das autoridades com relação à água, basta lembrar que, há pouco tempo atrás, a prefeitura do Rio de Janeiro(Gestão - Eduardo Paes),  sob a 'cegueira' daqueles que poderiam coibir ato tão ignóbil, inaugurou um lixão(pasmem!) por sobre um aquífero na região da vizinha prefeitura de Seropédica.
A água sai dos tubulões e escoa pra vala!
        O sistema de captação e distribuição de água de Tinguá, hoje sob a égide da CEDAE, pelo que podemos ver, ao longo curso  de suas tubulações, está completamente abandonado. Tempos atrás havia o 'Peão de Trecho', funcionários que devidamente equipado, percorria os trechos da "Linha Preta" desde o manancial até o Rio de Janeiro, fazendo a necessária manutenção. Hoje as tubulações estão  completamente abandonadas. A impressão que fica é que nem existe mais funcionários na CEDAE,  a menos que sejam 'fantasmas'!
      A pouco tempo atrás, sob o silencio do Prefeito de Nova Iguaçu, houve ampla repercussão o fato dos governos Federal e Estadual, fazerem campanha para vender a CEDAE. Eles em nenhum momento consideraram o fato de que á água verte das serranias do Tinguá, aqui em Nova Iguaçu. A explicação é simples: O Governo do Rio de Janeiro deu um grande rombo no Estado e uma das soluções apontadas para equilibrar a economia, foi vender a empresa. Diante de tanta corrupção, apontada no seio político pelo próprio Ministério Público Federal,  seria de bom alvitre, que a instituição investigasse se dentre os pretensos compradores não teria algum político entre os que se esforçam no sentido de vender a empresa. Não seria de admirar! 
         Ultimamente, nem se fala mais no assunto, mas fica um senão! Porque vender uma empresa que dá lucro? De certo seria uma nova versão da história da "Galinha de Ovos de Ouro!".
      Na gestão municipal anterior à atual (Governo do Prefeito Nelson Bornier), houve na Câmara Municipal de Nova Iguaçu,  a CPI da água, que concluiu, que desde 1996, o prazo para a 'exploração' da água de Nova Iguaçu, pelo Rio de Janeiro, havia expirado. A gente não vê o atual Prefeito, Rogério Lisboa,  se pronunciar sobre o assunto, até parece que Nova Iguaçu não tem nada com isso. Mas na verdade tem. Como já foi dito, grande parte da água usada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, verte das Serranias do Tinguá e do Rio Guandu.
O Milagre da água? 
          Uma pergunta que fica no ar é: Como os governantes conseguem prometer e até levar água a uma determinada região, sem que houvesse a construção de novos mananciais? O sistema de água que abastece a 'Linha Preta' com destino ao Rio de Janeiro, por exemplo, foi feito no Século XIX. Lembro-me muito bem, há tempos atrás, quando em programas de televisão o governo do Estado do Rio de Janeiro anunciava diuturna e compulsivamente: 'Água para o Recreio dos Bandeirantes'. Mas como, se a água dos mananciais existentes estava toda comprometida e, ainda, faltava em várias localidades da Baixada? Por acaso fizeram outros mananciais além dos existentes? Na verdade o que acontece é que, quando em um bairro que sempre teve água, começa a faltar o líquido precioso, é que a água passou a ser desviada por políticos irresponsáveis! 

Nenhum comentário: